Invictos, após três vitórias, o time da Associação Desportiva 3R, de Joinville (SC), levou o título de campeão da Copa Sesc de Futsal Feminino Sub 18. A fase final do campeonato foi realizada no último final de semana (14 e 15/9) em Curitiba, no Sesc da Esquina.
Com o placar final de 4×0 em cima do time de Londrina (PR), o 3R finalizou a campanha no Paraná com o título e mais duas premiações individuais: Atleta Destaque para Maria Fernanda Oliveira e Goleira Menos Vazada para Evelyn Fagundes. A atleta do Foz do Iguaçu, Izabely Victoria da Silva, recebeu a medalha de Artilheira da competição, com cinco gols.
Além da medalha, Maria Fernanda receberá o troféu de Melhor Atleta da Copa Sesc de Futsal Feminino na noite de gala do Copa Mundo do Futsal, em dezembro, em Foz do Iguaçu. O evento premia os melhores atletas de futsal do mundo. “É uma sensação única ter sido escolhida Atleta Destaque da competição. Acredito que isso é fruto da nossa dedicação. Será um privilégio receber essa premiação”, comentou a camisa 8 do 3R.
O time de Joinville participou da fase municipal em Ponta Grossa, onde se classificou para a fase final. Participaram também da decisão os times do Colégio Estadual do Paraná, finalista em Curitiba; Império Andirá, campeão em Cornélio Procópio; Londrina Futsal Feminino, vencedor em Londrina; e o time Foz do Iguaçu, finalista em Medianeira. O vencedor de Pato Branco desistiu de participar da final por conta de conflitos de agenda.
As equipes vencedoras da fase municipal se deslocaram para a capital paranaense com as despesas custeadas pelo Sesc PR (transporte, hospedagem e alimentação). “A gente tem o projeto lá em Joinville que é especificamente de base, então quando surgem essas oportunidades de trazer essas meninas para praticarem o esporte que elas gostam, com a organização que o Sesc nos ofereceu, dando hospedagem, alimentação, é muito bacana não só para nós como técnicos, mas também para elas”, comentou Eduarda Hoffmann, técnica do 3R.
A Copa Sesc de Futsal Feminino realizou a segunda edição em 2024 com o dobro do número de times e atletas participantes. Foram inscritas 35 equipes, com, aproximadamente, 400 atletas. As fases municipais foram realizadas em seis cidades e segundo a organização do evento, a edição 2025 trará mais duas cidades: Paranavaí e Umuarama. “O campeonato foi muito bem recebido pelo público. Tivemos maior número de inscritos e o nível da disputa subiu muito, com uma fase final muito legal e competitiva. Ano que vem teremos oito cidades-sede na fase municipal”, afirmou Daiane Jovinski, analista de Esporte e Lazer do Sesc PR.