A reunião do Conselho do Sesc Paraná, realizada no dia 26 de setembro, foi marcada por uma homenagem especial a quinze alunos que conquistaram troféus no Torneio Internacional de Robótica, realizado em Santiago, no Chile, no início do mês. Os estudantes receberam menções honrosas pela participação e desempenho na competição, representando o Estado e o Brasil com destaque. Eles receberam os quadros das mãos do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e governador em exercício, Darci Piana, do presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em exercício, Ari Faria Bittencourt, do diretor regional interino do Sesc PR, Ulisses Rodrigues, e demais conselheiros.
A ação reconhece o esforço e a dedicação dos estudantes que se destacaram pela excelência técnica, colaboração, ética e espírito de equipe. Enzo Vieira de Carvalho, aluno do Colégio Sesc São José, ficou emocionado com a homenagem e destacou o quanto a robótica é importante para sua vida. “Tudo isso é experiência e o fruto da árvore que a gente plantou. Isso daqui é a felicidade em conjunto, é um troféu que estamos levantando juntos. Esse investimento é muito importante para o nosso futuro. São pessoas mais velhas acreditando em pessoas mais novas e na capacidade que elas podem ter. De onde eu vim, sei que conquistar tudo isso é muito difícil, mas todo mundo é capaz”, disse.
Nicolas Miranda também falou sobre a importância da experiência internacional. “Começamos participando de campeonatos sem saber até onde eles poderiam nos levar. Essa oportunidade foi surpreendente e benéfica para todos que estavam inseridos. Começamos nos regionais, para testar nossas habilidades, e, quando percebemos, já estávamos qualificados para o nacional e, depois, para o internacional. Foi uma experiência que o Sesc me proporcionou, que talvez eu nunca tivesse. Tudo isso é reflexo dos nossos esforços, de tudo que a gente aprendeu, de cada dia que acordávamos cedo para ir treinar e continuar aprendendo com os professores. Aplicamos da melhor forma possível e, por isso, tivemos bons resultados”, destacou.
Os alunos, que participaram do Torneio Juvenil de Robótica 2024, foram selecionados por seu desempenho na etapa nacional e formaram as equipes Gralha Azul Alfa, Gralha Azul Gama, Gralha Azul Delta e Gralha Azul Ômega, todas do Sesc PR. O ITR Chile 2025 contou com a participação de competidores de outros cinco países e foi uma oportunidade de vivenciar a tecnologia e realizar um intercâmbio cultural.
Entre as sete categorias do torneio, as equipes do Sesc PR se destacaram em três delas. As equipes Gralha Azul Alfa e Gralha Azul Gama conquistaram o primeiro lugar nas categorias Resgate no Plano e Viagem ao Centro da Terra, respectivamente. Já as equipes Gralha Azul Delta e Gralha Azul Ômega obtiveram o segundo e o terceiro lugar na categoria Registro Midiático.