Regulamento Técnico

Sesc Duathlon São José dos Pinhais

14 de Julho de 2024

O Sesc Duathlon São José dos Pinhais tem por objetivo difundir e incentivar a modalidade esportiva por meio de provas promocionais com cunho educativo, cultural e inclusivo.

A prova será realizada nas distância Sprint: 5 km para a corrida, 20 km para o ciclismo e 2,5 km para a corrida, nas categorias Speed e Mountain Bike;

1. PÚBLICO-ALVO:

Trabalhadores do Comércio de bens, serviços e turismo e público em geral, a partir de 16 anos.

2. CATEGORIAS: É válida a idade que o atleta tiver no dia 31/12/2024.

  • Sprint Speed Masculina: 16/29, 30/39, 40/49, 50/59, 60 anos em diante.
  • Sprint Speed Feminina: 16/29, 30/39, 40/49, 50/59, 60 anos em diante.
  • Sprint Mountain Bike Masculina: 16/29, 30/39, 40/49, 50/59, 60 anos em diante.
  • Sprint Mountain Bike Feminina: 16/29, 30/39, 40/49, 50/59, 60 anos em diante.
  • Sprint Revezamento Dupla Masculina: A partir de 16 anos. Única.
  • Sprint Revezamento Dupla Feminina: A partir de 16 anos. Única.
  • Sprint Revezamento Dupla Mista: A partir de 16 anos. Única.
  • Pessoas com Deficiência (PcD) Masculina: A partir de 16 anos. Única (gratuito).
  • Pessoas com Deficiência (PcD) Feminina: A partir de 16 anos. Única (gratuito).
  • Cadeirante Masculina: A partir de 16 anos. Única (gratuito).
  • Cadeirante Feminina: A partir de 16 anos. Única (gratuito).

3. INSCRIÇÕES: (www.sescpr.com.br/duathlon)

PRAZO E INVESTIMENTO:

Período de inscrições: 15/04/2024 até às 23h59 de 07/07/2024.

Trabalhadores do Comércio (qualquer estado) e empresários do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Paraná:

  • Sprint Individual Speed e MTB – R$ 125,00 
  • Sprint Revezamentos – R$175,00

Público em geral:

  • Sprint Individual Speed e MTB – R$ 145,00
  • Sprint Revezamentos – R$235,00 

As inscrições realizadas até o dia 14/06/2024 terão R$15,00 de desconto.

Outros Descontos:

  • As pessoas a partir de 60 anos pagarão 50% da taxa cobrada ao Publico Geral.
  • Os inscritos na categoria PcD – estão isentos da taxa de inscrição. 

FORMA DE INSCRIÇÃO:

As inscrições serão aceitas até o preenchimento do limite máximo de inscrições previstas. Depois de efetuada a confirmação do pagamento e envio dos documentos (par-q e/ou atestado), se houverem cancelamentos, poderão ser liberadas novas vagas para os atletas que constarem na lista de espera. A organização entrará em contato via e-mail com os atletas da lista de espera.

ATENÇÃO: após o preenchimento da inscrição via internet imprima o boleto bancário,  efetue o pagamento conforme indicado no boleto e encaminhe cópia dos documentos  (par-q e/ou atestado) por e-mail – eventosesportivos@sescpr.com.br – no prazo máximo de 5 (cinco) dias corridosNão havendo o envio dos documentos no prazo estabelecido, sua inscrição será automaticamente cancelada; Caso o boleto da inscrição tenha sido pago, não haverá devolução caso não sejam cumpridas as comprovações necessárias – por categoria – contidas neste regulamento.

  • PAR-Q ou Atestado Médico: Envio do Questionário de Prontidão para Atividade Física (PAR-Q) corretamente preenchido ou do atestado médico de aptidão específica para atividade física sem restrições, com data posterior a 14 de julho de 2023, considerando-se a validade do documento de 12 meses.
  • Cartão Cliente Sesc atualizado: Os atletas Trabalhadores do Comércio de bens, serviços e turismo, deverão informar o número do Cartão Cliente Sesc (atualizado) no ato da inscrição. Trabalhadores do Comércio de outros estados devem  encaminhar o documento por e-mail para ter direito ao desconto.
  • É responsabilidade do atleta, no ato da inscrição, preencher todos os campos e fornecer os dados pessoais corretos.
  • Não serão realizadas devoluções de taxas de inscrição (por erro na seleção/escolha da categoria, entre outros), exceto por motivo de força maior – lesão, acidente e cirurgia – com comprovação mediante apresentação de atestado médico. A possibilidade de devolução da taxa será analisada pela Comissão Organizadora da Prova.
  • Os atletas da categoria PcD inscritos na prova, deverão enviar declaração médica, assinada e com o carimbo do CRM do médico que os enquadre como atleta com deficiência e estar aptos para participar do Sesc Duathlon.
  • As inscrições são pessoais e intransferíveis. Caso haja troca ou repasse da inscrição, os envolvidos serão desclassificados da prova e suspensos por uma edição do Sesc Duathlon São José dos Pinhais.

IMPORTANTE!

  • Para participar, os atletas devem estar em boa forma física. Sua saúde e bem-estar são de fundamental importância. Antes de se inscrever em uma competição, faça uma avaliação médica e procure um profissional para avaliar sua aptidão física.
  • Em caso de apresentação de quadro clínico de risco, o atleta que for atendido por médico da equipe do evento deverá acatar as orientações do profissional.

4. PROGRAMAÇÃO:

RETIRADA DO KIT

  • Data: 13 de Julho de 2024 – das 9h às 17h
  • Local: Sesc São José dos Pinhais
  • Endereço: Avenida Rocha Pombo, 2864 – Águas Belas, São José dos Pinhais.

O kit do atleta é composto essencialmente de: numerais, adesivos, alfinetes, camiseta, sacola  e chip descartável.

Clique aqui para conferir o kit atleta.

  • A retirada do seu kit de competição será possível mediante apresentação de documento oficial com foto (levar comprovante de pagamento para eventual necessidade).
  • A retirada do kit por terceiros será permitida somente mediante apresentação de documento oficial com foto (original ou cópia) do atleta inscrito e documento oficial com foto do representante do atleta.

Atenção: Para atletas menores, o termo de responsabilidade deverá ser assinado pelo responsável na retirada do kit atleta.

PROVA

  • Data: 14 de julho de 2024 – Domingo.
  • Local: Centro de Esportes e Lazer Ney Braga – Rua Dona Izabel A Redentora, 2355 – Centro, São José dos Pinhais – PR.

Horário – Todas as Categorias:

  • Check In – 6h00 às 6h45.
  • Largada PcD– 7h00.
  • Largada categorias e revezamento – 7h03.
  • Check Out – após a transição do último atleta do ciclismo para a última corrida.

PREMIAÇÃO

  • A partir das 9h00.

5. PERCURSO DA PROVA:

A prova será realizada no Município de São José dos Pinhais. As distâncias a serem percorridas por modalidade serão as seguintes:

CORRIDA:  5km (duas voltas).

Local: Rua Dona Isabel A Redentora, Rua Marcelino Nogueira, Rua Norberto de Brito, Rua Ten. Djalma Dutra, Rua Voluntários da Pátria e Rua João Ângelo Cordeiro.

Atenção: O atleta é responsável pela contagem de voltas. Caso adentre à área de transição com o número inferior de voltas no percurso, será desclassificado.

CICLISMO: 20km (quatro voltas).

Local: Rua Dona Isabel A Redentora, Rua Alcídio Viana, Rua Voluntários da Pátria, Rua Gen. Catão Mena Barreto Monclaro, Rua Mal. Malet, Rua Maria Helena, Rua Voluntários da Pátria, Av das Torres e Rua Dona Isabel A Redentora.

Atenção: O atleta é responsável pela contagem de voltas. Caso adentre à área de transição com o número inferior de voltas no percurso, será desclassificado.

CORRIDA: 2,5k (uma volta).

Local:  Mesmas ruas do primeiro trecho da corrida.

Clique aqui para verificar o mapa do percurso.

6. ORIENTAÇÕES PARA CUMPRIMENTO DA PROVA (Em casos de descumprimentos, caberá a Organização do evento as devidas desclassificações ou punições).

CONDUTA NO CHECK IN

  • Atenção: Será exigida a apresentação de documento oficial com foto de todos os participantes no momento do check-in, e a não apresentação do documento desclassificará automaticamente o participante. O Atleta não participará da prova.
  • Concentração dos atletas na Área de Transição em frente ao Centro de Esportes e Lazer Ney Braga, para conferência dos equipamentos.
  • Conferência dos numerais – numeral de peito, no selim da bike, numeral no guidão da bike, numeral na parte frontal e traseira do capacete.
  • O atleta deverá estar com o capacete na cabeça e afivelado para entrar na transição.
  • O adesivo (do selim da bicicleta), deverá estar visível em ambos os lados da bicicleta.
  • Caso o atleta esteja com qualquer equipamento irregular, não poderá realizar a prova, devendo devolver os numerais de competição (corrida, bicicleta, capacete e suporte da bicicleta) e chip, não podendo participar da prova, mesmo sem os numerais e chip de cronometragem.
  • Obs.: Bicicletas ou equipamentos em desconformidade às exigências contidas nesse regulamento são proibidos, e a permissão ou proibição de realizar a prova com determinado equipamento ou bicicleta, serão analisados, avaliados e aprovados pela equipe de arbitragem da FPTri (Federação Paranaense de Triathlon).
  • Para as duplas de revezamento, no momento do check in, a presença dos 2 (dois) atletas ao mesmo tempo é obrigatória.

CONDUTA NA ÁREA DE TRANSIÇÃO

  • O atleta deverá cumprir o horário pré-estabelecido de abertura e fechamento da área de transição.
  • O atleta deve, obrigatoriamente, usar apenas o espaço a ele destinado.
  • É proibido pedalar na área de Transição.
  • O atleta não deve impedir o progresso de outros competidores na área de transição.
  • O atleta não pode mexer nos equipamentos dos outros competidores.
  • O atleta deverá “montar” e “desmontar” na bicicleta a partir da faixa pré-estabelecida e devidamente marcada no chão.
  • Só será permitida a presença de pessoas devidamente autorizadas na área de transição.
  • A Comissão Organizadora não se responsabilizará por equipamentos/acessórios dos atletas do evento durante toda a realização.
  • Check Out – O atleta só poderá retirar seu material da área de transição após a transição do último atleta do ciclismo para a última corrida, mediante apresentação de sua numeração ou com autorização da Comissão Organizadora.
  • Após as 10h, todo o material que não tiver sido retirado será recolhido pelo coordenador da Área de Transição e o atleta deverá procurar os coordenadores no Sesc São José dos Pinhais.

CONDUTA NA LARGADA

  • Será realizada largada única para a categoria PcD às 7h00.
  • Será realizada largada única para todas as categorias às 7h03.
  • Se o atleta largar fora do horário, será automaticamente desclassificado, e não poderá continuar a prova (ciclismo e corrida).
  • O atleta deverá estar posicionado na área de largada de acordo com a orientação do coordenador.

CONDUTA NA CORRIDA

Obrigatório

  • Manter o numeral fornecido pela organização visível, na frente do corpo, durante toda a corrida, sob pena de desclassificação.
  • Percorrer o trajeto por completo, indicado pela sinalização ou pelos estafes.
  • O uso de chip eletrônico fornecido pela organização.

Não é permitido

  • Qualquer ajuda por parte de pessoa estranha à prova, exceto para recebimento de água nos postos de hidratação fornecidos pela organização e no espaço indicado para as Assessorias.

Permitido

  • Aos atletas da categoria PcD receberem auxílio, desde que autorizados pela organização.

CONDUTA NO CICLISMO

Obrigatório

  • Usar capacete tradicional “coquinho”, duro e afivelado durante toda a etapa de ciclismo, inclusive para sair da área de transição.
  • Fixar o numeral do competidor fornecido pela organização, no capacete e na bicicleta para identificação.
  • Utilizar apenas uma bicicleta durante a prova.
  • Usar o chip eletrônico fornecido pela organização.
  • Pedalar sempre pela direita e ultrapassar somente pela esquerda.
  • Para “montar” e “desmontar” na bicicleta deverá ser respeitada a marcação feita no chão pela organização.
  • Utilizar rodas raiadas; caso esse item não seja cumprido, o atleta será proibido de participar da prova.
  • Para bicicletas Mountain Bike, usar pneus no tamanho mínimo de 1.90, sendo 26” ou 29”, de qualquer tipo.

Permitido

  • Realizar reparo na bicicleta durante a prova, com o próprio material (identificado no “check in”) e sem receber ajuda de terceiros.
  • Para bicicletas Mountain Bike, permitido o uso de pneus slick ou semi-slick (liso) e/ou lixado (careca), pneus com friso contínuo.

Não é Permitido

  • Utilizar ou receber ajuda externa.
  • Utilizar clip ou bar end de qualquer modelo/cumprimento.
  • Utilizar guidão aerodinâmico tipo “chifre de boi”.
  • O uso do capacete gota ou meia gota, podendo ser utilizado apenas o capacete tradicional “coquinho”.
  • Pedalar na área de transição.
  • Pedalar com o capacete desafivelado.
  • Pedalar com o torso nu.
  • Trocar de bicicleta.
  • Vácuo entre os atletas de sexo oposto.
  • Vácuo atrás das motos do evento.
  • Bicicleta montada para contra relógio.
  • O atleta que não estiver com a bicicleta nas condições acima será proibido de participar da prova, estando desclassificado.

Punição para vácuo

  • O atleta será advertido com cartão azul e será penalizado com um minuto no seu tempo final de prova. Se permanecer no vácuo ou voltar a cometer a infração, receberá cartão vermelho e estará desclassificado;
  • O atleta que receber dois cartões azuis será desclassificado.

PcD

  • A categoria PcD será realizada com qualquer tipo de bicicleta (speed ou mountain bike), respeitando todas as outras questões referentes à conduta no ciclismo.

CONDUTA NA CHEGADA

  • Será considerada a chegada de um atleta quando qualquer parte do torso do atleta cruzar a linha de chegada verticalmente.
  • Ao cruzar a linha de chegada, o atleta assume o seu resultado final, não havendo possibilidade dele retornar à competição novamente.
  • Se houver empate na chegada, entre dois ou mais atletas, a classificação da chegada será decidida pelo árbitro da cronometragem, que poderá recorrer aos recursos de foto ou vídeo para dar seu parecer final.

CONDUTA NO REVEZAMENTO (Duplas)

  • Cada equipe poderá inscrever dois (02) integrantes na prova. Não será permitida a participação de 03 integrantes. Um atleta realizará a modalidade de corrida inicial,  o outro atleta a modalidade do ciclismo, retornando o primeiro atleta para a corrida novamente.
  • Somente serão aceitas inscrições preenchidas com os dados dos dois (02) integrantes.
  • É obrigatória a presença dos dois integrantes do revezamento na hora do check-in dentro do horário limite.
  • Cada integrante receberá 1 chip descartável e deverá utilizar esse chip durante o seu trajeto.
  • A passagem da pulseira entre os atletas deverá acontecer na transição, no local da bicicleta da equipe.
  • Podem utilizar ou  bicicleta “mountain bike” ou “speed”.

7. PREMIAÇÃO:

Horário e Local: a partir das 9h no Centro de Esportes e Lazer Ney Braga.

  • Medalhas de participação para todos os atletas que concluírem a prova.

CATEGORIAS MASCULINA E FEMININA, SPEED E MTB:

  • Troféus aos 03 (três) primeiros colocados gerais speed e aos 03 (três) mountain bike de cada sexo.
  • Troféus aos 03 (três) primeiros colocados de cada faixa etária.

CATEGORIA REVEZAMENTO MASCULINA, FEMININA E MISTO:

  • Troféus aos 03 (três) primeiros colocados nas categorias masculina, feminina e misto, sendo um troféu para cada integrante da dupla. Sem premiação de faixa etária.

CATEGORIA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) MASCULINA E FELININA:

  • Troféus aos 03 (três) primeiros colocados nas categorias masculina e feminina. Sem premiação de faixa etária

CATEGORIA CADEIRANTE MASCULINA E FELININA

  • Troféus Ao primeiro colocado nas categorias masculina e feminina. Sem premiação de faixa etária.

Clique aqui para conferir a premiação.

8. CONSIDERAÇÕES GERAIS:

  • Para a realização do Sesc Duathlon São José dos Pinhais, serão adotadas as regras oficiais da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), ressalvadas as alterações contidas neste regulamento.
  • Para planejamento, segurança e conforme estrutura física local, os organizadores reservam-se o direito de limitar o número total de participantes em 450 atletas.
  • Para segurança dos atletas, do público e da equipe de trabalho, os percursos da corrida e do ciclismo podem ter pequenas alterações de distância em relação às pernas de 5km de corrida, 20km de ciclismo. Esta diferença está dentro da variação permitida pela Federação de Triathlon do Paraná, que homologou a prova.
  • Ao se inscrever no evento, o atleta o faz de forma pessoal e intransferível, não havendo possibilidade de transferência desta inscrição para outro atleta, bem como reembolso do valor da inscrição, salvo motivo de força maior conforme item 3 deste regulamento.
  • Os numerais compõe o processo de identificação do atleta. Em caso de perda, o mesmo deverá reportar-se imediatamente à Direção Técnica da prova.
  • Em caso de falta de envio do PAR-Q ou Atestado Médico, além de respostas positivas no questionário e Atestado Médico irregular/não apto não aceito pelo Sesc, a taxa de inscrição não será reembolsada;
  • Não será realizada devolução da diferença da taxa de inscrição em caso de troca de categoria;
  • Duração máxima da prova: 2h30 para todas as categorias
  • Os resultados finais das categorias e do geral serão divulgados em listagens, logo após a apuração dos mesmos no local indicado pela organização.
  • Os certificados serão disponibilizados no site em até 10 dias da realização do evento.
  • Em caso de abandono da prova, em qualquer etapa, a Comissão Organizadora deverá ser informada para a própria segurança do atleta.
  • O atleta que cortar percursos do ciclismo ou da corrida será desclassificado e estará sujeito à punição administrativa pela Comissão Organizadora.
  • Em caso de apresentação de quadro clínico de risco, o atleta que for atendido por médico da equipe do evento deverá acatar as orientações do profissional.
  • O diretor de prova poderá, seguindo recomendação do médico responsável pelo evento, excluir o participante a qualquer momento;
  • A Comissão Organizadora não tem responsabilidade sobre o atendimento médico dos atletas, despesas médicas em casos de internação ou lesões geradas pelas práticas das provas. Porém, será disponibilizado um serviço de ambulância UTI móvel para atendimento emergencial aos atletas e para a remoção destes aos hospitais da rede pública de saúde.
  • O atleta ou seu acompanhante poderá decidir pela remoção ou transferência para hospitais da rede privada de saúde, eximindo a Comissão Organizadora de qualquer responsabilidade ou reembolso pelas despesas decorrentes deste atendimento médico.
  • É de responsabilidade do atleta conferir seu chip (com todos os seus dados pessoais e categoria), numerais e adesivos que serão entregues na entrega de kits. Não serão aceitas reclamações cadastrais depois da retirada e conferência do chip.
  • O uso do chip é obrigatório, acarretando a desclassificação do atleta que não utilizar.
  • Ao participar da prova o atleta cede todos os direitos de utilização de sua imagem por meio de fotografias, filmes, vídeos ou qualquer outro tipo de registro para divulgação do evento.
  • Os recursos referentes às questões de desclassificação por problemas de vácuo e conduta antidesportiva não serão considerados pela Comissão Organizadora.
  • A Comissão Organizadora poderá penalizar ou desclassificar os competidores por infração ao regulamento.
  • A inscrição do atleta implica o total entendimento deste regulamento, devendo qualquer dúvida ser esclarecida junto à Organização, até o final da entrega de kits.
  • O atleta que não cumprir qualquer item do regulamento não poderá participar da prova por qualquer hipótese.
  • Os casos omissos serão julgados pela Comissão Organizadora.

A Comissão Organizadora é soberana para tomar qualquer decisão antes, durante e após a prova.