O Sesc Ponta Grossa realizou na sexta-feira (1º de setembro) ação do Comércio em Movimento, desta vez no Supermercado Condor de Castro. Foi realizada uma oficina de Psicologia da Personagem, na área de cultura e educação, visando à autoestima dos funcionários, seus projetos de vida e resoluções de conflitos. Já em saúde foram realizadas orientações sobre a saúde bucal, maneira correta de escovação e doenças que podem ser prevenidas por meio de um bom hábito de higiene oral.

Essas ações proporcionam melhora na qualidade de vida do funcionário tanto no ambiente de trabalho como em sua vida pessoal.

img_20170901_155334192-520x293

Foi realizado no 26 de agosto,  o evento Dia em Família, atividade do projeto Comércio em Movimento. Os pais comerciários trouxeram ao Sesc os seus filhos para prestigiar ações pensadas especialmente para o “viver em família”. Pais e filhos realizaram as ações.

Na programação, para as crianças, houve contações de histórias, pintura em rosto, oficina de brinquedos e desenhos, aula de dança e a exibição de filme infantil. Já para os adultos aconteceram atividades como dança e exercícios de flexibilidade corporal.

No encerramento, a companhia CLAC, de Londrina, realizou uma apresentação artística envolvendo a arte circense.

2017-dia-em-familia-foto-1-520x211

Na tarde de 22 de agosto, foi realizada vivência  em danças circulares com grupo de comerciários do supermercados Condor da Av. Colombo, em Maringá.  A atividade proporcionou integração, cooperação e bem-estar para a promoção da qualidade de vida. A proposta da ação para comerciários, teve como objetivo sensibilizar, socializar, incentivar as interações entre as pessoas e também o senso de organização coletiva e proporcionou relacionamentos saudáveis dentro da empresa.

sup-condor-2017-520x390

O Sesc Londrina  Centro promoveu em parceria com o Sincoval, no dia 17 de agosto, uma ação do Comércio em Movimento: Prospect Negócios. Comerciários e empresários de Londrina, participaram da palestra com o francês Alexis de Vaulx,  radicado no Brasil, que apresentou um cases de sucesso. O executivo de negócios com aptidão para criar e identificar oportunidades, é um dos profissionais de referência da empresa Tok& Stok. Durante explanação, o empresário apresentou ao público como construir histórias que dão resultados. O evento contou com e 210 participantes e com parceiros do Sebrae, Senac, Rota do Café e V9 Comunicação & Marketing, entre outros.  A entrada para a palestra foi 1 kg de alimento não perecível. Os 180 kg de alimentos arrecadados serão revertidos para nove instituições atendidas pelo Mesa Brasil do Núcleo Londrina Aeroporto.

 

O Sesc Caiobá realizou na empresa Supermercado Bavaresco, em Praia de Leste, uma ação do Comércio em Movimento com o tema Comportamento Corporativo. Esta ação foi conduzida pelas colaboradoras Rosemary Aude (RH), Aine Sobrinho (técnico Administrativo da Unidade) e pela técnica em Educação Thais Santos.

Os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma reflexão sobre a relação de interdependência entre os colaboradores para o sucesso do trabalho.

g5

Na segunda (19) e terça–feira (20) o Sesc Cornélio Procópio realizou uma ação do Comércio em Movimento Saúde na empresas fidelizadas Coprolimpe e Magazine Luiza. Elas receberam atividades com o tema Prevenção da Diabetes e Hipertensão Arterial, conduzidas pelas técnicas de atividades de Educação em Saúde, Ivani Aquino Angelo e Panmella Rodrigues Bueno. Na ação, os comerciários participaram de uma roda de conversa sobre os principais cuidados na prevenção, com ênfase na alimentação.

A importância do comportamento preventivo e do autoconhecimento também foi discutida, por meio dos testes de glicemia/colesterol e aferição da pressão arterial, para a sensibilização sobre conhecimento do próprio corpo. A intenção das ações é desenvolver a autonomia das pessoas e fortalecer a capacidade de intervenção de acordo com a sua realidade, contribuindo para a qualidade de vida individual e em comunidade, afinal, promover saúde é também promover qualidade de vida.

2-2-520x293

A mais nova empresa fidelizada ao Comercio em Movimento é a Ingá Veículos,  recebeu a equipe do Sesc esta semana para a realização de ações voltadas ao Controle do estresse. Repensar as metas e traçar os objetivos com precisão orienta sobre diversas situações do dia a dia que poderiam ocasionar tensões e problemas. Estar consciente de quem você é e o que precisa fazer se torna mais fácil quando você tem uma ferramenta para auxiliar: o C H A (Conhecimento, Habilidade e Atitude). Pensando em Processos, Pessoas e Produtos, essa ferramenta é útil para uma Gestão de Alta Performance.

img_20170605_092524-520x293

Com o objetivo de promover a discussão de ideias entre os comerciários de Cascavel, aconteceu na noite de quarta-feira (17/5), o encontro de socialização e autodesenvolvimento “Tempo de Ideias com a comunidade”. Na ocasião, comerciários e empresários estiveram presentes para uma retomada de assuntos e novas ideias, para um novo aprendizado que possa ser estímulo às mudanças, uma atividade interativa que corresponde às diretrizes do programa e ao portfólio de ação do Comércio em Movimento deste ano.
A atividade foi mediada pelo palestrante Fabiano Brum que têm na música seu diferencial e marca registrada. O Tema “Encontre as respostas em você! Seus comportamentos, seus resultados”, foi conduzido com grande habilidade, as analogias entre a música e o mundo corporativo deram o destaque para o trabalho que foi saudado pelo público presente.

O Comércio em Movimento em Cascavel acontece de março a outubro/2017 e ao longo desse período 12 empresas fidelizadas recebem ações mensais de educação, cultura, lazer e saúde que fazem parte de um portfólio desenvolvido para atender as necessidades da empresa e de seus colaboradores num cronograma sistemático e de caráter formativo, atendendo ao compromisso de estarmos juntos do processo de autodesenvolvimento do comerciário e consequentemente do crescimento do Comércio.

img_6420

O clima organizacional é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a consequente reação a esta percepção. Para que o clima tenha uma reação positiva, a comunicação deve ser realizada com excelência. Esta comunicação engloba não apenas a fala e escrita, mas tudo aquilo que ajuda a nos relacionarmos com os outros.

Pensando nisso, a empresa CEABS Serviços recebeu pelo Comércio em Movimento, de 8 a 10 de maio, rodas de conversa e palestras com o tema “Comunicação e Clima Organizacional”.

Mais de 30 funcionários participaram dos encontros que trabalharam os subtemas: O Clima Organizacional atrelado a valores éticos, Comunicação Assertiva e Os segredos da Comunicação – “como me fazer entender”.

Estes momentos serviram para aprendizagem, aumento de repertório e reflexão dos participantes.

imgcomunicacao

No último domingo (8) alunos do Desafio 5km de Foz do Iguaçu tiveram a oportunidade de encerrar sua participação na atividade através do Circuito Sesc de Caminhada e corrida de rua de Cascavel, fechando assim um ciclo de três meses de exercícios regulares. Para os alunos é um fechamento com chave de ouro, pois cumpre a promessa que cada um faz para si mesmo ao iniciar o programa, correr 5 km. Para a empresa é a garantia de que os alunos poderão concluir suas atividades de forma segura, em uma prova bem organizada, que preza acima tudo a saúde e bem estar daqueles que a compõem.

Cada vez mais percebe-se a necessidade de realizar ações que envolvam dois ou mais projetos da instituição, o que fortalece as ações de maneira individual e coletiva, principalmente no que diz respeito à justificativa de cada uma destas para com a missão do Sesc junto a comerciários e seus dependentes.

O Desafio 5km já se consolidou em várias cidades do Paraná uma ação formadora de indivíduos mais conscientes em relação à qualidade de vida, uma vez que ingressa pessoas sedentárias em atividades físicas regulares, aprimorando sua condição física e implantando novos hábitos saudáveis.

 

foto-520x390

Nos dias 4 e 5 de maio o Sesc Palmas realizou nas empresas fidelizadas – Supermercado Ponto Certo, Lojas Salfer/Ricardo Elétro, e Trama de Panos, minicursos de Educação Financeira, nesses encontros os participantes receberam informações e dicas de como administrar suas finanças pessoais, bem como formas de economizar, buscando uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro.

pizap-com14945986618101-520x390

O Sesc Portão iniciou as ações do Comércio em Movimento com a realização do Sábado em Família que aconteceu dia 29/04, com grande adesão dos colaboradores das empresas fidelizadas e seus familiares.

Durante o evento foram divulgados os serviços dos programas de Educação, Cultura, Saúde e Esporte e Lazer por meio de ações educativas, culturais e esportivas ofertadas na Unidade de Serviço, além da parceria com o Senac por meio de workshops de Gestão financeira e Embelezamento e demais parceiros que trouxeram atrações como a apresentações musical do grupo de Tambores Japoneses , a exposições de aeromodelismo e plastimodelismo e o grupo de patinação sobre rodas.

Além disso, no dia 04/05 o Comércio em Movimento realizou minicurso do eixo Educação com o tema Marketing Pessoal e Profissional  na empresa fidelizada TECPAR – Instituto de Tecnologia do Paraná. No eixo Saúde, rodas de conversas vem sendo realizadas abordando as formas de Prevenção do Stress e relacionamento interpessoal.

As próximas ações de Educação e Saúde do Comércio em Movimento ocorrerão no período de abril a dezembro de 2017, nas empresas: Agricer, Tecpar, OVD, ATI e JBS.

img_20170429_145732534_hdr-520x293

 

As atividades do projeto Comércio em Movimento seguem de forma perene em Santo Antônio da Platina.

A atividade do dia 10/05, foi realizada mais uma ação. Na oportunidade o fisioterapeuta Guilherme Delsasso Lavorato, da cidade de Jacarezinho, abordou atividades com base em comportamento preventivo e que facilitam a postura física dos colaboradores fidelizados com relação à qualidade de vida deles no ambiente de trabalho.

As atividades acontecerão até o próximo dia 20 de maio. Mais quatro empresas participarão das atividades.

 

 

Foram realizadas atividades voltadas ao público comerciário na semana passada em Santo Antônio da Platina. As ações do projeto Comércio em Movimento, tiveram como tema a ” Língua Portuguesa no mundo corporativo” e foram realizadas em três lojas: Móveis Romera, Ana Pretta e Lojas Ipiranga e, atingiram, aproximadamente, 70 trabalhadores.

Dúvidas relacionadas ao uso da concordância nominal, crase e emprego do hífen foram os assuntos mais comentados.

As atividades foram ministradas pela experiente professora e especialista na área,  Luzia de Oliveira, a conhecida na cidade ” Dona Lou”.

2017-foto-dona-luzia-2-comercio-em-movimento-520x293

Na quinta-feira (6), empresas do Comércio em Movimento de Foz do Iguaçu puderam assistir à palestra do coach Jean Matos, com o tema “Inovar em tempo de crise, risco ou oportunidade?”.

A palestra abordou o momento atual brasileiro e o cenário que as empresas precisam enfrentar, assim como as pessoas. Segundo o Jean, “pessoas extraordinárias tornam-se profissionais extraordinários, que criam empresas extraordinárias e que consequentemente oferecem produtos e serviços extraordinários”.

A palestra possibilitou realizar autoanálise dos participantes para compreender se estão no grupo de inovadores ou de pessoas estagnadas, se são pessimistas ou otimistas. Trouxe, também, uma análise sobre a palavra “crise” que na língua chinesa significa: perigo versus oportunidade.

O que é o perigo? Perigo é um momento antes de uma tragédia ou problema, é um instante em que somos avisados de algo que poderá acontecer caso não mudemos o curso, então é uma sinalização, é um momento fantástico para se perceber uma nova oportunidade e mudar, melhorar e fazer diferente mesmo na simplicidade.
Inovar na crise é mais do que uma oportunidade, é a única saída!

img-20170407-wa0026-520x302

Na sexta-feira (24), o Supermercado Angeloni Água Verde recebeu uma homenagem pela participação no Comércio em Movimento. A empresa representada pela analista de Recursos Humanos, Keila Soares Rodrigues, recebeu a homenagem da gerente executiva do Sesc Água Verde, Silmara Marques.

O Supermercado Angeloni Água Verde é um parceiro em diversas ações desenvolvidas pela unidade.

As atividades junto às empresas fidelizadas ao projeto Comércio em Movimento recomeçaram dia 25 de janeiro, na empresa Romera. O tema escolhido pelo departamento de Recursos Humanos da Matriz da grande rede moveleira foi Língua Portuguesa no mundo corporativo. A roda de conversa conduzida pela orientadora de Letramento, Thaís Ferreirinha, contou com um jogo que possibilitou a participação ativa dos presentes e ao final a instrutora respondeu a dúvidas frequentes dos comerciários na linguagem escrita.

 

A ação Tempo de Ideias, do projeto Comércio em Movimento, foi realizada dia 21 de novembro, no Sesc Marechal Cândido Rondon, em parceira com a Câmara da Mulher Empreendedora. O bate-papo, mediado pelo coordenador do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), professor Douglas Roberto Borella, trouxe o tema “Como enfrentar a crise”. Durante o encontro, as participantes tiveram acesso a temas motivacionais e reflexões sobre os desafios do dia a dia. O gerente do Sesc Marechal Cândido Rondon, Júnior Bifon, ressaltou que a parceria com a CMEG e as constantes ações integradas ao Sindicomar e Senac são um exemplo do trabalho em conjunto que o Sistema Fecomércio desenvolve no município.

O Sesc Palmas realizou a oficina de biscuit (porcelana fria) com funcionárias do comércio no mês de outubro. Nesta atividade as participantes aprenderam como decorar potes de vidro e confeccionar objetos para decoração de ambientes.

A realização da oficina de biscuit proporcionou às participantes momentos de interação, descontração e relaxamento, além de oferecer a possibilidade de uma geração de renda extra.

pizap-com14794747854121-520x692-1