A busca por soluções criativas e o protagonismo juvenil marcaram a participação dos estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico Sesc Senac e do Colégio Sesc São José em diversas feiras e eventos científicos regionais e nacionais, em 2025, consolidando o compromisso das instituições Sesc, Senac e Bom Jesus, com a inovação, a pesquisa e o pensamento científico.
Ao todo, 109 estudantes apresentaram 46 projetos, representando as unidades Sesc Senac Curitiba – Centro, Sesc São José dos Pinhais, Sesc União da Vitória, Foz do Iguaçu e Caiobá/Matinhos, além do Colégio Sesc São José, em Curitiba. Os trabalhos foram selecionados para eventos de grande relevância acadêmica e científica, demonstrando o potencial dos jovens pesquisadores.
A importância da experiência científica na formação estudantil
Mais do que prêmios e reconhecimentos, as feiras científicas representam um espaço de aprendizagem ativa, no qual os estudantes colocam em prática o que aprendem em sala de aula e desenvolvem competências fundamentais, como autonomia, cooperação, pensamento crítico e responsabilidade social.
O professor Evandro Cardoso do Nascimento, do Sesc Caiobá, ressalta a conexão com a realidade dos estudantes ao desenvolverem seus projetos e pontua que os projetos partem da vivência dos próprios alunos. Desde a elaboração da problemática, eles são instigados a pensar o contexto local e, a partir dele, refletir sobre questões mais amplas. O momento mais marcante é quando percebem que são capazes de produzir conhecimento original, algo que ainda não está disponível na literatura. Esses momentos revelam o amadurecimento intelectual e a confiança adquirida ao longo do processo.”
Os depoimentos dos estudantes confirmam o impacto dessa vivência. Para o aluno do 2º ano do Sesc Senac União da Vitória, Eduardo Gruba Siqueira, a experiência foi transformadora. “Durante o projeto, pude desenvolver e aprimorar diversas habilidades, desde a escrita até a produção de artigos científicos. Além disso, adquiri muito conhecimento que, com certeza, será útil na minha vida acadêmica e profissional”. A aluna do 2º ano do Sesc Senac Curitiba Centro, Julia Daniele Rucker de Oliveira, relembra os desafios e aprendizados e salienta que o maior desafio foi finalizar o artigo em um curto período de tempo e garantir que ele tivesse o rigor acadêmico necessário. “A maior conquista foi ver o resultado do nosso trabalho e perceber o quanto poderíamos alcançar com esforço e dedicação. Adorei a experiência e sinto que ela vai influenciar muito na minha futura trajetória universitária.”
Para o professor do Sesc União da Vitória, Leonel de Castro Filho, acompanhar esse processo é uma das vivências mais ricas da docência. “A Iniciação Científica no Ensino Médio é uma oportunidade transformadora. Ela desperta nos estudantes a curiosidade, o pensamento crítico e o desejo de compreender o mundo de forma mais profunda. Orientar esses projetos é acompanhar o nascimento de novas ideias e ver a educação cumprir seu papel mais nobre: formar cidadãos conscientes e protagonistas de suas próprias trajetórias.”
Com iniciativas como essas, o Sesc Senac e o Colégio Sesc São José reafirmam seus compromissos com uma educação inovadora e humanizadora, que valoriza o protagonismo juvenil e reconhece o poder da ciência como ferramenta de emancipação e cidadania. A formação científica, iniciada ainda no Ensino Médio, torna-se, assim, um convite para que cada estudante continue sendo autor de sua própria trajetória e agente de transformação no mundo.
Eventos e participações:
- Ficiências – Feira de Inovação, Ciências e Engenharia – Foz do Iguaçu/PR
- 10ª Feira de Ciências Júnior PUCPR – Curitiba/PR
- 6ª Mostra Paralela da PUCPR – Curitiba/PR
- 1º Concurso Sementes do Futuro – Instituto Superior do Litoral do Paraná – Paranaguá/PR
- FECCI – Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência – Curitiba/PR
- FICEM – Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio do Bom Jesus – Curitiba/PR
- VII Conferência de Teoria Histórico-Cultural: Ciência, Tecnologia e Sociedade da UTFPR – Curitiba/PR
- 77a Reunião Anual Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Recife/PE
- V Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável – Matinhos/PR
- XIV Feira Regional de Ciências do Litoral do Paraná – Matinhos/PR
- 19ª Primavera de Museus – Curitiba/PR
- Word Robótic Olympiad – Jaraguá do Sul/SC
- Milset Brasil 2025 – Recife/PE
Premiações de destaque
Os estudantes conquistaram importantes reconhecimentos e premiações, refletindo o alto nível dos projetos apresentados:
Ficiências
2º lugar (Empreendedorismo): Compulsão alimentar: um transtorno invisível. Sesc Senac São José dos Pinhais – Laura de Castro Neves Proença – 2º ano. Professora Amanda Pott (Sesc).
3º lugar geral (Agrárias): Por Água Abaixo. Sesc Senac União da Vitória – Gabrieli Doopiati, Julia de Lima Silva, Mateus Valero Pimentel- 2º ano. Instrutora: Eliandra Aparecida Portela Kmita (Senac) e Instrutor Diego A. Kobus Saldanha (Senac).
3ª colocação (Ciências da Saúde): Projeto ROSEBAC: Revestimento antibacteriano à base de rosas vermelhas . Colégio Sesc São José – Luisa Lopes Baran, Fabiana Muller Garcia Chachian e Emanuely Crestani – 3ª e 2ª séries. Professora: Camila Cristhina de Almeida Garrett (Bom Jesus).

10ª Feira de Ciências Júnior PUCPR
1º lugar (Ensino Médio e Técnico Livre): DNA e Tecnologia: lutando contra o desaparecimento de pessoas. Sesc Senac São José dos Pinhais – Larissa Leal Moro -3º ano. Professora Amanda Pott (Sesc).
6ª Mostra Paralela da PUCPR
1º lugar (Ensino Médio e Técnico 1º Ano): Uso da lã de ovinos como isolante térmico e acústico. Sesc Senac União da Vitória – João Henrique Nogueira Werle – 1º ano. Professores: Leonel de Castro Filho (Sesc) e Adriano Gabec (Sesc).
Menção Honrosa (Ensino Médio e Técnico 1º ano): Parque Ambiental de União da Vitória: análise das condições de infraestrutura e de riscos sociambientais. Sesc Senac União da Vitória – Davi Kuritza e Henrique Felipe Carvalho – 1º ano. Professores: Leonel de Castro Filho (Sesc) e Adriano Gabec (Sesc).
Menção Honrosa (Feminina Ensino Médio e Técnico Livre): Ecomate: produção de papel sustentável a partir de resíduos de erva-mate. Sesc Senac União da Vitória – Alana da Silva Knoll – 2º ano. Instrutoras: Leila Regina Reichard Gueiros (Senac) e Eliandra Aparecida Portela Kmita (Senac).
FECCI – Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência
1º lugar (Ciências da Saúde): ROSEBAC: Revestimento antibacteriano à base de rosas vermelhas. Colégio Sesc São José – Luisa Lopes Baran, Fabiana Muller Garcia Chachian e Emanuely Crestani – 3ª e 2ª séries. Professora: Camila Cristhina de Almeida Garrett (Bom Jesus).
2º lugar: Bioestimulante de solo à base de extrato de babosa e casca de pinhão. Colégio Sesc São José – Camila Andrade Lemes dos Santos e Eduardo Henrique Paes – 3ª série. Professora: Camila Cristhina de Almeida Garrett (Bom Jesus).
Menção Honrosa (FUNAI): Terra Indígena Yanomami: impactos do garimpo ilegal na vida de um povo. Sesc Senac Caiobá/Matinhos – Raul Cabral Homem de Góes e Alexandre Sinderski – 2º ano. Professor: Evandro Cardoso do Nascimento (Sesc).

FICEM – Feira de Iniciação Científica do Ensino Médio do Bom Jesus
1º lugar – Categoria Vida: Curativo biodegradável em spray – Colégio Sesc São José – Gyovana Eduarda Gomes de Oliveira e Leo Cordeiro Lopuch – 3ª série. Professora: Camila Cristhina de Almeida Garrett (Bom Jesus).
2º lugar – Categoria Terra: Protectina: o produto para o atraso da degradação de frutas – Colégio Sesc São José – Giovanna Hoogevonink Martins e Kethlynn Adriana Petenazzi – 3ª série. Professora: Camila Cristhina de Almeida Garrett (Bom Jesus).
1º Concurso Sementes do Futuro – Instituto Superior do Litoral do Paraná
1º lugar (Tecnologia): Inovação e Inclusão: modelagem e impressão 3D para acessibilidade em museus – Sesc Senac Caiobá/Matinhos. Airton José Vendruscolo Neto, Heloisa Marques Santos, João Pedro Carlim Rebello, João Victor Hostert, Kauã de Luca Revay Casubek, Maria Clara de Bona da Silva, Leonardo Ramos Rossi, Matheus Glovatinski Ribeiro Mendes, Pietra Crefta Vidal e Rafael Nascimento de Carvalho – 1º ano. Professores: Evandro Cardoso do Nascimento (Sesc) e Marcelo Frederico Slabcouski Branco Garcia (Senac).

World Robótic Olympiad
Bronze (Future Innovators) – ECOCAR – Beatriz Vieira Pereira, Nathaly Tomé da Silva, Julia Daniele Rucker de Oliveira. – Sesc Senac Curitiba Centro. Professor: Rodrigo Madeira (Sesc) e professora Mirian Letícia Mazzardo Danteas (Sesc)

Milset Brasil 2025
Credenciamento para participação na Feira Ciência Jovem em Recife 2025 – Fortaleza – PET Confort – Sesc Senac de União da Vitória

V Simpósio Brasileiro de Desenvolvimento Territorial Sustentável
Menção Honrosa – História Ambiental e Arqueologia Digital: o uso da modelagem e impressão 3D no estudo dos zoólitos. Sesc Senac Caiobá Matinhos. Estudantes do 1º ano do EMI: Airton José Vendruscolo Neto, Amanda Camelo Barauna Magalhães, Antônio Xavier Franceschini, Christian de Souza Costa, Eduardo Hirami Zagonel Mendes, Emanoel Bini Delgado, Emanuelle Bonfim Meira, Enzo Pamplona Utrabo, Enzo Soares Catharino, Franccesca Nascimento Cansini, Flavia Sczcepaniak Francisco, Hannah Freitag Fassheber, Heloisa Marques Santos, Higor Soares Ferreira Dubinski Mauricio, Isabella Muller Medune, João Gabriel Mello de Ávila, João Pedro Carlim Rebello, João Victor Hostert, Kauã de Luca Revay Casubek, Larissa Cristina Nespolo Mayer, Laura Beatriz Overnei, Leonardo Luiz Barros Santana, Leonardo Ramos Rossi, Maria Clara de Bona da Silva, Matheus Glovatinski Ribeiro Mendes, Melissa Cardoso Teixeira, Natália Messias Farogo Schultz, Pietra Crefta Vidal, Rafael Nascimento de Carvalho e Rafaella da Costa Macalossi. Professores: Evandro Cardoso do Nascimento (Sesc) e Marcelo Frederico Slabcouski Branco Garcia (Senac).
Projetos aprovados para participação
Os 46 projetos científicos desenvolvidos pelos estudantes abordaram temáticas diversas — da sustentabilidade à saúde, da inclusão à tecnologia social.
Sesc Senac Caiobá/Matinhos
- Análise das pinturas de Jean-Baptiste Debret no Brasil (1816-1829).
- História Ambiental e Arqueologia Digital: o uso da modelagem e impressão 3D no estudo dos zoólitos.
- Arqueologia Digital e Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual em Museus: modelagem e impressão 3D de zoólitos.
- Modelagem 3D de Zoólitos: uso da tecnologia na análise da cultura material sambaquieira.
- Terra Indígena Yanomami: impactos do garimpo ilegal na vida de um povo.
- Da Tela à Memória: o impacto cultural de um dos primeiros cinemas de Matinhos, Paraná.
- A História do Cinema em Matinhos-PR: memória, cultura e identidade local.
- Arqueologia Digital e a Acessibilidade em Museus: o uso da modelagem 3D na criação de réplicas táteis de zoólitos.
Sesc Senac São José dos Pinhais
- Compulsão alimentar: um transtorno invisível.
- DNA e Tecnologia: lutando contra o desaparecimento de pessoas.
- O sonho do futebol: desigualdades e desafios para os jogadores da periferia.
- Ecoflorestas e seu potencial com o reflorestamento e agricultura familiar.

Sesc Senac União da Vitória
- Por Água Abaixo.
- IM PAR: aplicativo para compra de unidade de sapatos.
- Uso da lã de carneiro como isolante térmico e acústico: uma alternativa sustentável.
- Redução do desperdício de medicamentos com avaliação dos impactos financeiros.
- Aracnosfera: ensinado crianças a lidar e conviver com aranhas.
- Uso da lã de ovinos como isolante térmico e acústico.
- GERAÇÃO Z E PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS NÃO INVASIVOS: uma análise em torno de consumismo, busca de autocuidado e melhoria de autoestima.
- Reaproveitamento da serragem na produção de carvão ativado.
- Parque Linear de União da Vitória: análise das condições de infraestrutura e de riscos socioambientais.
- Avaliação da influência do pedal no bem-estar psicológico e na qualidade de vida.
- Petconfort: produção de camas para pets.
Sesc Senac Foz do Iguaçu (3)
- Projeto de tratamento de água para piscicultura com uso de eletrocoagulação e radiação UV.
- Unitroca: ensine, aprenda, troque!
- Horta inteligente com moeda verde
Colégio Sesc São José (Curitiba)
- Protectina: o produto para o atraso da degradação de frutas.
- Bioestimulante de solo à base de extrato de babosa (Aloe vera) e casca de pinhão.
- Rosebac: revestimento antibacteriano a partir de rosas vermelhas.
- A importância da Educação Física no Ensino Médio.
- FaculHelper: aplicativo que conecta estudantes do Ensino Médio a universitários e profissionais.
- A angústia do abandono nas relações interpessoais nas abordagens da Psicanálise, TCC e Gestalt.
- Manifestação dos arquétipos junguianos em Odisseia na adaptação musical de Jorge Rivera-Herrans.
- Vaginismo e invisibilidade feminina: uma análise dos tabus na saúde da mulher.
- Musical de Jorge Rivera-Herrans.
- Curativo biodegradável em spray.
- Nanocápsula revestida com glicose e polímero acessível para tratamento de tumores cerebrais.
- Hiperfoco – aplicativo para desenvolvimento e aprimoramento (Focaloo).
- Jogo educativo como ferramenta de apoio à aprendizagem de História para crianças e adolescentes.
- SelectMarket: o papel do lúdico na seletividade alimentar de crianças e adolescentes autistas em famílias de baixa renda.
- Absorvente biodegradável: uma alternativa sustentável e reutilizável para o ciclo menstrual.
- Detecção de contaminação no caldo de cana utilizando bioindicador natural de pH como ferramenta preventiva contra a Doença de Chagas.
- As principais causas da automedicação na sociedade contemporânea.
Sesc Senac Curitiba
- A plataformização do ensino como propulsora da precarização do processo de ensino e aprendizagem na rede pública estadual do Paraná.
- A influência das tecnologias digitais na construção de identidades juvenis no espaço escolar.