Com o objetivo de promover a discussão de ideias entre os comerciários de Cascavel, aconteceu na noite de quarta-feira (17/5), o encontro de socialização e autodesenvolvimento “Tempo de Ideias com a comunidade”. Na ocasião, comerciários e empresários estiveram presentes para uma retomada de assuntos e novas ideias, para um novo aprendizado que possa ser estímulo às mudanças, uma atividade interativa que corresponde às diretrizes do programa e ao portfólio de ação do Comércio em Movimento deste ano.
A atividade foi mediada pelo palestrante Fabiano Brum que têm na música seu diferencial e marca registrada. O Tema “Encontre as respostas em você! Seus comportamentos, seus resultados”, foi conduzido com grande habilidade, as analogias entre a música e o mundo corporativo deram o destaque para o trabalho que foi saudado pelo público presente.

O Comércio em Movimento em Cascavel acontece de março a outubro/2017 e ao longo desse período 12 empresas fidelizadas recebem ações mensais de educação, cultura, lazer e saúde que fazem parte de um portfólio desenvolvido para atender as necessidades da empresa e de seus colaboradores num cronograma sistemático e de caráter formativo, atendendo ao compromisso de estarmos juntos do processo de autodesenvolvimento do comerciário e consequentemente do crescimento do Comércio.

img_6420

O clima organizacional é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, por meio da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a consequente reação a esta percepção. Para que o clima tenha uma reação positiva, a comunicação deve ser realizada com excelência. Esta comunicação engloba não apenas a fala e escrita, mas tudo aquilo que ajuda a nos relacionarmos com os outros.

Pensando nisso, a empresa CEABS Serviços recebeu pelo Comércio em Movimento, de 8 a 10 de maio, rodas de conversa e palestras com o tema “Comunicação e Clima Organizacional”.

Mais de 30 funcionários participaram dos encontros que trabalharam os subtemas: O Clima Organizacional atrelado a valores éticos, Comunicação Assertiva e Os segredos da Comunicação – “como me fazer entender”.

Estes momentos serviram para aprendizagem, aumento de repertório e reflexão dos participantes.

imgcomunicacao

No último domingo (8) alunos do Desafio 5km de Foz do Iguaçu tiveram a oportunidade de encerrar sua participação na atividade através do Circuito Sesc de Caminhada e corrida de rua de Cascavel, fechando assim um ciclo de três meses de exercícios regulares. Para os alunos é um fechamento com chave de ouro, pois cumpre a promessa que cada um faz para si mesmo ao iniciar o programa, correr 5 km. Para a empresa é a garantia de que os alunos poderão concluir suas atividades de forma segura, em uma prova bem organizada, que preza acima tudo a saúde e bem estar daqueles que a compõem.

Cada vez mais percebe-se a necessidade de realizar ações que envolvam dois ou mais projetos da instituição, o que fortalece as ações de maneira individual e coletiva, principalmente no que diz respeito à justificativa de cada uma destas para com a missão do Sesc junto a comerciários e seus dependentes.

O Desafio 5km já se consolidou em várias cidades do Paraná uma ação formadora de indivíduos mais conscientes em relação à qualidade de vida, uma vez que ingressa pessoas sedentárias em atividades físicas regulares, aprimorando sua condição física e implantando novos hábitos saudáveis.

 

foto-520x390

Nos dias 4 e 5 de maio o Sesc Palmas realizou nas empresas fidelizadas – Supermercado Ponto Certo, Lojas Salfer/Ricardo Elétro, e Trama de Panos, minicursos de Educação Financeira, nesses encontros os participantes receberam informações e dicas de como administrar suas finanças pessoais, bem como formas de economizar, buscando uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro.

pizap-com14945986618101-520x390

O Sesc Portão iniciou as ações do Comércio em Movimento com a realização do Sábado em Família que aconteceu dia 29/04, com grande adesão dos colaboradores das empresas fidelizadas e seus familiares.

Durante o evento foram divulgados os serviços dos programas de Educação, Cultura, Saúde e Esporte e Lazer por meio de ações educativas, culturais e esportivas ofertadas na Unidade de Serviço, além da parceria com o Senac por meio de workshops de Gestão financeira e Embelezamento e demais parceiros que trouxeram atrações como a apresentações musical do grupo de Tambores Japoneses , a exposições de aeromodelismo e plastimodelismo e o grupo de patinação sobre rodas.

Além disso, no dia 04/05 o Comércio em Movimento realizou minicurso do eixo Educação com o tema Marketing Pessoal e Profissional  na empresa fidelizada TECPAR – Instituto de Tecnologia do Paraná. No eixo Saúde, rodas de conversas vem sendo realizadas abordando as formas de Prevenção do Stress e relacionamento interpessoal.

As próximas ações de Educação e Saúde do Comércio em Movimento ocorrerão no período de abril a dezembro de 2017, nas empresas: Agricer, Tecpar, OVD, ATI e JBS.

img_20170429_145732534_hdr-520x293

 

As atividades do projeto Comércio em Movimento seguem de forma perene em Santo Antônio da Platina.

A atividade do dia 10/05, foi realizada mais uma ação. Na oportunidade o fisioterapeuta Guilherme Delsasso Lavorato, da cidade de Jacarezinho, abordou atividades com base em comportamento preventivo e que facilitam a postura física dos colaboradores fidelizados com relação à qualidade de vida deles no ambiente de trabalho.

As atividades acontecerão até o próximo dia 20 de maio. Mais quatro empresas participarão das atividades.

 

 

Foram realizadas atividades voltadas ao público comerciário na semana passada em Santo Antônio da Platina. As ações do projeto Comércio em Movimento, tiveram como tema a ” Língua Portuguesa no mundo corporativo” e foram realizadas em três lojas: Móveis Romera, Ana Pretta e Lojas Ipiranga e, atingiram, aproximadamente, 70 trabalhadores.

Dúvidas relacionadas ao uso da concordância nominal, crase e emprego do hífen foram os assuntos mais comentados.

As atividades foram ministradas pela experiente professora e especialista na área,  Luzia de Oliveira, a conhecida na cidade ” Dona Lou”.

2017-foto-dona-luzia-2-comercio-em-movimento-520x293

Na quinta-feira (6), empresas do Comércio em Movimento de Foz do Iguaçu puderam assistir à palestra do coach Jean Matos, com o tema “Inovar em tempo de crise, risco ou oportunidade?”.

A palestra abordou o momento atual brasileiro e o cenário que as empresas precisam enfrentar, assim como as pessoas. Segundo o Jean, “pessoas extraordinárias tornam-se profissionais extraordinários, que criam empresas extraordinárias e que consequentemente oferecem produtos e serviços extraordinários”.

A palestra possibilitou realizar autoanálise dos participantes para compreender se estão no grupo de inovadores ou de pessoas estagnadas, se são pessimistas ou otimistas. Trouxe, também, uma análise sobre a palavra “crise” que na língua chinesa significa: perigo versus oportunidade.

O que é o perigo? Perigo é um momento antes de uma tragédia ou problema, é um instante em que somos avisados de algo que poderá acontecer caso não mudemos o curso, então é uma sinalização, é um momento fantástico para se perceber uma nova oportunidade e mudar, melhorar e fazer diferente mesmo na simplicidade.
Inovar na crise é mais do que uma oportunidade, é a única saída!

img-20170407-wa0026-520x302

Na sexta-feira (24), o Supermercado Angeloni Água Verde recebeu uma homenagem pela participação no Comércio em Movimento. A empresa representada pela analista de Recursos Humanos, Keila Soares Rodrigues, recebeu a homenagem da gerente executiva do Sesc Água Verde, Silmara Marques.

O Supermercado Angeloni Água Verde é um parceiro em diversas ações desenvolvidas pela unidade.

As atividades junto às empresas fidelizadas ao projeto Comércio em Movimento recomeçaram dia 25 de janeiro, na empresa Romera. O tema escolhido pelo departamento de Recursos Humanos da Matriz da grande rede moveleira foi Língua Portuguesa no mundo corporativo. A roda de conversa conduzida pela orientadora de Letramento, Thaís Ferreirinha, contou com um jogo que possibilitou a participação ativa dos presentes e ao final a instrutora respondeu a dúvidas frequentes dos comerciários na linguagem escrita.

 

A ação Tempo de Ideias, do projeto Comércio em Movimento, foi realizada dia 21 de novembro, no Sesc Marechal Cândido Rondon, em parceira com a Câmara da Mulher Empreendedora. O bate-papo, mediado pelo coordenador do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), professor Douglas Roberto Borella, trouxe o tema “Como enfrentar a crise”. Durante o encontro, as participantes tiveram acesso a temas motivacionais e reflexões sobre os desafios do dia a dia. O gerente do Sesc Marechal Cândido Rondon, Júnior Bifon, ressaltou que a parceria com a CMEG e as constantes ações integradas ao Sindicomar e Senac são um exemplo do trabalho em conjunto que o Sistema Fecomércio desenvolve no município.

O Sesc Palmas realizou a oficina de biscuit (porcelana fria) com funcionárias do comércio no mês de outubro. Nesta atividade as participantes aprenderam como decorar potes de vidro e confeccionar objetos para decoração de ambientes.

A realização da oficina de biscuit proporcionou às participantes momentos de interação, descontração e relaxamento, além de oferecer a possibilidade de uma geração de renda extra.

pizap-com14794747854121-520x692-1

Na manhã de quarta-feira (16) foram realizadas duas palestras com os colaboradores da Empresa Brasileira Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), fundada para apoio aos Hospitais Universitários, especificamente em Curitiba, ao Hospital de Clínicas/UFPR, pelo projeto Comércio em Movimento.

A coach e enfermeira, Bernadete Olesczuk com MBA em Gestão Estratégica de Negócios conversou com o grupo sobre etiqueta profissional, explicando sobre as gafes que normalmente ocorrem no trabalho (esquecimentos, descumprimento de prazos, resolução de questões pessoais, vestimentas inapropriadas, etc). Para tanto, ela sugeriu dicas, como o contrato de convivência que pode ser criado em equipes de trabalho para estabelecer regras de convívio.

Após o intervalo, o assunto centrou-se com e-mail corporativo e no uso de aplicativos como o whatsapp. A coach mostrou que não se deve usar o e-mail da empresa para uso pessoal e os cuidados que é preciso ter com “responder a todos”, “uso do ponto de exclamação”, entre outras considerações que costumam passar despercebidas. Sobre o uso de aplicativos e de grupos de whatsapp ela garantiu que deve-se manter conversas informais e não utilizá-los para “passar orientações” ou “falar da empresa”.

Em todos os momentos a mediadora apontou a importância de “estar presente” quando se executa uma função e não no “piloto automático” para desta maneira cometer menos erros e produzir com mais qualidade.

 

ebserh-etiqu-520x293

Nesta terça feira (18) foi realizada a Oficina de Hortas urbanas no Sesc Londrina, utilizando o material da Semana do Comércio em Movimento (vaso em MDF) e sementes. Conceitos de luminosidade, tipos de solos, plantio, tipos de plantas, adubação e compostagem foram explicados aos participantes. A roda de conversa entre o pessoal foi bastante informal, com discussões sobre o tema “Sustentabilidade”.

Utilizar um pouco do nosso tempo para resgatar o contato com a natureza é uma excelente opção para diminuir o stress, respeitar a terra e sentir-se feliz!

No primeiro dia da Semana do Comércio em Movimento os comerciários da cidade de Apucarana iniciaram a prática do bem-estar colocando o corpo em movimento. O minicurso de Dança de Salão está acontecendo de 17  a 20 de Outubro, durante estes quatro dias de aula os comerciários estão aprendendo técnicas básicas nos gêneros Sertanejo, Forró, Arrasta pé e Bolero.

A dança desenvolve coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial, desperta e aprimora a musicalidade corporal de forma inteligente e natural, permitindo uma melhora na autoestima e a ruptura de diversos bloqueios psicológicos, possibilita o convívio e aumento do rol de relações sociais, torna-se uma opção de lazer.

Como parte das ações da Semana do Comércio em Movimento, no dia 18 de outubro, o Sesc Água Verde promoveu a Oficina Horta Urbana, ministrada pela Orientadora Xarene Moraes, onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as culturas e práticas que se adequam a ambientes pequenos, além de conhecer os métodos de cultivo dos produtos encontrados no comércio.

A oficina se dividiu em três momentos, iniciando com a diferença entre produtos Transgênicos, Orgânicos e Hidropônicos logo em seguida, os participantes realizaram o transplantio de mudas para vasos ou recipientes recicláveis. Na segunda parte da oficina, os participantes utilizaram as caixas em MDF disponibilizadas pelo Sesc bem como sementes de Rúcula, Almeirão, Salsinha, Manjericão e Coentro para semearem. Para fechar a Oficina foi abordado o controle de Pragas comuns em pequenas Hortas, através de métodos Ecológicos.

Os participantes levaram para suas casas os vasos com mudas e as caixas em MDF semeadas com temperos, para difundir as técnicas e conhecimentos adquiridos na Oficina e continuarem com suas Hortas Urbanas.

Foram realizadas nas dependências do Sesc Paranaguá, por ocasião da Semana do Comerciário, duas palestras com temáticas sempre atuais e pertinentes a nossa realidade.

No dia 10, segunda-feira, aconteceu a palestra sobre “Qualidade de Vida – Equilíbrio físico e mental” – Bate-papo interativo sobre as diversas situações de stress do ser humano, seja no campo pessoal ou profissional ,  e como administrar  estes eventos  negativos no nosso cotidiano e principalmente na nossa saúde. Dinâmico e objetivo, o palestrante utilizou uma abordagem mais descontraída para o tema.

No dia 13, quinta-feira, a palestra “Educação Financeira Pessoal”, contou com público eclético e participativo. Também dinâmica e interativa, a ação teve como propósito mostrar as principais dificuldades que as pessoas têm em administrar sua vida no campo financeiro.

No dia 6 de setembro, o Sesc Cornélio Procópio realizou atividades do Comércio em Movimento Saúde na Coproservice. A empresa, que possui em seu quadro 30 comerciários, recebeu a ação com o tema comportamento preventivo, conduzida pela técnica de atividades de Educação em Saúde, Ivani Aquino Angelo, e pela enfermeira Janaína Pomin.

Na ocasião, foi realizada uma roda de conversa sobre o tema, explanando a importância da prevenção em saúde, cuidados com o corpo e autoconhecimento. Na sequência, foram realizados os testes de glicemia e aferição de pressão arterial, para a sensibilização sobre conhecimento do próprio corpo, sempre focando na importância dos cuidados preventivos, por meio de consultas médicas e exames laboratoriais periódicos.

A intenção das ações é desenvolver a autonomia das pessoas e fortalecer a capacidade de intervenção de acordo com a sua realidade, contribuindo para a qualidade de vida individual e da comunidade, afinal promover saúde é também promover qualidade de vida.

No dia 10 de setembro, o Sesc Maringá desenvolveu as atividades de Dança Circular e Musicalização na Distribuidora Gerdau de Maringá. A empresa é fidelizada no projeto Comércio em Movimento e as atividades tiveram como objetivo promover a integração entre os participantes.

Participaram colaboradores e familiares, que puderam desfrutar de momentos de reflexão sobre como cada pessoa pode contribuir para construir melhores relacionamentos dentro e fora da empresa. A atividade também contou com a participação do CDM – Centro de Difusão Musical da unidade.

O Sesc Cornélio Procópio abriu sua unidade na tarde do dia 24 de setembro, para o Dia em Família – atividade do produto Comércio em Movimento. A programação contou com oficina de artesanato, posto de orientação em alimentação saudável/saúde bucal, recreação para crianças e pais e foi finalizada com a apresentação teatral da Cia Atrito Artes, de Londrina. A atividade tem por objetivo proporcionar ao comerciário e seus dependentes um momento de interação e socialização, vivenciando as atividades que o Sesc tem a oferecer ao nosso público preferencial.