Sesc PR
Paraná
Saúde e Alimentação: Educação em Saúde,  Nutrição
Saúde e Alimentação: Educação em Saúde,  Nutrição

Diga não ao desperdício de alimentos!

Se você está olhando para sua geladeira e não sabe o que fazer com as sobras de outras refeições, temos uma solução muito prática para você: que tal fazer um reaproveitamento de alimentos? Essa prática é recomendada, pois segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação (FAO), a cada ano, 26,3 milhões de toneladas de alimentos produzidos no Brasil vão para o lixo.

A utilidade completa dos alimentos é uma alternativa capaz de propiciar às pessoas um melhor consumo nutricional, melhoria da economia relacionada aos alimentos e a relação ecológica entre o homem e o meio ambiente em que vive, uma vez que o aproveitamento tem como consequência a redução do lixo.

O combate ao desperdício pode começar de maneira bem simples, como por meio do aproveitamento das partes tradicionalmente não usadas dos alimentos. O aproveitamento integral de alimentos significa usar os nutrientes contidos em partes usualmente não aproveitadas, tais como talos, cascas, sementes, folhas, entre outros, permitindo a preparação de novas receitas saudáveis e criativas para o cotidiano, contribuindo para uma alimentação mais rica. Se você tem restos de alimentos na sua geladeira, não ajude a aumentar as estatísticas.

Aqui vão algumas dicas de como reaproveitar alimentos, evitando o desperdício:

E você, o que faz no seu dia a dia para reduzir o desperdício de alimentos?