Sesc PR
Paraná

Academia Paranaense de Letras elege diretoria 

Eleição ocorreu hoje, com a chapa Ernani Straube concorrendo sem oposição

Em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (5/11), no Belvedere da Praça João Cândido, a Academia Paranaense de Letras (APL) escolheu sua nova diretoria, responsável por comandar a entidade no próximo biênio (2026/2027). A chapa única inscrita, que levou o nome do acadêmico Ernani Costa Straube, recém-falecido, recebeu 31 votos dos membros aptos a votar.

A diretoria executiva ficou assim composta: presidente, Ernani Buchmann; vice-presidente, Ney José de Freitas; 1º secretário, Luiz Felipe Leprevost; 2º secretário, Paulo Venturelli; tesoureiro, Paulo Vitola; diretor jurídico, Clèmerson Merlin Clève; diretora de eventos, Liana de Camargo Leão; diretor de patrimônio, Darci Piana; diretor da biblioteca, Dante Mendonça; editora da revista, Marta Morais da Costa.

Doze propostas foram apresentadas para o novo biênio, entre elas estão: a eleição do novo ocupante da Cadeira 12, na sucessão de Straube; garantir receitas consistentes para o funcionamento da Academia de forma sustentável e permanente; a preparação e realização da quarta edição do Congresso das Academias Estaduais de Letras, em setembro de 2026; incrementar a participação da APL em projetos incentivados pelo poder público; divulgar mensalmente a programação da APL, com lançamento de livros, participação em eventos e o que mais houver, e aproximar a Academia do público, por meio de eventos abertos, como palestras e recitais.

A posse da nova diretoria será realizada no dia 27 de novembro, a partir das 19h, no auditório da Fecomércio PR, na rua Visconde do Rio Branco 931.