Com o objetivo de estimular a participação de estudantes em concursos literários internos e externos, teve início no mês de abril o curso Jovens Autores do projeto Educação em Foco do Sesc PR. A iniciativa é conduzida pelos professores itinerantes da Gerência da Educação da Divisão de Educação, Cultura e Ação Social (GED/DEC). Em um mundo cada vez mais automatizado, a escrita criativa surge como um respiro necessário — uma forma de reinventar narrativas, dar voz a sentimentos e explorar a imaginação.
O Ensino Médio Integrado ao Técnico (EMI) Sesc Senac é o primeiro programa do Paraná a oferecer um curso de Escrita Criativa para seus estudantes, com acompanhamento contínuo e certificação específica. As instituições oferecem os recursos necessários para que cada aluno possa desenvolver habilidades e competências relacionadas às diferentes formas de expressão, com foco em consolidar uma estratégia inovadora de ensino e aprendizagem.
Elaborado pela professora itinerante Amanda Letícia Souza Cordovil Dias (GED), o projeto Jovens Autores conta com a multiplicação realizada pelos professores de Língua Portuguesa das 11 unidades do EMI Sesc Senac em todo o estado do Paraná. O curso é ministrado durante os três anos do ensino médio, com carga horária de 60h por nível, divididas em oito meses de atividades. Ao final, os alunos recebem um certificado de conclusão, constando as 180h/aulas.
Amanda reforça que as expectativas com o curso são altas. Inclusive, ela pretende agilizar a publicação de um livro com alguma produção literária dos estudantes. “Ao propor esse projeto, o objetivo foi justamente oferecer um espaço em que a linguagem não fosse apenas um instrumento, mas sim um catalisador de expressão, escuta, imaginação e autoria. Quando um estudante percebe que pode criar com as próprias palavras, que sua voz tem valor e potência, ele se engaja mais, não só com a leitura e a escrita em si, mas com todo o processo de aprendizagem e com a escola, percebendo como o estudo pode transformar sua vida. É um caminho que une diferentes técnicas, sensibilidade e criticidade”, destacou.
Esse tipo de curso era ofertado apenas no ensino superior — em níveis de tecnólogo, graduação ou pós-graduação. Ao implementar essa ação no Ensino Médio, o EMI Sesc Senac democratiza o acesso a esse conhecimento e se posiciona como agente transformador em âmbito nacional, contribuindo para o enfrentamento do analfabetismo funcional com ações mais concretas e eficazes.
Escrita Criativa
Entende-se por Escrita Criativa o exercício da leitura e da escrita de maneira estética, reflexiva e autoral, priorizando a liberdade imaginativa e a experimentação de estilos, gêneros discursivos e vozes narrativas. Essa prática contribui significativamente para a formação crítica, social, cultural e comunicativa dos estudantes. Seja na literatura, no cinema, na publicidade ou até nas redes sociais, a habilidade de contar histórias de forma original não só encanta, como também conecta pessoas e estimula o pensamento crítico.