Público é convidado a um passeio musical durante as quatro noites da 36ª edição do Femucic

Um festival de talentos raros, capaz de retratar a cena musical produzida de norte a sul do país. Assim pode ser resumida a 36ª edição do Festival de Música Cidade Canção (Femucic), realizada pelo Sesc Paraná, por meio do Sistema Fecomércio Sesc Senac, pela Prefeitura de Maringá, com promoção da RPCTV.

A 36ª edição do Festival de Música Cidade Canção contou com o apoio das rádios: MundoLivre FM, Maringá FM, CBN Maringá, MIX FM e UEM FM, além do jornal O Diário do Norte do Paraná e do portal odiario.com. Os sindicatos empresariais do comércio de Maringá e região: Sivamar, Simatec e Sincofarma, além da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios também apoiaram a ação.

Entre os dias 21 e 24 de maio, o Teatro Calil Haddad, em Maringá, recebeu diversos estilos musicais. A guarânia, o marabaixo, o beiradão e o carimbó dividiram o palco da edição 2014 do evento ao lado do samba, do xote, da MPB e de tantos outros, durante as quatro noites de apresentações. O Femucic deste ano contou com 855 músicas inscritas, vindas de 25 estados brasileiros. Destas, 52 foram selecionadas e apresentadas ao público.

Além de representantes paranaenses, a edição 36 contou com músicos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraíba, Pará, Ceará, Amapá, Rio Grande do Norte e do Amazonas.

Sem caráter competitivo, o festival privilegia a música brasileira e é referência na produção, na técnica e na formação de plateias, tendo 36 anos de tradição. Ele é único em seu formado e o principal da Rede Sesc em todo o país.

De Manaus (AM), a Orquestra de Beiradão do Amazonas apresentou as músicas “Rebojo” e “Na beira da velha Serpa”, no sábado (24). Na sequência, os músicos fizeram uma homenagem à Cidade Canção, interpretando a música “Maringá”, de Joubert de Carvalho ao lado do Grupo Vocal Propagamus, de Natal (RN). O coro foi engrossado pela equipe técnica de produção do Femucic, além do público presente na última noite do evento.

O festival contou com a presença do diretor regional do Sesc PR, Dimas Fonseca; da secretária de Cultura de Maringá, Olga Agulhon; do presidente do Sivamar, Ali Saadeddine Wardani; da gerente do Cultura do Sesc PR, Deborah Belotti; do gerente do Sesc Maringá, Antonio Vieira; do gerente do Sesc Paranavaí, Ubiratã Fernandes; do assessor da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva; da diretora da Secretaria de Cultura do Sesc Maringá, Laíde Sousa, entre outras autoridades.

Assinaram a produção do evento o diretor-geral, Dirceu Saggin; os diretores musicais Fabio Hess e Davi Sartori; o diretor de cena, Sanjai Cardoso; e os diretores de palco: Nick e Denni. Os músicos Fabio Hess, Davi Sartori, Xande Figueiredo, Thatá Costa, Cris Julian, Dô de Carvalho e Raíff Dantas Barreto integraram a Banda Femucic, com participação especial dos técnicos de música do Centro de Difusão Musical do Sesc Maringá.

Femucic nas Escolas

Paralelo às quatro noites de apresentações, músicos participantes da edição 36 do festival foram convidados a se apresentar em escolas da rede pública de ensino de Maringá e Região, por meio do Femucic nas Escolas. Desde 2009, o projeto promove concertos didáticos, que permite aos alunos conhecerem mais sobre instrumentos e estilos musicais. Ao todo, 18 escolas receberam a ação.