Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: OdontoSesc
Saúde e Alimentação: OdontoSesc

Unidade Móvel do OdontoSesc chega ao município de Cerro Azul

O Sesc PR desembarca esta semana no município de Cerro Azul, com atendimentos odontológicos gratuitos por meio do projeto OdontoSesc. A unidade móvel está instalada na Praça Monsenhor Celso, 68 e as consultas iniciam na sexta-feira (18), com agendamentos prévios.

Um evento de lançamento está marcado para esta quinta-feira (17) com a assinatura do convênio entre o Sesc PR e a Prefeitura de Cerro Azul. A solenidade ocorre a partir das 14h, no Centro Comunitário Bernardo Von Müller Berneck, localizado na Rua Deputado Anibal Curi, 612, seguindo todos os protocolos de segurança e com público restrito.

Essa é a segunda vez que a população de Cerro Azul é beneficiada com o projeto do Sesc PR, que promove a saúde bucal por meio de tratamentos odontológicos. A primeira foi em 2010. Desta vez a unidade móvel permanece no município até 26 de setembro. A expectativa é de que 770 consultas devem ser feitas no período. Os agendamentos ocorrerão de forma presencial, com horários pré-determinados pela Secretaria de Saúde do município.

Medidas de biossegurança foram adotadas para a retomada das atividades do projeto, com a implantação de um rígido protocolo, priorizando a segurança dos pacientes e de toda a equipe envolvida. Um deles é que apenas um dentista realizará os atendimentos dentro da unidade móvel, devido ao espaço ser restrito e em conformidade aos protocolos dos órgãos sanitários.

Conheça o projeto

O OdontoSesc é voltado para promoção de saúde, alinhando ações educativas preventivas e curativas. Os tratamentos são realizados em uma unidade móvel com estrutura moderna e acessibilidade, equipada com quatro consultórios, sala de esterilização e sala de raio-X. Além dos tratamentos, realiza ações de Educação em Saúde, buscando conscientizar a população quanto à importância dos cuidados com a saúde bucal.

Alguns exames ofertados pelo projeto: Exames clínicos; Restaurações com cimento de ionômero de vidro, amálgama ou resina composta; Tratamento endodôntico (canal) de dentes anteriores; Exodontias (extrações); Procedimentos básicos de periodontia (tratamentos gengivais e raspagens radiculares); Procedimentos preventivos como profilaxia(limpeza), aplicação tópica de flúor e de selantes e instruções de higiene bucal; Procedimentos básicos de odontopediatria; Radiografias, curativos e atendimento dos casos de urgência.