Sesc PR
Paraná
Cultura: Cinema
Cultura: Cinema

Drops CineSesc: Primeiro grande estúdio de Mazzaropi

Você sabia, que em 1961 Mazzaropi constrói seu primeiro grande estúdio?

“Tristeza do Jeca” (95 min) / Brasil / 1961 / Ficção / Direção: Amácio Mazzaropi / Classificação Indicativa: Livre

No ano de 1961 Amácio Mazzaropi compra uma fazenda, que dá origem ao seu primeiro estúdio de filmagem.

Neste estúdio é rodado a “Tristeza do Jeca”, o 13º filme da carreira de Mazzaropi, e seu primeiro filme em cores. Em a “Tristeza do Jeca”, Mazzaropi também assina a direção e divide a autoria do roteiro com Milton Amaral.

No longa-metragem Mazzaropi dá vida a um líder nato dos trabalhadores rurais da região. O fazendeiro das terras que Jeca trabalha candidata-se a prefeito, e o coronel da fazenda vizinha também. Ambos querem o apoio político de Jeca devido sua influência, mas Jeca não quer apoiar ninguém.

“Tristeza do Jeca” foi o primeiro filme a ser exibido pela televisão Excelsior, e como os outros filmes de Mazzaropi foi sucesso de bilheteria, e também de audiência na TV.

Em 1974 Amácio Mazzaropi inicia a construção de um grande estúdio cinematográfico na cidade de Taubaté, com estrutura para filmagem, oficina de cenografia e um hotel para atores e técnicos. De 1974 a 1979 são produzidos mais cinco filmes de Mazzaropi neste complexo.

(Texto Edson Godinho, Técnico de Atividades do Sesc Paranavaí)

Abril: Especial Mazzaropi, em homenagem ao mês do seu aniversário.

* O Drops CineSesc, iniciativa do Sesc Paranavaí, é uma ferramenta de divulgação e indicação de produções audiovisuais para os clientes do Sesc Paraná e público em geral.