Ação Social
Ação Social

Mesa Brasil

ID, $status_covid19); ?>

O que é o Mesa Brasil?

O Mesa Brasil Sesc é uma Rede Nacional de Bancos de Alimentos que atua contra a fome e o desperdício. É formada por mais de 3.000 parceiros doadores (produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento e indústrias de alimentos, além de empresas de diversos ramos de atividade), que doam seus excedentes de produção em condições seguras, próprios para o consumo.

O Programa iniciou em São Paulo em 1994 e como os resultados foram exitosos, em 2003 o Departamento Nacional do SESC iniciou a expansão para todo o país (26 estados e Distrito Federal), o que permanece até hoje.

No Sesc Paraná foi implantado em 2003, e já arrecadou e distribuiu nestes 18 anos mais de 32,9 milhões de quilos de alimentos, beneficiando anualmente mais de 125.000 pessoas nas sete cidades-sede e na área de abrangência, que foi ampliado em 2020, através de cadastros emergenciais como resposta à situação de calamidade pública. O Programa está presente em Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Cascavel, Campo Mourão, Maringá e Londrina, e atende também mais 79 municípios da área de abrangência, atuando em 86 municípios do estado.

O trabalho do Mesa Brasil Sesc vai além da distribuição de alimentos. O Programa desenvolve ações educativas nas áreas de Nutrição e Serviço Social, com o objetivo de promover uma alimentação adequada e fortalecer a gestão das entidades sociais assistidas. A dimensão educativa é um diferencial, uma vez que procura potencializar o trabalho por meio da formação de agentes multiplicadores, desenvolvendo a autonomia das Instituições.

Resultados 2020 – Mesa Brasil Paraná

  • Mais de 2 milhões e 522 mil quilos de alimentos e produtos distribuídos às instituições sociais cadastradas.
  • Mais de 250 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional beneficiadas.
  • Atendimento a 791 entidades sociais cadastradas.
  • 449 empresas doadoras parceiras.
  • Mais de 24 milhões de refeições complementadas.

Campanha Estadual de Arrecadação de Alimentos e Blitz do Bem

Criada em abril de 2020 para amenizar o impacto da pandemia da Covid-19 na vida dos paranaenses em vulnerabilidade social, a Campanha Estadual do Mesa Brasil do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR distribuiu mais de 1.000.000 de quilos de alimentos e produtos em 01 ano da ação!

A Campanha teve como proposta a realização de um trabalho de solidariedade humanitária e enfrentamento da situação, contribuindo com a qualidade de vida e dignidade de milhares de paranaenses.

Além das doações sistemáticas presentes nas sete unidades do Programa Mesa Brasil no estado, a partir do mês de maio/21 serão realizadas, bimestralmente, blitz solidárias em 30 cidades para continuar esse trabalho em prol de quem precisa.

Para saber mais acesse nossa página: www.sescpr.com.br/doe-mesa-brasil/

Quem pode doar?

Podem doar pessoas físicas e jurídicas.

A participação pode ser feita por meio de doações alimentos, produtos de higiene e limpeza, equipamentos, utensílios, material de consumo em geral, EPIs, e outros.

Se na sua empresa existem excedentes de alimentos que podem contribuir para o combate à fome, não permita que sejam descartados – cadastre-se no Mesa Brasil Sesc e ajude a alimentar esta ideia.

Como doar?

Para doar basta entrar em contato com uma de nossas Unidades e informar sobre a disponibilidade de alimentos, produtos ou serviços. Nossa equipe irá orientá-lo sobre o cadastro e fará o alinhamento logístico.

Os resultados do Programa Mesa Brasil Sesc Paraná dependem da sensibilização e colaboração de empresários, produtores, industrias, comerciantes, atacadistas, entre outros. O Sesc coleta os gêneros nas empresas conforme disponibilidade de excedentes e os repassa integralmente às entidades cadastradas no Programa, preservando a qualidade dos itens coletados desde sua doação até a entrega.

Responsabilidades dos doadores

  • Doar somente alimentos próprios para o consumo.
  • Manter os alimentos armazenados adequadamente até o momento da coleta.
  • Avisar ao Programa o dia, o horário e o local para ser realizada a coleta.
  • Exigir o recibo de doação do Programa Mesa Brasil Sesc Paraná e arquivar em pasta própria.

Responsabilidades do Sesc

  • Coletar os gêneros conforme a programação definida com o doador e repassá-los integralmente às instituições sociais cadastradas.
  • Preservar a qualidade dos itens, a partir da doação até sua distribuição.
  • Emitir recibo para o doador e também para cada instituição social receptora.

O que pode ser doado?

Alimentos

  • Frutas, legumes e verduras.
  • Frios e laticínios.
  • Grãos e cereais.
  • Enlatados e conservas.
  • Pães e massas.
  • Carnes e derivados.
  • Outros.

Produtos e serviços como:

  • Combustível.
  • Material gráfico.
  • Embalagens plásticas.
  • Empréstimo de veículos.
  • Divulgação.
  • Transporte.

O que não pode ser doado?

  • Refeições prontas.
  • Doces e pães com recheios cremosos.
  • Alimentos com embalagens danificadas, data de validade vencida ou fora das condições normais de uso.

Como receber?

Para receber alimentos, a instituição social  deve atender alguns critérios do Programa. Realize contato com a unidade mais próxima e solicite a visita de um de nossos assistentes sociais!

Documentação e Critérios necessários:

  1. Possuir CNPJ, Estatuto Social, Ata da última Eleição, Registro em Conselho de Direitos e Alvará Sanitário.
  2. Prestar atendimento gratuito
  3. Atender sem distinção de credo, etnia ou religião.
  4. Não agregar a ação a qualquer prática religiosa ou credo.
  5. Pode ou não atender em sistema de abrigo.
  6. Não ter vínculo político ou partidário.
  7. Possuir cozinha, despensa e refeitório adequados.
  8. Ter disponibilidade para participar regularmente de palestras, cursos, treinamentos e/ou outras ações educativas.

Segurança, transparência e prestação de contas diária

Para gerenciar os controles administrativos, um Sistema Informatizado é alimentado diariamente, permitindo gerar relatórios  com informações da quantidade de quilos recebidos de cada empresa e  doados em cada entidade.

O Mesa Brasil Sesc Paraná é pioneiro na implantação do Relatório de Rastreabilidade on-line. Assim o doador pode acompanhar o destino de sua doação e verificar quem está sendo beneficiado com ela.

No Paraná o Mesa Brasil Sesc conta com sete sedes, dispostas  para suprir as necessidades logísticas e abrangendo o atendimento a mais de 80 municípios. Além das sedes com área de armazenamento, dispõe de uma frota de 15 veículos, sendo quatro caminhões e 11 vans, todos refrigerados, para garantir a conservação dos alimentos.

Tudo é planejado detalhadamente para assegurar a higiene e a conservação adequada dos alimentos desde o momento da doação até a entrega para as entidades receptoras.


Meu Sesc

Agora digite sua senha

Recuperar senha
Insira abaixo o seu login cadastrado ou o n˚ do seu Cartão Sesc e receba instruções e o link para criar uma nova senha.