Sesc PR
Paraná
Ação Social: Idoso
Ação Social: Idoso

Grupos de idosos participam de programação extensa do Sesc PR em Foz do Iguaçu

Desde o dia 24 de novembro, o Grand Carimã Resort, em Foz do Iguaçu, recebe caravanas de 33 unidades do Sesc PR para celebrar os 50 anos do Trabalho Social com Pessoas Idosas. Novecentas pessoas participam desta edição comemorativa, marcada por ações e debates voltados ao envelhecimento com dignidade, autonomia e vínculos afetivos.

O evento começou com a entrada festiva das delegações, que subiram ao palco carregando as bandeiras de suas cidades, acompanhadas pelos técnicos de atividades que coordenam diariamente os grupos 60+ nas unidades. A música “Vem Celebrar”, composta especialmente para o encontro pelo técnico de atividades do Sesc Apucarana, Caio Fábio Machado, marcou a abertura da celebração.

Apresentações culturais, como ado Grupo de Carimbó do Sesc Água Verde e da turma do Sesc Londrina Centro, mostraram parte das atividades desenvolvidas nos grupos de convivência 60+ do estado, que hoje contam com 4.415 pessoas idosas matriculadas, formando uma rede de convivência, aprendizado e afeto em35 unidades.

Programação

A jornalista da RPC Dulcinéia Novaes, 70 anos, mediou a roda de conversa “Longevidade com Propósito: Transformando o Tempo em Potência”, que contou com a participação do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana; da desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná, Joeci Machado Camargo; e dos atores Zezé Motta e Cacá Carvalho.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR falou sobre afeto, trabalho e propósito. “Tenho 83 anos e continuo trabalhando. Acordo cedo, agradeço e vou para o trabalho. Isso é a minha missão. Quero chegar aos106 anos”, disse Piana, enfatizando a importância dos vínculos com a família, os amigos e a cachorrinha Kika, que tem lhe feito companhia desde que ficou viúvo.

À frente do Programa Justiça no Bairro, a desembargadora Joeci Machado Camargo, 70anos, destacou a gratidão como um dos segredos da longevidade. “A alegria importa, mas a gratidão importa ainda mais. Fazer o bem regenera o corpo e o coração. Aos 60anos eu era recém-viúva, com três filhos. Precisei de força para seguir. A gente se permite sonhar quando precisa oferecer algo melhor ao próximo”, afirmou Joeci ao comentar os20 anos de parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR no Justiça no Bairro Sesc Cidadão.

Trazendo reflexões sobre se manter ativo no campo das artes, Cacá Carvalho, 72 anos, compartilhou um relato emocionante sobre como o Sesc transformou a vida de sua mãe. “O Sesc mudou a vida da minha mãe quando meu pai faleceu. Ela encontrou alegria, fez amizades, começou a nadar, a viajar com o Sesc. O Sesc salvou a minha mãe.”

O ator reforçou ainda que o Sesc transcende a ideia de instituição. “O Sesc deixa de ser uma entidade e passa a ser um colega, um caminho”, frisou.

A atriz Zezé Motta, 81 anos, trouxe o  tema da longevidade com saúde para o centro da conversa. “Quando falam se mim, sempre mencionam essa trajetória de romper barreiras visíveis e invisíveis desde o início da minha carreira. Fico muito feliz e emocionada quando jovens, especialmente jovens negras, dizem que eu sou uma inspiração. Muitos acreditavam que seus sonhos eram impossíveis, mas ao me verem, percebem: ‘eu também posso chegar lá’. Também falo abertamente sobre viver plenamente todas as fases da vida. Ter uma vida sexual ativa ajuda a quebrar o mito de que a sexualidade acaba depois de certa idade. Se temos saúde, podemos viver tudo, inclusive o prazer. Acho até que é um dos segredos da longevidade.”

À tarde, o ator, diretor e produtor Paulo Betti apresentou o talk show “Autobiografia Autorizada”. Com mais de 50 anos de carreira, compartilhou histórias de vida e interagiu com o público. Em um dos momentos, Betti mostrou sua credencial do Sesc, feita em 1977, e falou sobre sua relação com a instituição. “A carteirinha está ativa no meu coração. Tenho uma relação muito forte com o Sesc, desde que mudei de Sorocaba para São Paulo. Tenho enorme admiração.”

O médico Alexandre Kalache reforçou a importância do convívio durante a palestra realizada no período da tarde. Referência internacional em políticas de envelhecimento, ele compartilhou um pouco do seu dia a dia como geriatra e trouxe orientações sobre longevidade. “A mensagem que eu quis trazer é que envelhecer com qualidade de vida passa muito pela ampliação da vida social. O Sesc oferece isso: a chance de aumentar a atividade social, encontrar pares, trocar ideias, adquirir conhecimentos, praticar atividade física e expandir a mente por meio de atividades culturais. O Sesc oferece um pouco de tudo, e isso já contribui muito para uma vida mais saudável.”

O primeiro dia terminou em clima de grande celebração com o show do ícone da música brasileira Sidney Magal, que fez o público cantar e dançar clássicos como Sandra Rosa Madalena, Meu Sangue Ferve por Você e Me Chama Que Eu Vou. Com carisma  e energia marcantes, Magal transformou o encerramento em uma grande festa de integração geracional.

Confira as fotos do evento aqui.