Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Educação em Saúde,  Nutrição
Saúde e Alimentação: Educação em Saúde,  Nutrição

Seminário de Alimentação e Segurança Alimentar promove capacitação de profissionais do setor

Mais de 120 pessoas participaram presencialmente do Seminário de Alimentação e Segurança Alimentar realizado pelo Sesc PR no Teatro do Sesc da Esquina, ontem, 16. Voltado para profissionais e estudantes das áreas de nutrição, gastronomia, saúde e alimentação, além de empresários do setor, o evento abordou diversas temáticas relacionadas à alimentação. O evento também foi transmitido ao vivo pelo canal do Sesc PR no Youtube.

Na abertura, o diretor da Divisão de Esporte, Lazer e Saúde, Marcus Vinícius de Mello, destacou que mais de 670 milhões de pessoas passam fome no mundo. “É um paradoxo saber que tem esse número de pessoas passando fome enquanto há sobra e desperdício de comida. O Mesa Brasil tem o papel de ligar esses pontos e levar de onde sobra para quem mais precisa”, frisou Mello.

O assunto foi o primeiro a ser abordado com o painel “Segurança Alimentar” apresentado pelas nutricionistas do Sesc PR, Alana Oliveira – que abordou o Dia Mundial da Alimentação comemorado no dia 16 de outubro – e Rafaela dos Santos – que explicou sobre o projeto Mesa Brasil. O painel ficou completo com a apresentação da conselheira do Conselho Regional de Nutrição (CRN 8), Giovana Regina Ferreira, sobre a “Atuação do profissional na área de Segurança Alimentar”.

O painel “Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas” contou com a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Drª Cláudia Almeida, e a nutricionista da Secretaria de Educação de Curitiba, Juliana Guedes. Cláudia abordou “Seletividade Alimentar na Infância” e mostrou como hábitos alimentares da família são determinantes para a construção da base alimentar das crianças. Um recorte da “Alimentação Escolar em Curitiba” foi apresentado por Juliana Guedes.

À tarde, o painel “Alimentação Coletiva” contou com a apresentação dos “Serviços de Alimentação do Sesc PR”, pelas nutricionistas do Sesc PR, Simone Pupia e Sabrina Almeida; a palestra “Nutrição e Sustentabilidade na Produção de Refeições Coletivas”, apresentado pela professora do Senac PR, Juliana Bordim; e “Estratégias criativas na elaboração de cardápios”, pela professora da UFPR, Drª Paula Piekarski Barchik.

O evento encerrou com a palestra Magna de Gabriela Kapim, nutricionista e apresentadora de TV no canal GNT, há 11 temporadas no ar com os programas “Socorro! Meu Filho Come Mal” e “Cozinha Colorida da Kapim”. Em 2018, Kapim foi direto ao ponto e estreou seu 3º programa “Socorro! Meus Pais Comem Mal”. Autora de dois livros homônimos aos programas.

Na sua apresentação com o tema “Alimentação infantil: o papel da família”, Kapim compartilhou cinco pilares para oferecer uma alimentação mais equilibrada, saudável e sustentável. “Uma dica simples que uso com pais e crianças é: descasque mais e desembale menos. Dar preferência ao consumo de alimentos in natura frente aos ultraprocessados é o primeiro passo para essa nutrição de qualidade”, pontuou.