O Sesc PR, em parceria com a Universidade Livre do Esporte (ULE), realiza o III Simpósio de Autismo, que acontecerá nos dias 02 e 03 de abril de 2025, no Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba – PR. O evento tem o objetivo fomentar a compreensão, o respeito e a inclusão, através da troca de experiências e reflexões sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro contará com palestras, rodas de conversa, oficinas e serviços voltados à sensibilização e à inclusão dessas pessoas na sociedade.
O autismo é um transtorno no desenvolvimento que impacta na maneira como as pessoas se comunicam, interagem e percebem o mundo ao seu redor. Contudo, é importante compreender que o autismo não possui uma aparência única. Cada indivíduo com TEA é distinto, com habilidades, desafios e necessidades próprias. Por isso, o respeito às diferenças e a promoção da inclusão social são aspectos essenciais.
É importante destacar, também, que o autismo não é uma doença. Essa condição não tem cura, mas pode ser tratada com o auxílio de terapias e apoio profissional especializado e específico para contribuir com o desenvolvimento das habilidades de cada pessoa.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril, foi criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data tem o objetivo de disseminar a importância de respeitar as diferenças e garantir igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Com informação, respeito e apoio, é possível transformar a sociedade em um ambiente mais inclusivo e justo para todos.
Código Estadual do Autismo
A Lei 21.964, que criou o Código Estadual do Autismo, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná em abril de 2024 e sancionada integralmente pelo governador Ratinho Jr em maio do mesmo ano, tornando-se um marco importante no Brasil. Além de garantir e fortalecer direitos já existentes, o Código trouxe inovações significativas nas áreas de educação, saúde, mercado de trabalho, segurança pública e combate à discriminação.
De acordo com a Assembleia Legislativa, a lei dá especial atenção ao diagnóstico precoce do TEA, promovendo a capacitação de profissionais da saúde e educação para detectar precocemente os sinais do transtorno. Também assegura o acesso a tratamentos e terapias de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa com TEA.
Programação do III Simpósio de Autismo do Sesc PR e ULE:
Dia 2 de abril
8h30 – Abertura do evento;
9h10 – Painel: Autismo e cidadania: o caminho das políticas públicas;
10h50 – Palestra: Além das cores: desmistificando o autismo;
13h30 – Painel: Muito além do jogo: o poder terapêutico das práticas esportivas;
15h30 – Palestra: Mentes neurodivergentes: explorando a ciência do TEA,
Dia 3 de abril
9h – Palestra: Peças do quebra-cabeça: a medicina do TEA;
10h30 – Roda de conversa: Entre mães: compartilhando vivências no TEA;
13h30 – Painel: Alimentação: como lidar com a seletividade alimentar;
14h40 – Painel: Depois da matrícula: construindo uma educação inclusiva;
16h20 – Painel: O mercado de trabalho é neurodiverso;
17h30 – Encerramento.