O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, em parceria com o Instituto GRPCOM/Programa Impulso e o Ministério Público do Paraná, promoveu nesta quarta-feira (30) o 2º Simpósio do Terceiro Setor. Com uma programação voltada à capacitação, troca de informações e discussão das demandas enfrentadas pelo terceiro setor, o evento reuniu representantes de mais de 200 organizações sociais da capital e Região Metropolitana de Curitiba.
“Que alegria recebê-los aqui para discutirmos temas tão relevantes ao Terceiro Setor. Esta segunda edição consolida nosso evento como um suporte às instituições sociais por meio de nossos serviços”, afirmou Nabile Baroboza de Nardi, gerente de Ação Social do Sesc PR, na abertura do evento, realizada no Teatro do Sesc da Esquina.
A superintendente do Instituto GRPCOM, Ana Gabriela Simões Borges, também deu as boas-vindas ao público: “Nossa intenção é que todos saiam daqui com dicas e insights para colocar em prática ao retornarem para suas instituições”, disse ela.
Ainda na abertura, a promotora de Justiça do Terceiro Setor de Curitiba, Karina Anastácio Faria de Moura Cordeiro, destacou a importância das instituições sociais para além da economia. “Quero enfatizar o quanto vocês são essenciais ao fazerem a diferença na vida da população atendida. Aproveitem este evento para trocar experiências, ampliar o networking, compartilhar desafios, pois isso é extremamente importante para nos aproximarmos de vocês”, finalizou.
Lidiane Galvan, diretora de Educação, Ação Social e Cultura do Sesc, reforçou o propósito do simpósio: “O Sesc realiza diversas atividades voltadas para as instituições sociais, integrando nossos programas de ação social, saúde e outras áreas. Percebemos a necessidade de capacitar as instituições que recebem ou participam das nossas atividades, fortalecendo o impacto que elas geram na comunidade. Agradecemos à doutora Karina e a Ana Gabriela por compartilharem seus conhecimentos sobre captação de recursos, visibilidade institucional e aumento da confiabilidade junto à comunidade, temas essenciais para o sucesso das instituições sociais”.
Palestras
A primeira palestra, “Gestão estratégica: planeje hoje para transformar o amanhã”, foi ministrada por Eduardo Bortoleto, mestre em Administração e gerente de Empreendedorismo na Itaipu Parquetec, que abordou a importância da liderança estratégica na gestão de equipes. Em seguida, Ana Gabriela Simões Borges apresentou o VI Cenário do 3º Setor, trazendo dados relevantes sobre o setor.
Encerrando a programação da manhã, Renata Mateus, coordenadora de inteligência de mercado e comunicação na RPC, ministrou a palestra “Comunicação de alto impacto: como chegar mais longe”, na qual incentivou o público a explorar “além da bolha” e usar dados para maior assertividade nas ações de comunicação.
À tarde, Paulo Cruz Filho, PhD em Impacto Social e fundador da We.Flow e Integral Work, apresentou a palestra “Do propósito à ação: medindo o verdadeiro impacto social da sua ONG”. Ele convidou o público a refletir sobre conceitos de gestão do terceiro setor, como a árvore dos problemas e a teoria da mudança, que auxiliam as organizações a terem clareza sobre seus propósitos e impactos.
A mesa-redonda “Captação de recursos inteligente: dicas práticas para sustentar e expandir sua ONG” contou com a mediação da promotora Karina Anastácio Faria de Moura Cordeiro e participação de Rodolfo Shineder, do Marista Brasil, e Marcelo Souza, presidente da Acridas. Shineder enfatizou a importância do evento: “Simpósios como este capacitam o terceiro setor, um segmento que precisa dessa profissionalização”.