Sesc PR
Paraná
Institucional: Institucional
Institucional: Institucional

Ponta Grossa recebe uma nova unidade cultural e café-escola

Na noite dessa segunda-feira (16),o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR entregou à população de Ponta Grossa e dos Campos Gerais, depois de um intenso trabalho de restauração, a Estação Saudade, que passa a abrigar uma unidade cultural do Sesc PR e um Café-escola do Senac PR. A cerimônia de inauguração reuniu autoridades,convidados e colaboradores.O edifício de 120 anos foi cedido ao Sesc PR, que ficou responsável pelas obras de restauro e agora passa a ofertar um espaço cultural a ser usufruído por toda a comunidade.

O diretor regional do Sesc PR,Emerson Sextos, lembra que esta é a terceira unidade cultural do Sesc no estado, ao lado do Sesc Paço da Liberdade,em Curitiba, e do Sesc Cadeião Cultural, em Londrina, e pontua que no espaço restaurado será possível oferecer à população projetos de resgate da memória. “A instituição compromete-se em honrar a história deste patrimônio cultural com o desenvolvimento de projetos culturais,de memórias, inovadores e vanguardistas.O Sesc tem orgulho em devolver à cidade e região este prédio restaurado”,destacou o diretor regional.

O presidente da Academia Paranaense de Letras (APL) e coordenador de Jornalismo do Núcleo de Comunicação e Marketing do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Ernani Buchmann, lembrou a escritora Leonilda Hilgenber Justus, que nasceu e viveu em Ponta Grossa, foi acadêmica da APL, ocupou a cadeira de número 29 – hoje substituída por Piana – e foi considerada uma das dez mulheres demais destaque no estado. Buchmann também pontuou o trabalho que o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR tem feito em todo o estado, restaurando prédios históricos e transformando-os em espaços culturais.

Para o prefeito de Ponta Grossa,Marcelo Rangel, há 120 anos, quando foi inaugurada a estação, a cidade era apenas uma vila e, desde então,um novo ciclo foi iniciado em Ponta Grossa. “Saímos de uma condição de dependência de grandes centros para uma das mais importantes cidades do Paraná. As plataformas desta estação foram testemunhas de fatos que marcaram a nossa história e foram a nossa ligação com o desenvolvimento, a cultura,o progresso. Sinto-me agradecido,por ver o símbolo do desenvolvimento econômico e do progresso da cidade,voltando a ser o ponto histórico mais bonito dela”, disse o prefeito.

Segundo o secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Carlos Loureiro Neto, o prédio que era responsável pelo escoamento das riquezas da cidade e por onde recebiam e transmitiam informações estava abandonado,alvo de depredação, e que desafiou o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em recebê-lo e restaurá-lo por completo“Estou envolvido com este restauro desde o início e muito feliz em saber que o desafio foi aceito e hoje podemos ver este espaço renovado eque será, certamente, lugar de transformação de pessoas”, destaca.

Para o deputado estadual Hussein Bakri a restauração do espaço só foi possível pois “ficou a cargo de uma das melhores instituições deste Brasil e isso é motivo para comemorarmos”.

A nova unidade Sesc Estação Saudade abrigará uma biblioteca com acervo inicial de 800 livros, disponíveis para empréstimos e consultas,um mini museu que conta a história da ferrovia, Sala de Artes, espaços para Música e dança e o desenvolvimento de atividades sistemáticas e oficinas para a comunidade, além de uma loja de souvenirs, um café-escolado Senac PR, duas salas de aula convencionais e uma cozinha didática que proporcionarão a oferta de diversos cursos na área de gastronomia.Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do estado, Darci Piana, essa é a contribuição dos empresários do comércio em benefício de toda a sociedade.“A nossa contribuição para a cultura foi transformar a Estação Saudade de Ponta Grossa em um centro de cultura,uma radiação de tudo aquilo que se fazem cultura para a cidade e para região dos Campos Gerais. Aliado à cultura de gastronomia, o Senac está fazendo uma ampla pesquisa das comidas históricas como a dos tropeiros que passaram por aqui e toda a cultura gastronômica da região”, pontua Piana.

O espaço está aberto para visitações agendadas e a programação completa do Sesc e do Senac no local está disponível nos sites www.sescpr.com.br e www.pr.senac.br.

A matéria completa sobre a inauguração,processo de restauro e novos usos, você poderá conferir na edição nº 133 da Revista Fecomércio PR.