O projeto Cinema ao Ar Livre – Mostra Itinerante iniciou suas exibições de 2025 no Paraná em março, na região de Cornélio Procópio, no norte pioneiro, reunindo um público superior a 2.500 pessoas. As sessões ocorreram nos municípios de Nova Santa Bárbara, Leópolis, Rancho Alegre, Nova América da Colina, Sapopema, Ribeirão do Pinhal, São Jerônimo da Serra, Itambaracá e em Cornélio Procópio, no campus da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
A iniciativa é fruto de parceria entre o Sesc e as prefeituras e tem como objetivo descentralizar o acesso ao audiovisual, levando sessões de cinema ao ar livre para os menores municípios do estado. As exibições contam com uma estrutura inflável de 10 por 7 metros, proporcionando uma experiência de qualidade em espaços públicos abertos. O filme exibido foi Tarsilinha (2022), de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo. A animação, com classificação indicativa livre, explora o universo criativo de Tarsila do Amaral, uma das artistas mais importantes das artes visuais brasileiras e ícone do modernismo. O projeto teve ampla aceitação nas cidades visitadas.
Em São Jerônimo da Serra, por exemplo, a exibição foi acompanhada por uma exposição de trabalhos realizados por estudantes da rede pública, inspirados na obra de Tarsila do Amaral. A atividade fez parte de ações educativas promovidas nas escolas antes da sessão, enriquecendo ainda mais a experiência do filme. Outras prefeituras também contribuíram com ações culturais locais. Em Nova Santa Bárbara a abertura foi feita pelo coral 60+ do município. Em outras cidades as exibições aconteceram nas tradicionais Feiras da Lua.
Os municípios de Sapopema e Rancho Alegre iniciaram suas projeções com o curta-metragem Meu Amigo Real (2024) produção brasileira do Rio de Janeiro, dirigida por Cristina Savian e selecionada pelo edital da Mostra Sesc de Cinema 2024 do Sesc Nacional. O filme aborda os dilemas de crianças autistas, e, após a exibição, houve uma fala de conscientização sobre o autismo. Em Nova América da Colina e Rancho Alegre as exibições começaram com curtas-metragens clássicos de Charlie Chaplin, uma das figuras mais emblemáticas do cinema mundial.
Por onde passou o projeto mobilizou e encantou públicos diversos, com diferentes faixa-etárias. Para além das exibições, o projeto Cinema ao Ar Livre busca promover ações comunitárias, com o objetivo de envolver a população e oferecer uma experiência cultural e de entretenimento acessível para todas e todos.