Sesc PR
Paraná

Cinema ao Ar Livre leva cultura a povos tradicionais e rurais na região do Sesc Medianeira

O projeto Cinema ao Ar Livre – Mostra Itinerante Sesc, na região do Sesc Medianeira, realizou diversas exibições em territórios de povos tradicionais e comunidades rurais, incluindo o Território Ava Guarani Ocoy, em São Miguel do Iguaçu; o Território Aty Mirî, em Itaipulândia; e o Assentamento MST 16 de Maio, em Ramilândia. As ações reforçam o compromisso do Sesc, enquanto entidade nacional, de levar projetos de desenvolvimento comunitário a diferentes regiões do país. Durante as sessões foram exibidos filmes infantojuvenis do panorama Pequenos Olhares, em parceria como Festival Internacional Olhar de Cinema.

Com quase quatro anos de atuação, o Cinema ao Ar Livre tem como objetivo descentralizar ações culturais. Nesse período mais de 30 mil pessoas participaram das sessões, que passaram por mais de 100 municípios dos 399 que compõem o estado do Paraná. “Ao mobilizar tanto populações rurais e comunidades mais afastadas quanto o público urbano, o projeto demonstra que arte e cultura são ferramentas de inclusão e pertencimento. Mais do que exibir filmes, cada sessão se transforma em um espaço de partilha, encantamento e valorização da identidade local, mostrando que o cinema aproxima pessoas, desperta memórias e gera novas perspectivas”, enfatizou a técnica de atividades do Sesc Medianeira, DéboraRaquel Mattana.

A secretária de Cultura de Ramilândia, Terezinha Moreira, destaca a importância do projeto no contato com territórios tradicionais e rurais da região. “A iniciativa proporcionou momentos de lazer e integração à comunidade, reafirmando que o acesso à cultura é um instrumento de valorização social e fortalecimento dos vínculos coletivos. Reconhecemos a relevância dessa parceria e registramos nossa gratidão ao Sesc pela dedicação em promover ações culturais que enriquecem e transformam a vida das pessoas”, pontuou.

Até o final de 2025 o projeto seguirá atendendo as regiões dos Sesc Marechal Cândido Rondon e Guarapuava. Em 2026 o cronograma prevê atividades nas áreas dos Sesc Francisco Beltrão, Apucarana, Campo Mourão, Nova Londrina e Pato Branco. O técnico de atividades do Sesc PR, Edson Godinho, a frente do projeto Cinema ao Ar Livre no estado, reforça: “O cinema historicamente é um instrumento de transformação social. Em 2025 o projeto vem se desdobrando para atender não apenas os municípios, mas também seus territórios próximos, de povos tradicionais e rurais, reafirmando que descentralizar cultura é ir até o público, onde ele esteja.”