De 14 a 19 de outubro Sesc PR promove apresentações, palestras e oficinas de dança e música. Zeca Baleiro fará show gratuito no encerramento
Para manter viva a riqueza cultural do povo paranaense, seja por meio da dança, das vestimentas ou de adereços, o Sesc promove de 14 a 19 de outubro a 5ª edição do Festival Cultural de Etnias na unidade Londrina Cadeião. Com uma vasta programação cultural foram convidados para participar do festival grupos de importância local, regional e até nacional que representam etnias que compõem a história da imigração do Paraná e o encerramento será com show especial de Zeca Baleiro.
Com atividades educativas, artísticas e de fruição, o Festival de Etnias começa na terça-feira (14), recebendo escolas e grupos para visitas monitoradas ao Cadeião e ao Museu do Café, além de encontros e conversas com imigrantes de diversas nacionalidades, que compartilharão suas vivências e sua cultura. Os visitantes poderão ouvir sobre a experiência da imigração indiana, japonesa e angolana.
De terça a sexta, o Senac oferecerá ao público workshops gratuitos de gastronomia francesa, japonesa e italiana. Para participar desta atividade é necessário realizar inscrições antecipadas na Central de Atendimento ao Cliente do Sesc Londrina Cadeião.
Durante toda a semana ocorrerão exibições especiais de filmes que contarão a história de personalidades da cidade. Haverá estreia dos documentários Venda dos Pretos e Doutor Preto, na terça-feira (14) e na quarta-feira (15), que mostrarão um ponto de encontro e resistência da comunidade negra em Londrina, além da biografia de Justiniano Clímaco da Silva – primeiro médico negro de Londrina.
Na quinta-feira (16), o filme exibido será o longa-metragem japonês Canções de Kamui, com a presença de representantes do Consulado do Japão. Na sexta-feira (17), o projeto Ressona Cine fará uma sessão de cine concerto, exibindo curtas do Hikona Udihara enquanto executa a trilha sonora ao vivo. Para as sessões de cinema, não é necessária retirada de ingressos.
No fim de semana, a programação começa a partir das 14h. As ruas Sergipe e Brasil, no quarteirão do Sesc Cadeião e Museu do Café estarão fechadas para a realização do evento
O público poderá participar, no pátio da unidade, de uma grande feira gastronômica, com opções de comidas de várias nacionalidades e sabores. A feira gastronômica acontecerá no sábado, 18, e domingo, 19, das 14h às 20h.
As oficinas oferecerão experiências com danças afro-brasileiras, coreografias do k-pop, além de xilogravura, sopaipillas chilenas e de kaouri bukuro, o famoso sachê aromático japonês. São oficinas abertas a todos e não têm necessidade de inscrições prévias.
As apresentações artísticas trarão músicas de câmara, jazz cigano, ópera italiana, samba, sanfona, fanfarra, maracatu, além do show especial de encerramento Piano, com o cantor Zeca Baleiro.
A programação é gratuita e aberta a todos os públicos, sem necessidade de retirada de ingressos. As únicas atividades que pedem inscrições antecipadas são os workshops gastronômicos. No entanto, a organização do evento pede ao público que traga um brinquedo novo ou em bom estado por pessoa, para doação na Campanha do Brinquedo do Sesc PR.
Confira nossa programação completa:
Exposições: de 14/10 a 30/11
Objetos que Fizeram a Travessia: Memórias do Artesanato Japonês no Brasil
A mostra é um recorte da coleção da @casadojizo, que reúne mais de 600 peças de artesanato japonês, com curadoria de Lina Saheki – pesquisadora, colecionadora e diretora do @centroasiabrasil. Serão recebidos cerca de 50 peças de um acervo inestimável reunido no Brasil, que traz bonecas kokeshi, ningyo, amuletos e objetos históricos que atravessaram oceanos com famílias imigrantes japonesas ou foram recriados em território brasileiro, revelando histórias de afeto, memória e adaptação cultural.
Receitas da cozinha libanesa, de Nádia Sahão
Nádia Sahão apresenta nesta exposição uma seleção de obras feitas em parceria com Inspira Cerâmica que unem tradição cultural, memória afetiva e expressão artística. Inspirada nos icônicos pratos da culinária libanesa recriados em argila para evidenciar o valor da tradição e da criatividade artesanal.
Mostra indígena dos povos da Amazônia e a arte marajoara
Com raízes profundas em uma cultura milenar, esta mostra, sob a curadoria de Ricardo Sahão, revela ao público utensílios de caça e do cotidiano, que carregam a memória dos povos indígenas.
Festival de Etnias – Seleção especial – Leituras do Mundo
Durante o Festival de Etnias, a Biblioteca do Cadeião celebra a diversidade com uma seleção especial de livros de autores e autoras de diversas etnias, reunindo obras que revelam saberes, histórias, identidades e perspectivas únicas.
Terça-feira (14/10)
9h: Banda CDM Apresenta: Banda CDM Apresenta: Animes, Desenhos e Games
O repertório da Banda CDM é especialmente dedicado às trilhas sonoras, com músicas de animes, desenhos animados e games que encantam crianças, jovens e adultos.
14h: Imigração e Identidade: Histórias de Vidas, com Santosh Shelly Sharma
Você sabia que a imigração é uma das maiores fontes de riqueza cultural e diversidade do nosso país? No Festival de Etnias haverá a oportunidade de refletir sobre os desafios, conquistas e as histórias emocionantes de imigrantes que contribuíram para a formação da nossa sociedade.
Participe de um bate-papo envolvente e inspirador, com Santosh Shelly Sharma, que contará sobre os desafios da imigração indiana.
19h30: Cinema: Documentário Venda dos Pretos (Filme de João Junior com Direção geral de Tiago Silva, 2025, 60min)
Venda dos Pretos é um documentário que resgata e celebra a história de um importante ponto de encontro e resistência da comunidade negra em Londrina. Após a exibição, haverá um bate-papo, aprofundando a conversa sobre os temas abordados no filme e ampliando o diálogo com o público.
Quarta-feira (15/10)
9h: Imigração e Identidade: Histórias de Vidas, com Olinda Saito
Você sabia que a imigração é uma das maiores fontes de riqueza cultural e diversidade do nosso país? No Festival de Etnias, teremos a oportunidade de refletir sobre os desafios, conquistas e as histórias emocionantes de imigrantes que contribuíram para a formação da nossa sociedade.
Participe de um bate-papo envolvente e inspirador, com Olinda Saito, que contará sobre os desafios da imigração japonesa.
14h: Contação de Histórias: A história que atravessou o oceano, de Kelly Orasi
Uma história de família contada por um avô que parte da Itália
18h30: Senac apresenta workshop multicultural: Gastronomia Francesa
Os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as histórias, costumes e expressões culturais da França. É um convite para explorar sabores, gestos, palavras e símbolos que compõem o mosaico cultural, reforçando a importância do respeito, da troca e da valorização das diferenças.
19h30: Cinema: Documentário Doutor Preto (Diretor Tiago Silva, 2025, 40min. Diretor de Fotografia João Junior)
Um documentário que resgata a trajetória de Justiniano Clímaco da Silva, primeiro médico negro de Londrina, que enfrentou barreiras do racismo estrutural e deixou um legado fundamental para a saúde, a política e a sociedade paranaense. Após a exibição, teremos um bate-papo com o público.
Quinta-feira (16/10)
9h: Banda CDM Apresenta: Banda CDM Apresenta: Animes, Desenhos e Games
O repertório da Banda CDM é especialmente dedicado às trilhas sonoras, com músicas de animes, desenhos animados e games que encantam crianças, jovens e adultos.
14h: Show – Trinca do Samba
Um repertório que celebra a essência da música brasileira, percorrendo clássicos do samba e o samba raiz, com a energia contagiante do axé
15h: Imigração e Identidade: Histórias de Vidas, com Hodavias Bibiano Chivinda
Você sabia que a imigração é uma das maiores fontes de riqueza cultural e diversidade do nosso país? No Festival de Etnias, teremos a oportunidade de refletir sobre os desafios, conquistas e as histórias emocionantes de imigrantes que contribuíram para a formação da nossa sociedade.
Participe de um bate-papo “Educação sem fronteiras: a escola como espaço de diálogo intercultural”, com Hodavias Bibiano Chivinda Sharma, que contará sobre os desafios da imigração angolana.
17h: Senac apresenta workshop multicultural: Gastronomia Japonesa
Os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as histórias, costumes e expressões culturais do Japão. É um convite para explorar sabores, gestos, palavras e símbolos que compõem o mosaico cultural, reforçando a importância do respeito, da troca e da valorização das diferenças.
18h30: Apresentação de Taikô com Matsuri Daiko Londrina
19h30: Cinema: Canções de Kamui (Hiroshi Sugawara. Japão, 2023, 135min, 12 anos)
A história real de Teru, uma jovem Ainu que enfrenta discriminação e luta para preservar a cultura de seu povo por meio da escrita.
Sexta-feira (17/10)
9h: Arquitetura e Etnias: a convergência de culturas, com Vilma Rezende
Neste bate-papo, descubra como a arquitetura é moldada pelas etnias e tradições culturais.
12h: Abertura Oficinal: Cortejo com a Fanfarra da Guarda-Mirim
Um cortejo de celebração que sairá do calçadão de Londrina, em frente ao teatro Ouro Verde em direção ao Sesc Cadeião Cultural.
14h: Imigração e Identidade: Histórias de Vidas, com Hodavias Bibiano Chivinda
Você sabia que a imigração é uma das maiores fontes de riqueza cultural e diversidade do nosso país? No Festival de Etnias, haverá a oportunidade de refletir sobre os desafios, conquistas e as histórias emocionantes de imigrantes que contribuíram para a formação da nossa sociedade.
17h30: Senac apresenta workshop multicultural: Gastronomia Italiana
Os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as histórias, costumes e expressões culturais da Itália. É um convite para explorar sabores, gestos, palavras e símbolos que compõem o mosaico cultural, reforçando a importância do respeito, da troca e da valorização das diferenças.
19h: Apresentação: Duo Julio e Nathi (RS)
A harmonia entre tradição e contemporaneidade, trazendo ao público uma experiência musical que transita entre a música popular e a música de concerto.
19h30: Ressoa Cine – Exibição de Curtas com Jazz ao vivo
O público será convidado a explorar a interação entre som, imagem e história. Durante a exibição, um grupo de músicos interpreta jazz ao vivo, criando uma atmosfera envolvente e imersiva.
Sábado (18/10)
14h-16h: Oficina de Xilogravura
O prazer de criar com as próprias mãos: descobrir formas e ver o desenho ganhar vida no papel.
14h-15h: Oficina de K-Pop
Voltada a todos que tenham interesse em conhecer e vivenciar essa expressão cultural. Vamos aprender o refrão de uma coreografia do K-Pop!
14h-15h: Oficina de Sopaipillas Chilenas
Vamos aprender a preparar essa delícia típica que combina tradição, sabor e afeto.
15h-16h: Oficina de dança Afro
Vamos mergulhar em três expressões poderosas da cultura afro-brasileira: Ijexá, Afoxé e Samba.
16h: Grupo Cantoria do Sesc Cadeião
Com um repertório diverso, o grupo explora ritmos e canções tradicionais em arranjos coletivos.
16h30: Banda CDM Apresenta: Ritmos e Canções Brasileiras
Este espetáculo traz um repertório vibrante, composto por canções e ritmos que representam a riqueza e a diversidade da música popular brasileira. No palco, a Banda CDM – Centro de Difusão Musical do Cadeião – passeia por gêneros como baião, ciranda, coco e reggae, revelando a força da tradição e, ao mesmo tempo, a criatividade das novas gerações.
17h: Show – Trio Malagueta
Em atividade desde 2015, o Trio Malagueta leva a energia e a riqueza do forró pelos diversos palcos em que se apresenta. O repertório conta com grandes clássicos e pérolas do nosso forró!
18h: Show: Londrina Hot Club
Formado em 2015, em Londrina, o Londrina Hot Club nasceu com o propósito de difundir o Jazz Manouche (também chamado de Gypsy Jazz)
19h: Baque de Obá Kossô
O Baque de Obá Kosso é um grupo de Maracatu de Baque Virado, em Londrina, que tem como objetivo difundir e fortalecer essa tradição cultural de matriz africana no contexto local. O grupo se dedica aos estudos das Nações de Maracatu Porto Rico e Encanto do Pina, ambas originárias do bairro do Pina, em Recife-PE, reconhecidas pela sua importância histórica e simbólica dentro da cultura pernambucana.
Domingo (19/10)
14h-16h: Oficina de Xilogravura
O prazer de criar com as próprias mãos: descobrir formas e ver o desenho ganhar vida no papel.
14h-15h: Oficina de K-Pop
Voltada a todos que tenham interesse em conhecer e vivenciar essa expressão cultural. Vamos aprender o refrão de uma coreografia do K-Pop!
14h-15h: Oficina de Sopaipillas Chilenas
Vamos aprender a preparar essa delícia típica que combina tradição, sabor e afeto.
14h-16h: Oficina de Kaouri Bukuro
Tradicionais sachês aromáticos japoneses, feitos a mão com tecidos e essências naturais. Além de confeccionar o próprio sachê, os participantes poderão escolher aromas e ervas que representem suas intenções pessoais – como tranquilidade, foco ou alegria – criando uma experiência sensorial e afetiva.
16h: Orquestra Sanfônica Flauta e Fole
Fundada em 1º de agosto de 2024, a Orquestra Sanfônica Flauta e Fole reúne músicos dedicados à valorização e difusão da sonoridade única do acordeom. Sob a direção artística e musical de Miguel Santos, o grupo se consolida como um projeto de música de câmara, reafirmando a riqueza e a versatilidade deste instrumento tão presente na cultura brasileira.
17h: Percussão Afro Tribal Baiana
Ao trabalhar com ritmos tradicionais de matriz africana e suas releituras contemporâneas, a Tribo Percussão resgata memórias culturais, fortalece identidades e promove o respeito à diversidade.
18h: Show de encerramento: Piano, com Zeca Baleiro
O cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro apresenta o show “Piano”. Em seu recital pop, o artista inclui canções de sua discografia, além de várias releituras de músicas do seu repertório afetivo.
Acompanhado apenas por Adriano Magoo (piano, sintetizadores, samplers e acordeon), o artista garante boas surpresas, com algumas autorais inéditas e canções consagradas que ganharam novos arranjos.
Esse show começou com uma pequena turnê, para um projeto especial iniciado por Baleiro com Magoo em 2011. Muita coisa mudou desde então, o repertório foi renovado e deve incluir compositores como Fausto Nilo e Belchior. Do show embrionário serão mantidas “Não Adianta”, de Sergio Sampaio, “Esotérico”, de Gilberto Gil, e “Espinha de Bacalhau”, de Severino Araújo.
Entre as canções autorais, devem se destacar Babylon (ZB), Bandeira (ZB), Respira (Chico César/ZB) e Telegrama (ZB), entre outras.
O show ocorrerá na rua em frente a Unidade Sesc Cadeião Cultural, aberto ao público.
Piano com: Zeca Baleiro: voz, violões e ukelele / Adriano Magoo: piano, sintetizadores, samplers e acordeon.

SERVIÇO:
Sesc Londrina Cadeião Cultural e Museu do Café
Rua Sergipe, 52 – Centro
Atendimento: terça a sexta, das 9h às 21h / sábado e domingo, das 9h às 18h.
Fone: (43) 3572-0077
Acesse o site oficial: https://www.sescpr.com.br/projeto/1o-festival-cultural-de-etnias/