No domingo (18), a Ligga Arena (Estádio Mário Celso Petraglia), em Curitiba, transformou-se em um imenso altar para a quinta edição do Casamento Coletivo do Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão, ação conjunta do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, com apoio da Prefeitura de Curitiba, Club Athletico Paranaense, RPC, Cartórios de Registro Civil, Arpen/PR e diversas prefeituras do interior paranaense. A cerimônia, conduzida pela desembargadora Joeci Machado Camargo, coordenadora do programa Justiça no Bairro, oficializou a união civil de mais de mil casais de Curitiba, Região Metropolitana e outras cidades do estado, diante de aproximadamente 21 mil convidados que acompanharam a celebração. “Esse é o nosso time do amor”, pontuou a desembargadora.
Entre as autoridades presentes estavam o vice-governador do estado e presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana; a presidente do TJPR, desembargadora Lídia Maejima; o diretor regional do Sesc PR; Carlos Alberto de Sotti Lopes; o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira; o diretor executivo de Marketing e Comunicação do Clube Atlético Paranaense, Mauro Holzmann; o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; e os deputados estaduais Cloara Pinheiro e Oziel Luiz de Souza (Batatinha). “Hoje mostramos um pouco do que fazemos em benefício da nossa gente, e nada poderia simbolizar melhor esse compromisso do que este casamento coletivo. São mais de mil casais realizando um sonho, resultado do empenho da desembargadora Joeci Machado Camargo e do trabalho conjunto de todos nós do Sistema Fecomércio, Senac, sindicatos e parceiros. Já realizamos juntos mais de 45 mil casamentos coletivos e 2,5 milhões de atendimentos de serviços pelo Justiça no Bairro Sesc Cidadão”, frisou o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana.
Uma bênção ecumênica foi proferida pela pastora Erika Checan e pelo capelão padre José Aparecido. Alunos do Centro de Difusão Musical do Sesc Maringá foram responsáveis pela trilha sonora do casamento, com a participação de músicos voluntários e de Rogerio Cordoni, cover do cantor Elvis Presley. Setenta alunos e dez instrutores das unidades Curitiba Centro e São José dos Pinhais fizeram maquiagem e penteado, para realçar ainda mais a beleza das noivas. E, também, ganharam experiência para a formação de cada um.
Graças à mobilização de mais de 60 casas de festas, foram arrecadados e sorteados entre os casais 1.500 itens, incluindo vestidos de noiva, ternos, sapatos e acessórios. Uma das comtempladas foi Aline Cristina. “No dia da reunião dos noivos, eu fui sorteada e estava escolhendo o meu vestido, quando encontrei um bilhete carinhoso da antiga da pessoa que fez a doação. Eu me emocionei bastante com aquele carinho e mensagem que ela deixou. Tinha um telefone, e eu entrei em contato para agradecê-la. Agora tenho uma nova amiga. Ela comentou que trabalhava em um salão, e eu ganhei a maquiagem, o cabelo e saí de lá pronta. Soube a história dela do vestido, que ficou 15 anos guardado, e que ela queria que fosse um presente para uma pessoa que estivesse na situação que eu estava. Foi algo muito divino e abençoado”, frisou a noiva.
O casamento coletivo encerrou oficialmente a programação da Semana S — o maior evento integrado do Sistema Comércio no Brasil.