
O primeiro museu do Sesc Paraná
O Museu do Café foi inaugurado no dia 24 de agosto de 2023, na cidade de Londrina. Esse novo equipamento cultural foi criado para preservar a memória da cultura cafeeira dessa cidade que já foi conhecida como a capital mundial do café.
Com a instalação do museu, o Sesc busca preservar um dos mais importantes ciclos econômicos do Paraná, responsável pelo desenvolvimento e criação de municípios em toda a região norte do estado.
Anexo ao Sesc Londrina Cadeião Cultural
O Museu faz parte da estrutura do Sesc Londrina Cadeião, um centro cultural construído pelo Sesc Paraná no prédio que abrigava a antiga cadeia pública da cidade. A unidade oferece cursos regulares de artes, música e teatro, além de exposições e apresentações culturais. Ambos estão abertos ao público para visitação gratuita.
Veja Mais
Restauro do prédio histórico preserva memória do ciclo cafeeiro
O prédio do Museu foi construído na década de 1960, auge da produção cafeeira paranaense, e abrigou durante 54 anos a 10ª Subdivisão Policial.
Sua desocupação completa ocorreu em 2018, quando o Sesc Paraná recebeu o imóvel e iniciou o trabalho de reforma, restauração e adaptação das instalações.




A arquitetura foi preservada, com a restauração da estrutura do prédio e de elementos arquitetônicos históricos característicos da década de 1960, como a escadaria de acesso ao pavimento superior, além dos pisos em taco e granitina.
Reforma preservou traços arquitetônicos do passado



Ensaio fotográfico produzido pela orientadora de atividades do Museu, Angellica Kelci Kubo Pastorello, durante as obras de restauro e reforma.
Um novo e moderno equipamento cultural em Londrina
Reforma adaptou edifício histórico para o uso cultural com tecnologia e modernidade

O novo equipamento conta com duas salas voltadas para exposições de longa duração. Nelas, o visitante encontra informações sobre os grupos e etnias formadoras da cafeicultura em Londrina e também peças, fotografias e depoimentos que situam trabalho, cotidiano e lazer em torno do café.

A arte contemporânea também tem espaço reservado por aqui. O Museu oferece uma sala de exposições temporárias de artes visuais, em que artistas podem propor trabalhos que dialoguem com a temática.
Além do espaço museológico, o Museu do Café também leva ao público uma série de atividades como biblioteca, cursos de artes visuais, corte e costura, dança e música.