Sesc PR
Paraná

Inscrições abertas para bolsas 100% gratuitas no Colégio Sesc São José

Estudantes de Curitiba e região metropolitana já podem se inscrever, até o dia 29 de agosto de 2025, no processo seletivo do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc, que oferece bolsas 100% gratuitas para o ano letivo de 2026 no Colégio Sesc São José, localizado na Praça Rui Barbosa, região central da capital paranaense. A instituição é referência em ensino médio, ao oferecer formação de qualidade com qualificação profissional.

As inscrições devem ser feitas no site oficial. Para concorrer a uma das bolsas, é necessário renda familiar per capita de até 2 salários-mínimos (piso nacional). Além do ensino médio completo, o programa oferece aos estudantes a chance de se qualificarem para o mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes com certificação do Senac PR, reconhecido nacionalmente. As oportunidades são: 1ª série: Assistente de TI (opcional); 2ª série: Assistente Administrativo (obrigatório).

Ao longo do curso, o estudante será preparado não apenas para o Enem e vestibulares, mas também para o mercado de trabalho.

Benefícios para os bolsistas

Os selecionados para o programa terão acesso a uma série de benefícios, tornando a experiência de estudo ainda mais enriquecedora e sem custos adicionais. São elas:

  • Isenção total de mensalidades, uniforme e material didático gratuitos;
  • Almoço gratuito nas unidades do Sesc da Esquina ou Sesc Centro (nos dias de atividades de contraturno);
  • Atividades extracurriculares como oficinas, projetos, robótica e aulas de campo;
  • Cerimônia de formatura do Terceirão sem custo;
  • Acesso aos serviços do Sesc em todo o Paraná, incluindo cultura, lazer e bem-estar.

Para concorrer à bolsa, é necessário:

  • Ter renda familiar per capita de até 2 salários-mínimos;
  • Estar matriculado no 9º ano do ensino fundamental em 2025;
  • Atender aos critérios descritos no edital, disponível no site oficial.

As vagas são destinadas prioritariamente aos dependentes de trabalhadores do comércio, mas também estarão abertas ao público em geral.