Pela primeira vez em 27 anos de realização do projeto Palco Giratório, o Sesc Paraná recebe a reunião nacional de curadoria, que definirá os espetáculos que comporão o circuito do próximo ano.
Reunidos de 26 a 28 de agosto no Sesc Centro, em Curitiba, colaboradores de Cultura do Departamento Nacional do Sesc e de departamentos regionais de todo o Brasil realizam avaliação parcial do projeto executado em 2025, análise e proposições para a próxima etapa, prioridades a serem definidas e responsabilidades. Além disso, os analistas de cultura terão a oportunidade de apresentar grupos e espetáculos de seus estados, defendê-los para análise a fim de que a programação reflita culturalmente o Brasil.

A diretora de Cultura, Educação e Ação Social do Sesc PR, Lidiane Galvan, pontuou que é motivo de orgulho para a instituição sediar o encontro técnico de curadoria do Palco Giratório pela primeira vez, lembrando a importância do projeto para o estado, que em 2024 sediou o lançamento nacional. “Receber o lançamento do Palco Giratório em 2024 foi um marco para nosso regional e vemos com grande expectativa e responsabilidade o encontro que agora recebemos. Agradecemos também aos gestores de cada regional e diretores de área por permitirem a presença de suas equipes aqui, reforçando a visão de que o Sesc é um só. Este projeto transforma vidas não somente de quem assiste aos espetáculos mas também de muitos artistas que possivelmente não teriam a oportunidade de chegar a alguns extremos do nosso país senão fosse pelo Sesc”, salientou.
Para a gerente de Cultura do Sesc PR, Mariah Fank, o Palco Giratório – maior projeto de circulação de espetáculos de artes cênicas do Brasil – é “potente e crucial para a cena artística e cultural, não só do Paraná, mas de todo o Brasil. Não se trata de um trabalho simples o da curadoria, são muitos nomes, indicações da cena local de cada um dos estados para se chegar a 15 ou 16 espetáculos que vão circular pelo país no próximo ano. Este é um trabalho de bastante responsabilidade, árduo, mas eu tenho certeza de que vocês terão uma semana de muitas discussões e debates para poder contribuir com o que veremos o ano que vem”, ressaltou Mariah.
Representando o Sesc PR na curadoria, o analista de Cultura Cleber Pereira Borges é o responsável pela defesa e apresentação dos grupos e companhias paranaenses.
Ontem (26), além da reunião, os analistas puderam assistir, no Teatro Sesc da Esquina, ao espetáculo Entre Caboclos e Baianas, com Leonardo Kunta. Hoje (27), às 15h, no Sesc da Esquina, o Grupo GPeTi apresenta o espetáculo infantil No Armário não cabe ninguém e, às 17h30, na Praça Generoso Marques, em frente ao Sesc Paço da Liberdade, o Grupo Olho Rasteiro apresenta o espetáculo de rua Hi, Breasil!
A entrada é gratuita, os ingressos são limitados e devem ser retirados antecipadamente na Central de Relacionamento com o Cliente do Sesc da Esquina. Para o espetáculo de rua, não é necessária a retirada de ingressos.