Sesc PR
Paraná
Esporte e Lazer: Competições Esportivas
Esporte e Lazer: Competições Esportivas

Sesc PR realiza Campeonato Brasileiro de Futebol PC

O Estádio Municipal Atílio João Bortolotti, em São José dos Pinhais, será a sede do Campeonato Brasileiro de Futebol PC realizado pelo Sesc PR em parceria com a Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), órgão regulador da modalidade. A competição faz parte do projeto Paracopa Sesc PR e será disputada de 18 a 22 de outubro, com a participação de sete equipes da 1ª divisão e sete da 2ª divisão.

A abertura do evento será no estádio às 9h30 no dia 18, seguida das primeiras partidas da competição. A final será no dia 22 a partir das 15h30, encerrando com a cerimônia de premiação, com a entrega de troféu para o vencedor e medalhas para os três primeiros colocados em cada categoria.

Os times têm as despesas custeadas pelo Sesc PR e representam os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal.

O Campeonato Brasileiro de Futebol PC é aberto ao público, com entrada gratuita, e tem apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e promoção da RPC.

Equipes da 1ª Divisão

CR Vasco Da Gama – Rio de Janeiro/RJ; Caira – Campo Grande/MS; Otimismo – Rio de Janeiro/RJ; APBS/SÃO PAULO FC – Guarujá/SP; CEPE – Joinville/SC; River Plate – Teresina/PI; Ativa – Campo Grande/MS

Equipes da 2ª Divisão

CEMDEF – Campo Grande/MS; Apesblu – Blumenau/SC; CETEFE – Brasília/DF; MOHCIPED – Brasília/DF; ACEAB/Tuna Luso – Belém/PA; Itaquá – Itaquaquecetuba/SP e CFA Curitiba – Curitiba/PR.

Paracopa Sesc PR

Realizado desde 2022, o Paracopa Sesc PR é o braço desportivo da instituição para promover e incentivar o paradesporto amador e de alto rendimento. Já foram realizados dentro do projeto campeonatos de Bocha Paralímpica, Vôlei Sentado e Futebol PC. Nas edições realizadas em 2024, mais de 1.500 atletas com deficiência participaram das competições realizadas pelo Paracopa Sesc PR.

Futebol PC

O futebol PC é praticado por atletas com paralisia cerebral, decorrente de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou de acidentes vasculares cerebrais. As regras são da FIFA, mas com algumas adaptações feitas pela Associação Internacional de Esporte e Recreação para Paralisados Cerebrais (CP-ISRA). Cada time tem sete jogadores (incluindo o goleiro) e sete reservas. A partida dura 60 minutos, divididos em dois tempos de 30, com um intervalo de 10.

Desde janeiro de 2018, a classificação funcional passou a dividir os atletas do futebol PC para paralisados cerebrais em três novas classes funcionais: FT1 (Comprometimento severo), FT2 (Comprometimento mediano) e FT3 (Comprometimento leve). Na regra atual, é obrigatório que exista sempre ao menos um atleta da classe FT1 em campo. Caso não seja possível, o time deve jogar com seis ou cinco jogadores. Cada equipe só pode contar com, no máximo, um atleta da classe FT3 em campo, durante toda a partida.