Sesc PR
Paraná

Maringá recebe a  44ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc PR

De 13 a 16 de agosto o Sesc PR realiza a 44ª edição do maior evento literário do estado – a Semana Literária e Feira do Livro –, que neste ano ocorrerá de maneira simultânea em 27 cidades paranaenses e celebrará a vida e a obra de Dalton Trevisan. Assim como o escritor teve Curitiba como sua cidade inspiração, a temática a ser abordada neste ano será Cidades Literárias.

A programação será realizada no Sesc Maringá, com atividades para públicos de diferentes idades. Estão previstas exposições, palestras, bate-papos, contação de histórias, lançamento de livros, oficinas, exibição de filmes e espetáculos teatrais.

Estão confirmados reconhecidos nomes do cenário literário nacional, entre eles: Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, Eliane Marques, Sérgio Vaz, Olívio Jekupé, Angélica Freitas, entre outros.

Nos quatro dias do evento, o público poderá participar das oficinas “A arte de contar histórias”, com Cia Tricotando Palavras; Uma fita amarela para Dalton Trevisan, com Mariana Vieira Sarache; Crônica – modos de usar, com Mayara Blasi; Desenho e expressão para pequenos grandes artistas, com Renata Redmerski, e de Contação de Histórias com Dobraduras, com Fernanda Munhão.

Na quinta-feira (14), às 17h30,  haverá o lançamento da 10ª edição da Coletânea Sesc de Contos Infantis, com textos selecionados via edital e trouxeram em suas histórias a temática Paraná e seus aspectos culturais. A coletânea teve curadoria do escritor de literatura indígena Olívio Jekupé e ilustração de Izabela Bombo. Fazem parte da coletânea textos de Alfredo Mourão, de Ponta Grossa, Anecy Oncken, de Umuarama; Bel Akemi, de Curitiba; Cléo Moreira, de Rolândia; Diego Gianni, de Curitiba; Egon Zek de Oliveira, de Curitiba; Haroldo José Andrade Mathias, de Irati; Kleber Bordinhão, de Ponta Grossa; Roberta Ambrosio Boscolo, de Maringá, e Silza Maria Pasello Valente, de Bela Vista do Paraíso. 

No site do evento você encontra o passo a passo a seguir, as livrarias e editoras que estarão em cada cidade, tem acesso a todas as edições já lançadas da Coletânea Sesc de Contos Infantis e aos áudios contos. 

Na Feira do Livro Livros obras serão comercializadas, com descontos de 20% sobre o valor da capa. Toda a programação é gratuita, mas as atividades estão sujeitas à lotação do espaço, retirada de ingressos e à pré-inscrição. 

Dalton Trevisan

Nascido em Curitiba em 14 de junho de 1925, o escritor Dalton Trevisan recebeu ao longo de seus quase 100 anos de vida, inúmeros adjetivos: bem-humorado, rigoroso, extraordinário, artista da palavra, contista magistral, inventor, premiado, grande paisagista de Curitiba, incansável operário das letras, um dos maiores escritores do Brasil e até a de vampiro. Era um homem discreto, não dado aos holofotes. Foi agraciado com as mais importantes premiações da literatura brasileira e portuguesa: três Oceanos – antigo Portugal Telecom de Literatura Brasileira –, Camões e Machado de Assis, além de quatro Jabutis.

Apesar de todo o mistério que o rondava, do silêncio e da esquiva pública, cultivava amizades e, também, rivais literários. Dalton nutriu um hábito de resistência cultural, afetividade e, por que não, de atitude estética – o de escrever cartas e bilhetes – carregando uma marca singular em sua comunicação com amigos e alguns privilegiados leitores ao longo de sua vida. Trocava correspondências com Carlos Drummond de Andrade, Poty Lazzarotto, Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Antônio Cândido e Mário de Andrade e, aos desafetos, a crítica e o sarcasmo eram publicados em jornais.

Fazem parte das obras de destaque da carreira de Dalton Trevisan: Novelas Nada Exemplares, de 1959; Cemitério de Elefantes, de 1964; O Vampiro de Curitiba, de 1965; Mistérios de Curitiba, de 1968; A Guerra Conjugal, de 1969; A Polaquinha, de 1985; Quem tem medo de vampiro?, de 1998; 111 Ais, de 2000; Macho Não Ganha Flor, 2006, e O Beijo na Nuca, 2014.

Confira a programação completa: 

Quarta-feira (13/8)

9h às 21h: Feira do Livro com Livrarias Curitiba

9h: Bate-papo com o escritor Cesar Obeid

9h: Apresentação de Contação de Histórias, com Cia Tricotando Palavras

12h30: Cinema: Filme Anacleto, o balão

14h: Apresentação de Contação de Histórias com Cia Tricotando Palavras

15h: Oficina: A arte de contar histórias, com Cia Tricotando Palavras

16h: Oficina: Uma fita amarela para Dalton Trevisan, com Mariana Vieira Sarache

18h: Cinema: Filme Hora da Estrela

19h30: Bate-papo: Poesia e o exercício da liberdade, com Angélica Freitas e Sérgio Vaz

Quinta-feira (14/8)

9h: Espetáculo de Contação de Histórias, com Cia Eu Passarinho

10h30: Espetáculo de Contação de Histórias, com Cia Eu Passarinho

12h15: Cinema: Filme: Meu Amigo Robô

14h: Oficina: Crônica, modos de usar, com Mayara Blasi

14h: Espetáculo de Contação de Histórias, com Mazzetto Produções

15h: Oficina: Desenho e expressão para pequenos grandes artistas, com Renata Redmerski

15h30: Espetáculo de Contação de Histórias, com Mazzetto Produções

16h30: Palestra: Literatura Indígena na Cidade, com Olívio Jekupé

17h30: Lançamento: 10ª Coletânea Sesc de Contos Infantis

18h30: Retrospectiva Brasil: O cinema de André Novais Oliveira

19h30: Palestra: Literatura e Direito ao Chão, com Itamar Vieira Junior

Sexta-feira (15/8)

16h: Bate-papo: A Literatura Como Força e Memória, com Eliane Marques e Jeferson Tenório

19h30: Espetáculo Teatral: Livro-me, com Fábio Lins

Sábado (16/8)

9h: Infantil: Histórias de Brincar, com Fernanda Munhão

10h: Lançamento de Livros: Telhados, de Robledo Gomes

11h: Lançamento de Livros: Desideratum, de Daniel Davila

14h: Infantil: Histórias de Brincar, com Fernanda Munhão 

15h: Oficina de Contação de Histórias com Dobraduras, com Fernanda Munhão