Sesc PR
Paraná
Cultura: Artes Visuais
Cultura: Artes Visuais

Melhores desenhos do concurso Entre Etnias do Meu Paraná do Sesc PR são premiados

O multiculturalismo do povo paranaense e as diferentes etnias que compõem a identidade do estado foram retratados em desenhos, na primeira edição do Concurso Sesc de Ilustrações, com a temática Entre Etnias do Meu Paraná. Os premiados foram conhecidos na última sexta-feira (21), em cerimônia realizada na Unidade de Serviços Sesc Centro, em Curitiba, com a presença dos 20 primeiros selecionados das quatro categorias do edital:  Estudante da Rede Estadual de Ensino; Clientes/Participantes de Projetos do Sesc Paraná; Trabalhador do Comércio e Dependentes, e Público em Geral.

Fomentando a produção artística e valorizando a riqueza cultural do estado, neste ano, foram recebidos 4.594 desenhos, com participação de, aproximadamente, 80% dos municípios paranaenses, como explicou a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc PR, Lidiane Galvan. “Este é um projeto que perpassa a arte, a cultura e a educação e tem, também, o objetivo de focar nos pontos turísticos, na culinária, e nas distintas etnias do nosso Paraná e a infinidade de questões ligadas a elas. Destes mais de 4.500 desenhos recebidos, contamos com o auxílio de 186 colaboradores para selecionarmos 90 desenhos para compor a coletânea”, salientou.

De acordo com o gerente de Educação do Sesc PR, Alexandre Otaviano, o concurso celebra não apenas os vencedores, mas todo o processo criativo, desde a pesquisa até a participação.  “Além de celebrarmos os vencedores, só comemoramos todo o processo criativo que envolve um concurso de ilustrações, que começa com a pesquisa e as inspirações. Celebramos a junção da arte, da educação, da cultura, que têm um papel ainda mais transformador no nosso dia a dia e na nossa sociedade”, disse Alexandre. 

Para o assessor da presidência da Fecomércio PR e Coordenador da Câmara Empresarial e Turismo, Giovanni Bagattini, é essencial preservar a história para o desenvolvimento econômico e social; correlacionou a diversidade étnica à inovação como sendo um polar do desenvolvimento sustentável, e pontuou o valor do turismo na promoção das comunidades. 

Participação

A curitibana Laura Maria Vasconcelos Fernandes, uma das artistas que teve o trabalho “Heranças de muitas cores” selecionado para a coletânea e ficou em quarto lugar na categoria Público em Geral, conta que desenha desde a infância e, hoje, com 14 anos, vê concursos como o do Sesc como uma oportunidade de desenvolvimento e aprimoramento da técnica do desenho e não apenas como uma competição. Ela revela que já participou, em 2023, da segunda edição do Entre Caminhos do Paraná e elogiou a organização do evento. “Eu gosto de colocar muitos elementos e detalhes na minha composição e pesquisei quais eram as principais etnias do Paraná, as estruturas, como bibliotecas, casas, parques, que representam essas culturas. Descobri o concurso do Sesc porque eu e minha mãe sempre estamos pesquisando concursos, porque são ótimos para treinar e melhorar a  técnica, são um campo aberto com temas diferenciados. O concurso do Sesc é muito bem organizado”, avaliou.

Premiação

Os 20 primeiros ganhadores do concurso participaram, além da premiação, de um almoço no tradicional Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade, um bairro de colonização italiana, realizaram um city tour pelos principais pontos turísticos de Curitiba que remetem à imigração, como a Praça do Japão, Bosque do Alemão, Memorial Ucraniano, dentre outros. Além disso, tiveram direito a um fim de semana de hospedagem no Hotel Sesc Caiobá, com um acompanhante, viagem paga pelo Sesc e um passeio no Trem Caiçara, no trecho de Morretes a Antonina, no litoral do estado.

O próximo edital, da segunda edição do Entre Etnias do Meu Paraná, está previsto para ser publicado em fevereiro de 2026.

Clique AQUI e confira a coletânea.