O maior projeto de itinerância de artes cênicas do Brasil traz a Maringá espetáculos e oficinas de teatro, dança e circo
A partir da primeira sexta-feira (3) de outubro, o Sesc Maringá recebe novos espetáculos e oficinas da 27ª edição do maior projeto de circulação nacional: o Palco Giratório. A cidade é uma das 96 escolhidas para receber espetáculos do projeto, que neste ano homenageia o circo por meio da Escola Pernambucana de Circo, um projeto social com forte impacto na periferia de Recife, e da líder da companhia há 27 anos, Fátima Pontes – referência na arte circense do Brasil, além de atriz, pesquisadora e dramaturga.
A Trupe Circus, grupo vinculado à Escola, comanda, na sexta-feira (3), das 8h às 12h, a oficina prática Formação de Educadores e Educadores de Circo Social. A ação é voltada para educadores de circo ou de projetos sociais, professores de arte, artistas circenses ou das outras expressões de artes cênicas que atuam com práticas educativas para crianças, adolescentes ou jovens.
No sábado (4), às 17h30, a trupe apresenta o espetáculo Circo Science: do mangue ao picadeiro. A montagem é uma homenagem ao cantor e compositor brasileiro Chico Science – um dos principais colaboradores do movimento manguebeat, expressão artística que redefiniu a música brasileira nos anos 1990. Na sequência, a partir das 18h40, ocorre o Pensamento Giratório, com o grupo debatendo com o público a Arte e transformação humana para as juventudes – numa perspectiva de construção de projetos de vida.
Na véspera do Dia das Crianças (11), às 9h, a Dimenti Produções Culturais – uma plataforma baiana de criação artística e de produção cultural envolvida com a dança, teatro, audiovisual, literatura, formação e curadoria – apresenta no Sesc Maringá o espetáculo teatral Biblioteca de Dança. O espetáculo traz uma biblioteca humana e coreográfica em que artistas transformam seus corpos em livros vivos para compartilhar com o público memórias ligadas a danças que marcaram suas vidas e seus contextos. Depois do espetáculo, às 11h15, os atores vão conversar com o público sobre a temática Uma biblioteca de dança? Como pensar diferentes histórias da dança?.
De Curitiba, Kamylla dos Santos e André Daniel, integrantes do grupo Baquetá, comandam na sexta-feira (17), das 8h às 12h, a oficina Brincando Áfricas e Brasil, voltada para estudantes de artes cênicas e quem tiver interesse no assunto. Serão apresentadas formas de brincar de diferentes povos indígenas, sobretudo Pataxó.
O grupo curitibano apresenta, no dia 18, às 16h, o espetáculo Itan e Tal, que conta a história da menina Nati, que ao inventar um jogo chamado Mundo Invertido das Palavras, descobre que seu nome é Itan. Logo após a apresentação, às 17h30, o público terá a oportunidade de participar do bate-papo Dramaturgia amefricana e sabenças afroindígenas em cena”, com os atores.
Vinda de São Paulo, Aysha Nascimento comanda, na sexta-feira (24), das 8h ao meio-dia, a oficina Parir Imaginários, quando propõem uma investigação cênica a partir dos estudos práticos utilizados na montagem do espetáculo. A artista vai propor na oficina a elaboração de jogos teatrais, experimentações de oralidade e construções de imagens, reflexões cênicas. No sábado (25), a partir das 19h, a dançarina, atriz, diretora de teatro, curadora e preparadora vocal Aysha, acompanhada de dos atores Naruna Costa e Jhonny Salaberg, interpretam o espetáculo teatral Parto Pavilhão. Após a peça, o público poderá participar de um bate-papo com os atores sobre Um olhar-reflexão sobre a criação do espetáculo Parto Pavilhão
Os espetáculos são gratuitos e os ingressos são limitados e podem ser retirados na Central de Relacionamento com o Cliente no Sesc Maringá. Mais informações pelo telefone (44) 3265-2750.
Confira a programação e a sinopse das peças:
MOSTRA PALCO GIRATÓRIO
Dia: 4 de outubro de 2025, às 17h30
ESPETÁCULO TEATRAL CIRCO SCIENCE – DO MANGUE AO PICADEIRO
Nome do grupo/Cia/Artista: Escola Pernambucana de Circo | Recife (PE)
Gênero: Circo (adulto)

Dia: 11 de outubro de 2025, às 9h
ESPETÁCULO TEATRAL BIBLIOTECA DE DANÇA
Nome do grupo/Cia/Artista: Dimenti Produções Culturais | Salvador (BA)
Gênero: Dança Contemporânea (adulto)

Dia: 18 de outubro de 2025, às 16h
ESPETÁCULO TEATRAL ITAN E TAL
Nome do grupo/Cia/Artista: Grupo Baquetá | Curitiba (PR)
Gênero: Infantil

Dia: 25 de outubro de 2025, às 19h
ESPETÁCULO TEATRAL PARTO PAVILHÃO
Nome do grupo/Cia/Artista: Aysha Nascimento | São Paulo (SP)
Gênero: Teatro adulto

PENSAMENTO GIRATÓRIO
Dia: 4 de outubro de 2025, das 18h40 às 19h40
Pensamento Giratório: Arte e transformação humana para as juventudes — numa perspectiva de construção de projetos de vida, , com Trupe Circus (PE)
Dia: 11 de outubro de 2025, das 11h15 às 12h15
Pensamento Giratório: Uma Biblioteca de Dança? Como pensar diferentes histórias da dança? com Dimenti Produções Culturais (BA)
Dia: 18 de outubro de 2025, das 17h30 às 18h30
Pensamento Giratório: Dramaturgia amefricana e sabenças afroindígenas em cena, com o Grupo Baquetá (PR)
Dia: 25 de outubro de 2025
Pensamento Giratório: Um olhar-reflexão sobre a criação do espetáculo Parto Pavilhão, com Aysha Nascimento (SP)
OFICINAS
03/10/25 – 8h às 12h
Oficina: Formação de educadores e educadoras de Circo Social”, com Escola Pernambucana de Circo (PE)
A oficina prática denominada CirFormando – Oficina de Educadores de Circo Social, tem como objetivo iniciar com os participantes no conhecimento do que é a prática metodológica que a Escola Pernambucana de Circo desenvolve há quase 30 anos, com a pedagogia do circo social. Prática essa desenvolvida pela instituição, que tem um reconhecimento local, nacional e internacional, e que tem base teórica na Educação Popular pregada por Paulo Freire.
Ministrante: Trupe Circus
Carga Horária (horas): 3 h
Vagas: 20
Público-alvo: Educadores de circo ou de projetos sociais, professores de arte, artistas circenses ou das outras expressões das artes cênicas que atuam com práticas educativas para crianças, adolescentes ou jovens.
10/10/25 – 8h às 12h
Oficina: Princípios da criação da biblioteca de dança, com Dimenti Produções Culturais (BA)
Oficina que compartilha os princípios de criação da Biblioteca de dança, na qual cada pessoa participante é convidada a se tornar um “livro vivo” que conta obras cênicas às quais assistiu por meio de narrações, movimentos, fragmentos de cenas e outros elementos que colaborem na reativação dessas memórias. O que pode uma obra de arte na vida de uma pessoa? Como compor com memórias artísticas a partir dos afetos e encontros?
Ministrante: Jorge Alencar e Neto Machado
Carga Horária (horas): 4 h
Vagas: 20
Público-alvo: Atividade voltada para estudantes, profissionais e interessados nas diversas linguagens das artes.
17/10/25 – 8h às 12h
Oficina: Brincando Áfricas e Brasis, com o Grupo Baquetá (PR)
Brincadeira também é história! Brincando aqui no Brasil ou na África, crianças e adultos aprendem, ensinam, trocam e se divertem! A oficina propõe jogos musicais e corporais tradicionais de diferentes países do continente africano, que mesclam música, movimento, linguagem e dança e estimulam a coletividade e a circularidade.
A oficina também apresenta formas de brincar de diferentes povos indígenas, sobretudo Pataxó. Brincar é estar em roda, cantar, dançar e interagir. Não existe idade para brincar, é um jogo circular, de conexão de diferentes faixas etárias e condições. A vivência oferece uma possibilidade de ações com base nos saberes originários, como uma importante ferramenta de contracolonização corporal. Ministrante: Kamylla dos Santos e André Daniel
Carga Horária (horas): 4 h
Vagas: 30
Público-alvo: Estudantes das artes cênicas e pessoas interessadas.
24/10/25 – 8h às 12h
Oficina: Parir imaginários, com Aysha Nascimento (SP)
Propondo uma investigação cênica a partir dos estudos práticos utilizados na montagem do espetáculo, a oficina irá elaborar jogos teatrais, experimentações de oralidade e construções de imagem, suscitando reflexões cênicas sobre representações e pontos de vistas na reconstrução de narrativas já existentes e resgate de subjetividades inexistentes.
Ministrante: Aysha Nascimento
Local de origem:
Carga Horária (horas) 4 h
Vagas:
Público-alvo: Estudantes de dança, teatro e demais pessoas interessadas no estilo
SERVIÇO
Palco Giratório, no Sesc Maringá
Avenida Duque de Caxias, 1.517 – Zona 7
Telefone: (44) 3265-2750