Sesc PR
Paraná

Sesc PR leva cinema itinerante a novas comunidades em 2025

Levar cultura para além do entretenimento é um compromisso do Sesc PR. Há três anos, o projeto Cinema ao Ar Livre – Mostra Itinerante percorre o Paraná, descentralizando o acesso à linguagem cinematográfica e proporcionando momentos de lazer e inclusão para diversas comunidades.

Com mais de 26 mil espectadores alcançados e 120 sessões realizadas em 80 municípios, a iniciativa segue em 2025 ampliando seu alcance, passando agora pelos menores municípios do estado, áreas rurais, quilombos e comunidades indígenas das regiões de abrangência das unidades do Sesc em Cornélio Procópio, Guarapuava, Marechal Cândido Rondon, Medianeira e Toledo. A previsão é que mais de 40 municípios paranaenses sejam atendidos neste ano.

Outra novidade são as formações educativas que serão realizadas antes das exibições, em algumas localidades, promovendo reflexões sobre a linguagem cinematográfica e seus impactos culturais. “Após três anos, o projeto busca novos horizontes que promovam vínculos mais estreitos com as comunidades atendidas pelas exibições, possibilitando ações educativas de desenvolvimento comunitário no formato de rede. Nesse contexto, alguns municípios participantes do projeto em 2025, além das projeções, receberão uma formação voltada para educadores, com o objetivo de multiplicar os conceitos e as atividades do Caderno de Cinema do Sesc Paraná, que integra as ações de Arte Educação desenvolvidas pelo Sesc em âmbito nacional”, desta o colaborador da Gerência da Ação Social do Sesc PR, Edson Godinho.

O catálogo de 2025 que comporão a mostra neste ano inclui clássicos de Charles Chaplin produzidos entre 1889 e 1977; além de Meu Sangue Ferve por Você (2024), direção de Paulo Machline, e Tarsilinha (2021), direção de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo.

O projeto

O Cinema ao Ar Livre – Mostra Itinerante realiza exibições gratuitas em espaços públicos de fácil acesso, utilizando uma estrutura inflável de projeção com cerca de 10m x 7m. Os filmes são selecionados para atender a todas as idades, com classificação livre e curadoria voltada à diversidade e ampla aceitação do público.

Em edições anteriores, o projeto já passou por Jardim Olinda, um dos menores municípios do Paraná, e por dezenas de cidades, reafirmando o compromisso do Sesc PR com a democratização da cultura.

Confira o cronograma das cidades atendidas em 2025 na região de Cornélio Procópio:

Data: 11/3, na UENP, em Cornélio Procópio

Data: 14/3, na Praça Central, em Nova Santa Bárbara

Data: 22/3, no Ginásio de Esportes, ao lado da Prefeitura, em São Jerônimo da Serra

Data: 27/3, no Ginásio de Esportes, em Nova América da Colina

Data: 28/3, na Praça Central, em Itambaracá

Data: 3/4, em frente à Prefeitura, em Bandeirantes

Data: 3/4, no Campão, em Ribeirão do Pinhal

Data: 7/4, na Praça Central, em Leópolis

Data: 8/4, na Praça Central, em Rancho Alegre

Data: 10/4, a definir, em Sapopema