Femucic 38ª edição estende programação com ações formativas

Além dos espetáculos, oficinas de músicas e o projeto Femucic nas Escolas fazem parte da programação paralela do festival em Maringá

A cidade canção está no ritmo desde segunda-feira (6). As apresentações musicais da 38ª edição do Femucic (Festival de Música Cidade Canção) acontecem nos dias 10 e 11 de junho, tradicionalmente no teatro Calil Haddad. No entanto, as ações formativas do Sesc Maringá: Oficinas de Música e Femucic nas escolas decorrem a semana.

Como resultado das oficinas o músico Arismar do Espírito Santo, junto aos músicos Thiago do Espírito Santo, Paulo Almeida e Sergio Coelho apresentam o show Alegria nos dedos, na quinta-feira (9), também no teatro. Os ingressos, tanto para o show quanto para o festival, podem ser retirados no Teatro Calil Haddad, até uma hora antes das apresentações, que iniciam às 20h30.

Nesta edição do Femucic, 1.131 músicas foram inscritas. Dessas, 26 foram selecionadas pela curadoria do projeto, sendo 13 apresentadas por noite. O festival será transmitido ao vivo pelo canal do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR no Youtube, nas duas noites do evento.

As novidades estão por conta do tema de abertura do Femucic, na sexta-feira (10), que será interpretada por 150 crianças, na companhia do músico João Arruda, de Capinas (SP). O grupo é composto por alunos de escolas municipais de Maringá, que participam durante todo o ano das aulas de coro do CDM (Centro de Difusão Musical) Sesc Maringá, pelo Programa de Comprometimento com Gratuidade (PCG), em parceria com a Prefeitura de Maringá.

Outra ação paralela faz parte da programação do Comércio em Movimento, um projeto do Sesc que leva até o público comerciário diversas atividades de suas áreas de atuação. Até sexta-feira (10), participantes do Femucic levarão boa música brasileira a diversos estabelecimentos comercias da cidade.

E, para aquecer as noites de apresentação, a Roda de Choro composta por músicos do CDM e convidados, como Juliano Bitencourt e Trio Reserva, trazem suas canções no saguão do teatro Calil Haddad, a partir das 19h.

 

Femucic nas Escolas

Na primeira ação, dez escolas municipais e estaduais de Maringá e Região Metropolitana recebem músicos selecionados para o festival, que promovem apresentações musicais didáticas a alunos do Ensino Fundamental com o propósito de formar plateias. Oito músicos participam da ação. Confira programação abaixo:

 

9 de junho
Escola Municipal Monsenhor Pedro Ryo Tanaka
Músico convidado: Daniel Migliavacca (Curitiba/PR)
Horário: 8h30 às 9h10

Escola Municipal Ruy Alvino Alegretti
Músico convidado: Daniel Migliavacca (Curitiba/PR)
Horário: 14h às 14h40

 

10 de junho
Escola Municipal Professor José Aniceto
Grupo convidado: Chão de Areia (Tramandai/RS)
Horário: 8h30 às 9h10

Escola Municipal José Hiran Sallée
Grupo convidado: Coro de cor (Salvador/BA)
Horário: 14h às 14h40

 

Oficinas de música

As oficinas de música são voltadas a instrumentistas, professores de música, cantores, regentes e demais interessados. Com o objetivo de aprimorar a performance em música brasileira, além de promover a troca de experiências entre músicos, o intercâmbio profissional é realizado no Centro de Difusão Musical (CDM) do Sesc Maringá, dividido em quatro módulos: “Composição, criação, improvisação e arranjo musical” e aperfeiçoamento de técnicas nos instrumentos: “guitarra e contrabaixo”; “bateria e percussão”, e “instrumentos de sopro”.

O suporte técnico e teórico fica por conta de músicos de destaque no cenário nacional, entre eles Arismar do Espírito Santo, que ministra a oficina Composição, criação, improvisação e arranjo musical, das 10h às 13h. Nome consagrado no meio musical, referência em vários instrumentos, Arismar é um músico completo. Traz para suas composições e interpretações as linguagens desenvolvidas nos diversos instrumentos de cordas e percussão. Arismar recebeu o Prêmio Sharp de Música e foi eleito um dos 10 melhores guitarristas do Brasil.

Já os módulos de aperfeiçoamento e técnicas instrumentais são realizados das 14h30 às 17h30 pelos músicos Thiago do Espírito Santo (guitarra e contrabaixo), Paulo Almeida (bateria e percussão) e Sergio Coelho (sopros). Como pré-requisitos para participar das oficinas, destacam-se: conhecimento de escalas, formação de acordes, encadeamentos harmônicos e fluência no instrumento pretendido.

O Femucic é realizado pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR em parceria com a Prefeitura de Maringá e RPC.  Recebe o apoio da Net, jornal O Diário do Norte do Paraná, do portal odiario.com, das rádios MundoLivre FM, Maringá FM, CBN Maringá, Mix FM, UEM FM e Nativa FM e promoção da Gazeta do Povo.

Mais informações pelo site www.sescpr.com.br/femucic.