Femucic fecha programação com apresentações da mostra de música

foto-ivo-lima-54

Um verdadeiro passeio musical foi promovido no Teatro Calil Haddad, em Maringá. Nos dias 9 e 10 de junho, 26 músicas selecionadas para a 39ª edição do Femucic – Festival de Música Cidade Canção foram apresentadas ao público, com artistas de nove estados brasileiros. O evento também foi transmitido ao vivo pelo canal do Sesc PR no Youtube e pode ser acompanhado por um número maior de pessoas, em tempo real.

Realizado pelo Sesc PR em parceria com a Prefeitura de Maringá e a RPC, o evento contou com a apresentação dos alunos do projeto social do Centro de Difusão Musical (CDM) do Sesc Maringá. O grupo homenageou o folclore paranaense e também a cidade, que completou no dia 10 de maio, 70 anos de história. O Femucic faz parte desta trajetória, pois há quase 40 anos está incluído no calendário festivo do município.

Prestigiaram o evento o secretário de Cultura de Maringá, Rael Toffolo; o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos; o assessor da Direção Regional do Sesc PR, Antonio Vieira; a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do SescPR, Maristela Bruneri; o diretor municipal de Cultura, Matheus Moscheta; a gerente de Cultura do Sesc Paraná, Isabel Bezerra; o gerente executivo do Sesc Maringá, Leandro Rodrigues; o presidente do Sivamar, Ali Wardani; a presidente da Câmara da Mulher Gestora e Empreendedora de Negócios (CMEG) de Maringá, Ana Lucia Megda; a vice-presidente da CMEG, Raquel Almeida Costa; e o conselheiro do Senac Paraná, Amauri Donadon Leal, entre outras autoridades.

Mostra de música

Na sexta-feira (9/6), 13 músicas foram apresentadas ao público. Cantores, compositores, intérpretes e instrumentistas de Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Alagoas, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e do Paraná se apresentaram na primeira noite de mostra.Pela quinta vez, João de Lima deixou a cidade de Maceió (AL) para ir a Maringá se apresentar no Femucic.

Já no sábado (10/9), o passeio seguiu pela cultura e pela música produzida por paulistas, mineiros, paranaenses, gaúchos e cariocas, completando a apresentação dos 26 trabalhos selecionados. Uma homenagem a Belchior, falecido recentemente, foi feita na segunda noite da 39ª edição do Femucic, pelos alunos do projeto social Crescer, da Casa do Bom Menino de Arapongas, que interpretaram dois grandes sucessos do cantor e compositor, que em 1988 foi jurado do Femucic, período em que o evento mantinha caráter competitivo.

Do Rio de Janeiro, Alana Moraes e Rafael Selvage se apresentaram no palco do evento pela primeira vez, com a música Tristeza do Aurélio. “Um festival como o Femucic é uma exceção perante o cenário de festivais brasileiros. Nós viemos de uma cultura de festivais de música regional no Rio Grande do Sul, nosso estado natal, que privilegia a premiação e não como aqui, com ajuda de custo a todos os participantes, e que por esse motivo permite que músicos de qualidade possam se deslocar até o evento e mostrarem seu trabalho. Além disso quero destacar a estrutura desse festival, que é maravilhosa, e todo o cuidado que recebemos desde que chegamos”, comentou Rafael Selvage.

Os alunos do CDM voltaram ao palco para encerrar o evento no sábado (10/6), com a música Maringá, composta por Joubert de Carvalho, e que deu origem ao apelido de Cidade Canção. Essa festa da música autoral genuinamente brasileira pode ser acompanhada na íntegra pelo canal do Sesc PR no Youtube.

39ª edição

Uma vasta programação paralela marcou a 39ª edição do evento, no período de 5 a 10 de junho. Além das apresentações das mú sicas selecionadas, o evento também difundiu a boa música em outros espaços da cidade, por meio dos projetos Femucic nas Escolas e Femucic nas Empresas, promovendo apresentações em nove escolas da Rede Municipal de Ensino de Maringá, e em dez empresas do comércio de bens, serviços e turismo da cidade.

Ações formativas de aperfeiçoamento direcionadas a músicos, estudantes da área e demais interessadas, também foram realizados no Sesc Maringá. O músico Sandro Haick comandou a masterclass “O segredo da música com Sandro Haick”, pela manhã. No período da tarde, ocorreram, simultaneamente, as oficinas de guitarra (Sandro Haick); piano e prática em conjunto (Thiago Ueda); contrabaixo elétrico e prática em conjunto (Glauco Solter); bateria e percussão / prática em conjunto (Endrigo Bettega); e prática de banda (Rafael Rocha). Já a noite, Rafael Rocha também ministrou a oficina de prática de Big Band. Os professores também se apresentaram em pocket shows promovidos em locais abertos da cidade.

No dia 8/6, aconteceu o show de encerramento das oficinas de música do Femucic, com a presen-ça dos professores que ministraram as ações formativas, alunos e comunidade em geral. O músico Rafael Rocha que ministrou a oficina de prática de big band abriu a noite de apresentações ao lado dos alunos e da Maringá Big Band – formação que existe desde o início do ano e que se apresentou pela segunda vez na cidade. Alguns dos seus músicos também acompanharam as oficinas promovidas no Sesc Maringá, por meio do Centro de Difusão Musical. “Fiz a prática de big band, a aula de improvisação com o Sandro Haick, e também a prática de banda com o Rafael Rocha. Foi uma vivencia incrível, porque são músicos de alto nível, que passam uma energia para gente, com simplicidade e a ideia de que o segredo é estudar muito para chegar até ali. Para a nossa banda é um privilegio dividir o palco com um músico de alto nível como o Rafael; a música é essa arte maravilhosa”, comentou o músico da Maringá Big Band, Gideon Barbosa Machado, que também participou das oficinas.

Na sequência, os mestres das oficinas de aperfeiçoamento subiram ao palco, com formação completa. Além de Rafael Rocha, Thiago Ueda (piano), Endrigo Bettega (bateria), Glauco Solter (contrabaixo), e Sandro Haick (guitarra) trouxeram um repertório livre de música instrumental popular. “Estou muito feliz em participar do Femucic dando aulas, fazendo o meu curso ´O segredo da música com Sandro Haick´, com um pessoal muito interessado, diversificado, que trabalha com vários instrumentos diferentes. Também ministrei uma oficina de guitarra cheia de guitarristas promissores, um pessoal já experiente, foi muito legal. E esse show foi maravilhoso, uma energia muito boa, só tenho a agradecer”, reforçou Haick.

O show também foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Sesc PR, mobilizando um número maior de pessoas que pode acompanhar de casa as apresentações. A 39ª edição do Festival de Música Cidade Canção  recebeu o apoio da Net, do jornal O Diário, do portal odiario.com, das rádios: MundoLivre FM, UEM FM, Maringá FM, CBN Maringá, Mix FM e Nativa FM, e promoção do jornal Gazeta do Povo. O Sivamar, o Simatec, o Sincofarma e a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Maringá também apoiaram a iniciativa.

Femucic em números

1.772 músicas inscritas, provenientes de 203 cidades diferentes, dos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal;
26 selecionadas de 9 estados do país;
Femucic nas Escolas: instituições da Rede Municipal de Ensino receberam os concertos didáticos, mobilizando um público formado por 670 crianças e adolescentes;
Femucic nas Empresas: 10 empresas do comércio de bens, serviços e turismo de Maringá receberam as apresentações musicais, totalizando um público formado por 850 pessoas;
Oficinas de música: 654 músicos se inscreveram e participaram da ação formativa no Sesc Maringá;
Pocket shows: 385 pessoas acompanharam as apresentações em espaços públicos da cidade;
Show de encerramento das oficinas: 185 pessoas foram até o Teatro Calil Haddad acompanhar as apresentações no dia 8 de junho;
Mostra de música: 1.122 pessoas acompanharam as músicas selecionadas para a mostra desse ano, nos dias 9 e 10 de junho, no Teatro Calil Haddad;
Transmissão ao vivo pelo Canal do Sesc PR no Youtube: 2.805 pessoas assistiram às apresentações pela internet. Além de espectadores brasileiros, pessoas de outros 12 países acessaram os vídeos: Canadá, Colômbia, Japão, Porto Rico; Estados Unidos; Holanda, Letônia, Espanha; Portugal, Irlanda; Uruguai e Dinamarca.

Confira as fotos do evento aqui.

 Acesse já a playlist do Femucic – Ano 39 aqui.