Regulamento Maratona e Revezamento

MARATONA INDIVIDUAL E MARATONA DE REVEZAMENTO (em duplas)

MODELO DE ATESTADO MÉDICO (clique aqui)

Data e horário – Largada 42km e 42k (2x21km):

Data: 28/09/2025. 
Local: Itaipu Binacional – Mirante do Vertedouro.

Horários:
6h00 – Categoria cadeirante (Maratona individual e revezamento)

6h05 – Categoria Acd (Maratona individual e revezamento)

6h10 – Elite Feminina

6h30 – Elite masculina, categoria trabalhadores do comércio (que se inscreverem nessa categoria), categoria por faixa etária masculina e feminina e revezamento (1º atleta da dupla largando do mirante do vertedouro; 2º atleta largando em frente ao hotel Mabu, no km 21,097, após a chegada do seu parceiro nesse local).

Obs.: Caso a organização tenha necessidade de alterar os horários de largada, os participantes serão avisados com antecedência. 

Idades mínimas exigidas:
*Maratona individual: 20 anos.
*Maratona de revezamento: 18 anos.

Drones: Não é permitida a entrada / utilização de drones no interior da Itaipu Binacional.

Check-in: Entrada na Itaipu liberada a partir das 5h da manhã, mediante apresentação de documento de identidade ou numeral de peito apenas para corredores. 

Familiares: Não é permitida a entrada de familiares ou acompanhantes na Itaipu Binacional.
A entrada no interior do Parque Nacional do Iguaçu é permitida mediante a compra de ingresso.

****ATENÇÃO****

A visita turística ao Parque Nacional do Iguaçu, no dia 28 de setembro, deverá ser organizada antecipadamente com a compra do ingresso no site das Cataratas do Iguaçu (www.cataratasdoiguacu.com.br), com escolha de um horário das 11h às 16h.

Para o atendimento das pessoas que quiserem acompanhar a chegada dos atletas participantes da corrida internacional, a unidade atenderá das 5h às 5h50 (primeiro grupo – 11,5 Km) e das 7h às 8 horas (segundo grupo – 42 Km), com serviço de estacionamento, bilheteria e transporte. Todos deverão adquirir ingresso para acessar o parque. Os corredores inscritos na prova só terão garantido o acesso com o número de atleta afixado no peito.

A venda dos ingressos para acompanhar a chegada dos corredores nas Cataratas do Iguaçu será realizada, exclusivamente, de forma presencial, das 5h às 7h50 do dia 28 de setembro, domingo, no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. Após esse horário, os serviços de bilheteria e de transporte serão retomados somente a partir das 11h para atendimento turístico.

Funcionamento do parque – 28 de setembro: acompanhantes dos corredores do primeiro grupo (11km): das 5h às 5h50; acompanhantes do segundo grupo (42km): das 7h às 8h.

Visitação turística: das 11h às 16h.
(INFORMAÇÕES SUJEITAS À ALTERAÇÕES)

****

A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR não tem a intenção de ser reconhecida apenas como uma competição, pois além de coroar o trabalho físico, técnico e tático dos corredores, pretende favorecer o intercâmbio social e cultural entre os participantes, a evolução profissional constante dos funcionários do Sesc e instituições parceiras e ainda fomentar o comércio e o turismo local, bem como valorizar os atletas vinculados ao comércio (empresários, trabalhador do comércio, dependentes e Sindicatos do comércio).

A realização e organização desse evento estão sob a responsabilidade do Sesc PR, entidade integrante do Sistema Fecomércio, e Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

A Maratona Internacional de Foz do Iguaçu – cujo regulamento está em conformidade com a Norma 07 de Corridas de Rua e com o Permit Ouro da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para reconhecimento de Corridas de Rua em nível nacional –, doravante denominada EVENTO, será realizada no dia 28 de setembro de 2025, com qualquer condição climática, na cidade de Foz do Iguaçu, por pessoas devidamente inscritas, doravante denominadas ATLETAS.

O percurso total é de 42.195 metros, aferido e certificado oficialmente pela CBAt, tendo como local de largada o mirante do Vertedouro dentro da Itaipu Binacional e local de chegada o Parque Nacional do Iguaçu, ao lado do restaurante Porto Canoas.

1) HORÁRIO DAS LARGADAS:

  1. a) As largadas obedecerão ao horário oficial de Brasília. O início do evento está previsto para os horários relacionados abaixo impreterivelmente, procurem chegar aos locais das largadas com antecedência.
  2. b) As largadas dos atletas serão em pelotões específicos, distintos entre si, sinalizados na área da largada e nos seguintes horários:

– Mirante do Vertedouro na Itaipu Binacional:

6h00 – CATEGORIA CADEIRANTE (Maratona individual e revezamento)

6h05 – CATEGORIA AcD (Maratona individual e revezamento)

6h10 – ELITE FEMININA 

6h30 – ELITE MASCULINA, CATEGORIA TRABALHADORES DO COMÉRCIO (QUE SE INSCREVEREM NESSA CATEGORIA), CATEGORIA POR FAIXA ETÁRIA MASCULINA E FEMININA E REVEZAMENTO (1º ATLETA DA DUPLA LARGANDO DO MIRANTE DO VERTEDOURO E O 2º ATLETA LARGANDO EM FRENTE AO HOTEL MABU, NO KM 21,097, APÓS A CHEGADA DO SEU PARCEIRO NESSE LOCAL).

Obs.: todos (as) os (as) atletas deverão concluir a Maratona no tempo máximo de 6 (seis) horas. Expirado este prazo, todo o esquema de segurança, infraestrutura e atendimento médico serão desativados (conforme item 13 letra p).

2) PARTICIPANTES:

  1. a) A participação na Maratona Individual está condicionada às categorias expostas neste regulamento para atletas com idade a partir de 20 anos (idade em 31/12/25).
  2. b) Poderão participar do evento somente atletas que não façam uso comprovado de substância dopante, que não estejam suspensos pela CBAt e que não estejam cumprindo qualquer tipo de punição impeditiva – que esteja vigente na data do evento – imposta por Confederações ou Federações.
  3. c) Na Maratona de Revezamento, a participação está aberta a atletas de ambos os sexos, com idade mínima de 18 anos, conforme determinação da CBAT (idade em 31/12/25).

3) INSCRIÇÕES (somente pela internet www.sescpr.com.br/maratona):

Prezados (as) atletas, leiam este item inteiro com muita atenção, para não ficarem de fora do evento:

  1. a) Período: 23/12/2024 às 10h00 a *14/09/2025

* As inscrições são limitadas a 4.500 atletas encerrando-se no dia 14/09/2025 ou no momento em que for atingido número máximo de participantes.

Atenção: O prazo para envio do atestado médico ou Par-Q é de 10 (dez) dias corridos após a realização da inscrição.  O atestado deve ser enviado através do link que será encaminhado por e-mail após a realização da inscrição.

*O Sesc PR reserva-se no direito de excluir inscrições com boletos vencidos e/ou atestados não enviados no prazo estipulado.* 

INVESTIMENTO:

 ProvaTrabalhador do Comércio (*qualquer estado) e empresários do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Paraná:Público em geral
42kR$ 90,00R$ 150,00
Revezamento –duplasR$ 145,00R$ 240,00
(*) Atletas inscritos deverão informar o número do Cartão Cliente Sesc – de qualquer estado brasileiro, devidamente atualizado – e estar de posse do mesmo no ato da inscrição, na retirada do kit do atleta e no dia da prova.

Revezamento: Ganha-se o direito de receber o 40% de desconto como Trabalhador do Comércio, Dependente, Empresário (a), Sindicato do Comércio, se o titular da dupla fizer a inscrição.

No caso dos (as) idosos (as) trabalhadores do comércio não é cumulativo o desconto.

– AcD (cadeirante e especial):  – GRATUITO.

A inscrição será considerada válida após a efetivação do pagamento e envio da documentação abaixo relacionada:

a) Atestado Médico: específico para atividade física sem restrição, com data posterior a 28/09/2024.

(o envio deve ser realizado através do link encaminhado por e-mail)

ATENÇÃO: O atleta não participará do evento se não apresentar o atestado médico liberando para prática de atividade física.

  1. b) Cartão Cliente Sesc atualizado: Trabalhadores do Comércio de outros estados, devem encaminhar o documento por e-mail eventosesportivos@sescpr.com.br

Obs.:

É responsabilidade do atleta, no ato do pré-cadastro, preencher todos os campos e fornecer os dados pessoais corretos.

*Não será permitida alteração na inscrição, seja de prova/percurso ou categoria, portanto assinale corretamente as informações (passível a perda da vaga), e a taxa não será devolvida.

*A troca de componente da dupla (revezamento) somente será autorizada em caso de lesão, acidente e cirurgia – com comprovação mediante apresentação de atestado médico, até o envio da base de dados dos atletas para empresa de cronometragem.

*Os atletas Trabalhadores do Comércio deverão informar o número do Cartão Cliente Sesc (atualizado) no ato da inscrição.

*É obrigatório o envio de atestado médico.

*As inscrições são pessoais e intransferíveis. Em caso de desistência, falta de envio do Atestado Médico ou Atestado Médico não aceito pelo Sesc, a taxa de inscrição não será reembolsada.

*Não serão realizadas devoluções de taxas de inscrição, a não ser por motivo de força maior – lesão, acidente e cirurgia – com comprovação mediante apresentação de atestado médico que será analisado pela comissão organizadora, podendo ou não, ser aceito.

*As inscrições são pessoais e intransferíveis, e caso haja troca ou repasse da inscrição, os envolvidos serão desclassificados da prova e suspensos por 2 (dois) anos de participar da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR.

  1. c) Inscrição para atletas com deficiência (AcD):

c.1) Atletas que se enquadram nessa categoria deverão inscrever-se também pelo site;

c.2) Deverá ser enviado via sistema (através do link que será enviado por e-mail) o atestado médico e declaração médica (laudo) em receituário próprio, assinada e carimbada com o CRM do médico, que o enquadre em uma das categorias atletas com deficiência, disponíveis no regulamento da Maratona para participação no evento ,  em caso de dúvidas entre em contato via e-mail: eventosesportivos@sescpr.com.br .

c.3) Após análise pela organização, o atleta será informado da confirmação de sua inscrição;

c.4) Para efetuar a inscrição do atleta com deficiência visual ou deficiência intelectual, o ATLETA GUIA deverá ser inscrito juntamente com o respectivo atleta através do site no campo correspondente. Para isso, no momento do preenchimento da Ficha Clínica, na questão: “Possui alguma deficiência?” o atleta deverá marcar “sim”, e o campo “ATLETA GUIA” abrirá para o preenchimento dos devidos dados.

NÃO SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES APÓS O PRAZO.

4) CATEGORIAS DA MARATONA INDIVIDUAL:

4.1) CATEGORIA FAIXA ETÁRIA – Masculino e Feminino:

  1. a) Atletas participarão da competição tendo como referência sua faixa etária.
  2. b) Para fins de inscrição nas faixas etárias, valerá a idade que o atleta tiver no dia 31/12/2025.
  3. c) Para as categorias Masters Masculina e Feminina (atletas acima de 35 anos em diante) será considerada a idade completa no dia da competição (idade em 28/09/2025).
  4. d) As divisões de faixa etária são as seguintes:
Masculinas e Femininas:
20 a 24 anos
25 a 29 anos
30 a 34 anos
35 a 39 anos
40 a 44 anos
45 a 49 anos
50 a 54 anos
55 a 59 anos
60 a 64 anos
65 a 69 anos
70 a 79 anos
80+

 

4.2) CATEGORIA TRABALHADOR DO COMÉRCIO sem divisão de Faixa Etária – Masculino e Feminino:

  1. a) Serão considerados atletas trabalhadores do comércio, os funcionários das empresas do comércio, os empresários do comércio, os presidentes e funcionários dos Sindicatos do Comércio e seus dependentes.
  2. b) Caso você esteja nessa condição, deverá optar se a sua inscrição será na Categoria Trabalhador do Comércio, que não possui divisão por faixa etária, ou, se sua inscrição será na Categoria Faixa Etária, item 4.1. O trabalhador do comércio não acumulará duas premiações, caso consiga classificação entre os 5 primeiros no Geral ficará apenas com a Premiação Geral, saindo da premiação na categoria.

Obs.: Para trabalhadores do comércio de outros estados inscritos na categoria, será obrigatório o envio do Cartão Cliente Sesc, devidamente atualizado, a fim de comprovar a condição de trabalhador do comércio/empresário. Nenhum outro documento de vínculo empregatício substituirá o Cartão Cliente Sesc atualizado.

4.3) CATEGORIA ATLETAS COM DEFICIÊNCIA (AcD) – Masculino e Feminino:

  1. a) CAD = Cadeirante – T32, T33, T34, T51, T52, T53 e T54 (vide perfil de classes abaixo)*

Os (as) atletas cadeirantes concorrerão em uma categoria única em relação aos demais AcD. Apenas cadeiras de rodas esportivas (3 rodas, duas grandes e uma pequena) serão permitidas, não sendo permitido o uso de cadeiras de dia a dia, cadeiras motorizadas, hand cycles ou equipamentos com o auxílio de terceiros. É obrigatório o uso de capacete.

O tipo de cadeira deve ser escolhido pelo atleta, não havendo por parte da Organização nenhuma restrição quanto ao peso, dimensões e modelo, desde que seja uma cadeira de competição “esportiva” para a modalidade de atletismo adaptado.

Fotos:

Permitido

 

Não permitido

*Perfil de classes:

T32 – Tetraplegia severa ou moderada, apresentando espasticidade ou atetose. Não utiliza força de membros inferiores, tem grande dificuldade de equilíbrio e pouco domínio de tronco;

T33 – Tetraplegia moderada ou leve, com força discreta dos membros inferiores, normalmente apresenta espasticidade. Demonstra melhor coordenação e equilíbrio quando sentado;

T34 – Diplegia com bom controle de tronco, normalmente não apresenta problemas nos membros superiores.

T51- Tetraplegia severa, pouca função de ombros e cotovelos, sem função de tronco (ex: Tetraplégico nível C5-6);

T52 – Tetraplegia, com boa função de ombros e cotovelos, mas com déficit na função das mãos (ex: Tetraplégico nível C7-8);

T53 – Paraplegia, com boa função de membros superiores, mas sem função abdominal (ex: Paraplégico nível T1-7);

T54 – Atleta com função normal de tronco apresenta alguma sequela em membros inferiores.

  1. b) ESPECIAL:

Concorrerão em uma categoria única: Deficiente Visual (DV); Amputado de Membros Inferiores (AMP)- T42, T43 e T44; Amputado de Membros Superiores (DMS)- T45 e T46; Deficiente Intelectual (DI)- T20, Deficiente Andante Membros Inferiores (DMAI) e Deficiente Auditivo.

b.1) Deficiente Visual (DV):

O (A) ATLETA sem visão que participa da competição nas classes F11 e F12 deverá obrigatoriamente correr com o auxílio de um atleta-guia. O método de condução deverá ser através de uma corda que irá ligar ambos, através dos braços, mão ou dedos, por todo o percurso, inclusive na CHEGADA.  Este acompanhante deverá estar inscrito como tal e não competirá por nenhuma das CATEGORIAS. Independente do grau de deficiência, e se a deficiência é em uma ou nas duas vistas, o (a) ATLETA deve obrigatoriamente correr com um (a) ATLETA GUIA, não podendo em nenhuma hipótese prescindir do (a) mesmo (a).

Já o atleta da classe F13 está liberado da necessidade do atleta-guia para participação da prova.

Todos os atletas devem enviar para validação o certificado de classificação funcional para análise prévia.

O atleta-guia não deverá, em momento algum, empurrar, puxar ou propelir o atleta.

b.2) Amputado de Membros Inferiores (AMP)- T42, T43 e T44 (vide perfil de classes abaixo)*:

O (A) ATLETA com amputação de membros inferiores ou deficiência com limitação similar de movimentos. Nessas classes o atleta pode-se valer do uso de prótese para possibilitar sua locomoção, mas não poderá usar muletas ou andador/bengala).

*Perfil de classe:

T42 – Amputação unilateral acima do joelho ou sequela similar;

T43 – amputação bilateral abaixo do joelho ou sequela similar;

T44 – amputação unilateral abaixo do joelho ou sequela similar.

b.3) Amputado de Membros Superiores (DMS)- T45 e T46 (vide perfil de classes abaixo)*:

O (A) ATLETA com amputação de membros superiores ou deficiência com limitação de similar de movimentos. Os atletas dessas classes podem usar próteses ou órteses para melhorar o balanço e equilíbrio corporal.

*Perfil de classe:

T45 – amputação bilateral de membros superiores acima do cotovelo ou sequela similar;

T46 – amputação unilateral de membro superior acima do cotovelo ou amputação bilateral de membros superiores abaixo do cotovelo ou sequela similar.

b.4) Deficiente Intelectual (DI)- T20 (vide perfil de classes abaixo)*:

O (A) ATLETA dessa classe competem utilizando as mesmas regras dos corredores regulares. O responsável pelo atleta deverá, no ato da inscrição, assumir a responsabilidade pela participação do atleta no evento. O laudo de confirmação da classe esportiva deverá ser emitido pela Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (ABDEM).

Independente do grau de deficiência, o (a) ATLETA deve obrigatoriamente correr com um ATLETA GUIA não podendo em nenhuma hipótese prescindir do mesmo. O GUIA não poderá ficar a frente do ATLETA; o mesmo deverá manter-se sempre atrás ou ao lado.

*Perfil de classe:

O atleta da classe T20 deverá apresentar valor igual ou inferior a 75 pontos nos testes de QI reconhecidos pela INAS-FID, limitação significativa de comportamento conceitual e social adaptativo e habilidades adaptativas práticas. Sendo que a deficiência intelectual precisa estar evidente durante o período de desenvolvimento, aqui definido da concepção até os 18 anos de idade.

Obs.: Caso o atleta não tenha classe esportiva sugere-se que o mesmo participe de Categorias Participativas.

Obs.: CLASSES PARTICIPATIVAS

Poderão participar das corridas de rua, mas não terão as marcas inclusas nos rankings nacionais ou internacionais, os atletas que:

– Não passaram pelo processo de classificação nacional e que, consequentemente, não tenham uma classe esportiva alocada;

– Tenham passado pelo processo de classificação e que foram considerados inelegíveis para a modalidade de atletismo;

– Tenham algum tipo de deficiência diferente das atendidas pelo CPB/IPC (Física, Visual e Intelectual), tendo, nesse caso, que se enquadrarem no processo de categorias e aceitação descritas neste regulamento.

b.5) Deficiente Andante Membros Inferiores (DMAI):

O (A) ATLETA que tem deficiência no(s) membro(s) inferior (es) que dificulte seu caminhar ou seu correr (que utilize bengalas, muletas, andador, etc.) e que não se enquadre em nenhuma das outras classificações descritas neste regulamento.

b.6) Deficiente Auditivo (DAU):

O (a) ATLETA cuja audição não é funcional, com perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando de graus e níveis com ou sem prótese auditiva.

A ORGANIZAÇÃO não avalia clinicamente o grau de deficiência dos participantes da categoria atletas com deficiência (AcD). Apenas recebe os atestados médicos para comprovação de que o atleta foi submetido a uma avaliação, que o enquadrou nesta CATEGORIA. Portanto, ao participar desta categoria, aceitam competir entre si e assumem a responsabilidade da competição, independentemente da deficiência, isentando a ORGANIZAÇÃO desta responsabilidade, pareceres e avaliações técnicas quanto à capacidade física e vantagens que um (a) ATLETA pode obter sobre o outro (a), em função dos diferentes graus e tipos de deficiência.

5) PELOTÕES DE LARGADAS (3):

5.1 – 1º Pelotão: ELITE

  1. a) Ter registro de Atleta ou Corredor de Rua na CBAt ou na Federação de Atletismo do Paraná.
  2. b) Para a participação do pelotão de Elite, masculino e feminino, o (a) atleta deve cumprir o Regulamento referente ao uso de Calçados Esportivos aprovados pela World Athletics, a relação dos Calçados Esportivos pode ser consultada acessando o link (https://cbat.org.br/atletismo/67/regras-oficiais) onde é atualizada semanalmente pela World Athletics. A inspeção será realizada na Câmara de Chamada por Árbitros da Federação, calçados com alterações ou que não façam parte da relação de autorizados serão impedidos de utilização na prova.
  3. c) Terá acesso ao pelotão de elite o (a) ATLETA que possuir currículo de tempos mínimos em provas oficiais, segundo o critério TEMPO REFERENCIAL definido pela ORGANIZAÇÃO.
  4. d) Após a inscrição, o (a) ATLETA deverá comunicar à ORGANIZAÇÃO sua intenção de integrar o pelotão de elite, enviando seu currículo esportivo para o e-mail eventosesportivos@sescpr.com.br, destacando seu nome completo, nome e data da prova que satisfez o critério TEMPO REFERENCIAL.
  5. e) Caso a solicitação seja aceita pelo responsável da Comissão Organizadora, o (a) atleta será comunicado (a) via e-mail.
  6. f) Terá direito ao pelotão de Elite Masculino, o corredor que comprovar ter obtido as seguintes marcas em no mínimo 2 (duas) provas oficiais nos últimos 24 meses:

10 quilômetros: até 0:38:00

Meia Maratona: até 1:15:00

Maratona: até 2:35:00

        7. g) Terá direito ao pelotão de Elite Feminino, a corredora que comprovar ter obtido as seguintes marcas em no mínimo 2 (duas) provas oficiais nos últimos 24 meses:

10 quilômetros: até 0:46:00

Meia Maratona: até 1:30:00

Maratona: até 3:15:00

Obs.: Os ATLETAS que não possuírem tempo oficial para essas distâncias e se sentirem aptos a integrarem o pelotão de ELITE, devem enviar seus currículos por e-mail (eventosesportivos@sescpr.com.br) para análise. Após o envio do e-mail, o ATLETA deve entrar em contato via telefone (41- 3304-2109), para confirmar o recebimento do mesmo.

Os currículos só poderão ser enviados até no máximo 10 dias corridos antecedentes ao EVENTO. A ORGANIZAÇÃO não aceitará currículos enviados após este prazo.

  1. f) O número máximo de ATLETAS no pelotão de Elite Masculino é de 50.
  2. g) O número máximo de ATLETAS no pelotão de Elite Feminino é de 50.
  3. h) O (A) ATLETA aceito (a) participará da competição em pelotão especial, não tendo direito à PREMIAÇÃO por faixa etária.

5.1.1 – Poderá a Organização, a seu critério, convidar atletas estrangeiros e nacionais.

ATENÇÃO ATLETAS DE ELITE:

No dia 27/09/2025 (sábado), das 14h às 16h teremos um balcão para atendimento aos atletas de elite no local de retirada dos kits, no Sesc Foz do Iguaçu (Avenida Tancredo Neves, 222). Esse horário é reservado para esclarecimento de dúvidas, orientações gerais (regulamento, percurso), dicas de prova e informações sobre a logística do evento (horários dos transportes até o local da largada). A entrega da hidratação especial deverá ser feita nesse mesmo dia e horário, no mesmo balcão de informações na Unidade Sesc Foz do Iguaçu.

Os postos de hidratação aos atletas de elite serão colocados nos quilômetros: km 13, km 18, km 23, km 28, km 33, km 38.

*Ao entregar a hidratação especial o atleta deverá assinar um termo no qual constará todo o material entregue a equipe.

* Somente será recebida hidratação devidamente identificada com o nome do atleta.

5.2 – 2º Pelotão: CATEGORIA TRABALHADOR DO COMÉRCIO

Atletas inscritos na categoria trabalhador do comércio, mediante comprovação do nº do cartão cliente Sesc atualizado de qualquer estado brasileiro, largarão no pelotão trabalhador do comércio logo atrás do pelotão de elite feminino e masculino.

Atenção, se você for Trabalhador do Comércio, só largará nesse pelotão se você se “inscrever na categoria Trabalhador do Comércio”caso você não se inscreva nessa categoria, você largará no 5º pelotão que é a categoria por faixa etária ou no revezamento.

5.3 – 3º Pelotão: CATEGORIAS POR FAIXA ETÁRIA E REVEZAMENTO

6) CATEGORIAS DA MARATONA DE REVEZAMENTO (EM DUPLAS):

  1. a) Geral Masculino, Geral Feminino, Geral Misto, e *Acd- (sem divisão de faixas etárias)

Obs.: Para categoria AcD ambos devem se enquadrar no detalhamento do item 4.3.

7) EXAME ANTIDOPING:

Será realizado exame antidoping e os critérios de escolha dos (as) atletas a serem submetidos (as) ao teste, podendo ser de qualquer categoria e pelotão, são de direito reservado da ABCD ou CONAD/CBAt. Os (as) atletas deverão estar à disposição da Organização para a coleta do material.

8) CLASSIFICAÇÃO DA MARATONA (INDIVIDUAL E REVEZAMENTO):

  1. a) A classificação geral dos ATLETAS na prova será publicada no site do EVENTO após 24 horas do término da prova.
  2. b) A classificação dos ATLETAS que compõe o Pelotão de Elite da MARATONA será conforme sua colocação pelo tempo bruto (tempo / ordem de chegada) e será publicada no site do EVENTO no menu “RESULTADO”.

A classificação dos ATLETAS por categoria da maratona individual (Faixas Etárias, Trabalhador do Comércio, Cadeirante e Especial) e revezamento (geral masculino, geral feminino, geral misto, Cadeirante/ AcD masculino, feminino e misto), será definida conforme sua colocação pelo tempo líquido obtido pelo ATLETA (tempo líquido = tempo entre a largada individual e a chegada individual ou seja, contado da passagem do atleta pela linha de largada até sua passagem pela linha de chegada), e será publicada no site do EVENTO no menu “RESULTADO”. A classificação Geral para pódio será definida pelo tempo bruto dos atletas em ordem de chegada.

– A classificação geral dos ATLETAS na prova será definida conforme sua ordem de chegada e será publicada no site do EVENTO após 24 horas do término da prova.

  1. c) Os resultados serão apurados com o sistema de chip, porém, para fins de classificação geral oficial será validada a apuração do chip pela cronometragem manual feita pelos árbitros da Federação de Atletismo do Paraná.
  2. d) A ORGANIZAÇÃO alerta que, eventualmente, algum tipo de restrição técnica poderá ocasionar a não marcação de um ou mais tempos de atletas, fato que se vier a acontecer será absolutamente alheio à vontade da ORGANIZAÇÃO ou da CBAt.
  3. e) A ORGANIZAÇÃO poderá ajustar os resultados, após a divulgação dos mesmos, em função de diversos problemas que poderão acontecer.
  4. f) A correta utilização do transponder (chip) é de responsabilidade única do atleta, assim como as consequências de sua não utilização.
  5. g) Atleta que correr a prova sem o chip não terá seu tempo computado e não poderá reivindicar classificação e/ou premiação.

9) PREMIAÇÃO:

INFORMAÇÃO FUNDAMENTAL  A TODOS OS ATLETAS. NÃO DEIXEM DE LER, ENTENDER E APLICAR.

ATENÇÃO:

A premiação da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR acontecerá no local de chegada e terá início às:

– Elite (Maratona individual) Apenas do 1º ao 5º: 10h30

– Prova dos 11,5 km: 11h

– Revezamento 1º ao 3º: 11h30

– Demais categorias da Maratona individual: A partir das 12h

Obs: Portanto, agendem seus retornos/viagens em horários de final de tarde/início de noite. Lembramos que a prova tem 6h de duração, das 6h00 às 12h00.

  1. a) Só terão direito às premiações (em espécie, troféus e/ou medalhas), os (as) atletas regularmente inscritos (as) e que completarem a prova dentro do prazo máximo de 6 (seis) horas a partir da largada, da sua categoria.
  2. b) Todos os (as) atletas que completarem a prova dentro do tempo previsto receberão uma medalha de participação que será entregue ao final do funil.
  3. c) Maratona Individual: Receberão troféus (no próprio local), os (as) 5 (cinco) primeiros (as) atletas classificados no geral masculino e feminino e em cada categoria.
  4. d) Maratona de Revezamento: Receberão troféus (no próprio local), as 5 (cinco) primeiras duplas classificadas no geral masculino, geral feminino e geral misto.
  5. e) Receberão troféus (no próprio local), as três primeiras duplas classificadas na categoria AcD (Cadeirante e Especial masculino, feminino e misto), na Maratona de revezamento.
  6. f) Os guias dos atletas com deficiência visual/intelectual não terão premiação em espécie (Maratona Individual e revezamento).
  7. g) A participação do guia é de responsabilidade total do atleta com deficiência.
  8. h) Os guias receberão um troféu de participação especial como guia, do 1º ao 5º colocado, da mesma forma que receberá o atleta com deficiência. (Maratona Individual).
  9. i) Os guias receberão um troféu de participação especial como guia, do 1º ao 3º colocado, da mesma forma que receberá o atleta com deficiência. (Maratona de Revezamento).
  10. j) Atletas selecionados para o exame antidoping receberão seus prêmios em espécie, após o resultado do exame antidoping, caso os resultados sejam negativos. Caso os resultados dos exames sejam positivos, os (as) atletas serão automaticamente desclassificados (as) da prova e, além de não receberem as premiações, estarão sujeitos a punições administrativas do Sesc e da CBAt.
  11. k) Os 5 (cinco) primeiros atletas (masculino e feminino) que completarem a prova terão direito apenas à premiação denominada GERAL, independentemente de terem largado no pelotão de elite ou com os demais atletas (Maratona Individual).
  12. l) Os valores de premiação estão líquidos de IR. (Maratona Individual e revezamento).
  13. m) Os pagamentos das premiações serão realizados no Parque Nacional do Iguaçu após a entrega da premiação oficial, no dia 28/09/2025*. (Maratona Individual e revezamento).

*Exceto para os atletas ganhadores da categoria geral, os quais precisarão aguardar o resultado do exame antidoping, com prazo médio de 50 dias corridos.

  1. n) Para receber a premiação, os (as) atletas deverão apresentar os seguintes documentos originais: Cédula de Identidade, CPF e Cartão Cliente Sesc (para os Trabalhadores do Comércio). Em casos de estrangeiros: apresentação do Passaporte.
  2. o) Os prêmios prescreverão no prazo de 90 dias, contados a partir do primeiro dia útil posterior à prova. Caso o atleta não desconte o cheque recebido como premiação na prova, a organização irá sustar o mesmo após prazo decorrido.
  3. p) A premiação em espécie (para Maratona Individual e revezamento) seguirá os seguintes valores:

Maratona individual:

 GeralCategoria Trabalhador do ComércioCategoria Faixa EtáriaCategoria AcD CadeiranteCategoria AcD Especial
Masculino e FemininoMasculino e FemininoMasculino e FemininoMasculino e FemininoMasculino e Feminino
R$ 23.000,00R$ 1.300,00R$ 1.000,00R$ 3.000,00R$ 2.000,00
R$ 18.000,00R$ 800,00R$ 800,00R$ 1.500,00R$ 1.000,00
R$ 12.000,00R$ 600,00R$ 500,00R$ 1.000,00R$ 800,00
R$ 9.000,00
R$ 7.000,00

Revezamento (o valor abaixo é válido para a dupla. O pagamento da premiação será feito ao titular/atleta que efetuou a inscrição):

Masculino Feminino e MistoCategoria AcD Cadeirante Masculino/ Feminino/ MistoCategoria AcD Especial Masculino/  Feminino/ Misto
R$ 2.000,00R$ 1.000,00R$ 800,00
R$ 1.500,00R$ 800,00R$ 600,00
R$ 1.000,00R$ 600,00R$ 400,00

10) RETIRADA DO KIT DE IDENTIFICAÇÃO:

  1. a) A entrega do kit do (da) atleta será realizada nas instalações do Sesc Foz do Iguaçu, nos dias 26/09/2025 (sexta-feira) das 14h às 20h e 27/09/2025 (sábado), das 9h às 16h, mediante apresentação dos seguintes documentos originais: Cédula de Identidade ou qualquer outro documento oficial com foto, Cartão Cliente Sesc atualizado (se o/a atleta for Trabalhador do Comércio) e Passaporte (caso seja estrangeiro/a).
  2. b) A retirada do kit por terceiros será possível mediante a apresentação de cópia do documento de identidade com foto ou qualquer outro documento oficial com foto do atleta inscrito e documento de identidade original ou qualquer outro documento oficial com foto do representante do atleta.
  3. c) Caso haja alguma inconformidade no sistema de inscrição, onde consta o aceite eletrônico das condições abaixo, no momento da retirada do kit, será obrigatória a assinatura do atleta na Ficha Clínica e no Termo de Responsabilidade que inclui: autorização para uso da imagem do atleta pelos realizadores do evento; concordância quanto à isenção de responsabilidade dos realizadores em qualquer acidente ou incidente que o atleta possa sofrer antes, durante e depois do evento.

Atenção: Para atletas menores, o termo deverá ser assinado pelo responsável.

  1. d) Com exceção dos documentos pessoais, os demais documentos solicitados ficarão de posse da organização do evento.
  2. e) Não serão entregues kits no dia da prova.
  3. f) o kit do atleta é composto de:
  • Numeral de corrida (uso obrigatório).
  • 01 (uma) camiseta (biodegradável).
  • Chip para registro do tempo.

11) RETIRADA DO CHIP:

  1. a) O chip será retirado juntamente com o kit. Ao recebê-lo, o (a) ATLETA deverá conferir seus dados pessoais, e, principalmente se a sua categoria está correta. Por favor, teste o chip na retirada do mesmo.

ATENÇÃO: não serão aceitas reclamações cadastrais/categoria, depois da retirada do chip.

  1. b) O chip deverá ser fixado conforme indicação no dia da retirada de kits.
  2. c) É obrigatório o uso do chip. A troca entre os (as) atletas ou repassar a outra pessoa, ou a não utilização do mesmo implicará na desclassificação dos (as) atletas envolvidos.

Além da desclassificação, o atleta dono do chip (em caso de troca ou repasse a outra pessoa), será suspenso por dois anos da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu Sesc PR.

Obs.: Não troque e não ceda sua inscrição/chip para outra pessoa: é proibido e ocasionará desclassificação e punição administrativa do Sesc PR.

12) ESTRUTURA DA PROVA:

Guarda-volumes – Maratona: Ficará em local próprio que estará identificado na entrada da Itaipu Binacional e próximo à largada. Após a largada, os materiais seguirão em um veículo apropriado da Organização e serão entregues no guarda-volumes na área de chegada. Para retirar o material deixado no guarda-volumes, o atleta deverá apresentar o número que utilizou na camiseta para correr a prova.

Guarda-volumes – Revezamento: Ficará em local próprio que estará identificado na entrada da Itaipu Binacional e próximo à largada. Após a largada, os materiais seguirão em um veículo apropriado da Organização e serão entregues no guarda-volumes em frente ao Hotel Mabu, na transição. Para o segundo atleta do revezamento, a retirada dos itens será feita na chegada, no Parque Nacional do Iguaçu.

*Caso algum item seja esquecido no guarda volumes em frente ao Hotel Mabu, os mesmos poderão ser retirados na chegada, no Parque Nacional do Iguaçu, após a chegada de todos os atletas do revezamento.

Banheiros: haverá banheiros químicos próximos ao local da largada, no percurso e na chegada.

Postos de Água: a cada 3 km, até o km 30 e a cada 2 km a partir do km 32.

Isotônico: serão ofertados 10 pontos de isotônicos.

Pontos de Hidratação Especial: para os atletas dos pelotões de Elite serão ofertados 6 pontos de hidratação especial. Os postos de hidratação aos atletas de elite serão colocados nos quilômetros: km 13, km 18, km 23, km 28, km 33, km 38. Os recipientes deverão estar devidamente identificados com o número do atleta, nome e quilômetro.

Serviço Médico: haverá pontos fixos de atendimento e ambulâncias dispostas no percurso durante as 6h de realização da prova. O atendimento médico pode ou não ser feito pelo Serviço Médico do evento, dependendo da localização no percurso da prova e condições clínicas do atleta, que poderá também, ser removido diretamente ao Hospital.  A continuidade do atendimento, caso necessário, será efetuado na REDE PÚBLICA sob responsabilidade desta. O (A) ATLETA ou seu (sua) acompanhante responsável poderá decidir por outro sistema de atendimento médico (remoção/ transferência, hospital, serviço de emergência e médico entre outros) eximindo a ORGANIZAÇÃO e a CBAt de qualquer responsabilidade, direta ou indireta, sobre as consequências desta decisão. Recomendamos rigorosa avaliação médica prévia para todos os (as) ATLETAS. Sem atestado médico, não é possível realizar a prova.

Obs.: Em caso de óbito:

– Não será de responsabilidade do Sesc o traslado do corpo até a cidade de origem do atleta.

– Auxílio Funeral (Essa cobertura é destinada na ajuda das despesas com o sepultamento do segurado e está limitada ao valor R$ 3.000,00)

– O seguro evento é válido no dia do evento, das 00:00 às 23:59.

Ônibus de resgate: atrás do último corredor estará um ônibus do qual o atleta desistente poderá fazer uso.

Sinalização: o percurso será totalmente marcado e sinalizado com estafes e árbitros, havendo placas de quilometragem a cada quilômetro.

Árbitro Móvel: durante a prova haverá árbitros deslocando-se em motos, constantemente, fora da área destinada aos atletas. Todo atleta flagrado fora do percurso oficial da Maratona será sumariamente desclassificado, devendo entregar o chip ao árbitro que estará devidamente identificado com uniforme da organização.

Postos de Controle: haverá controles de percurso feitos manualmente e/ou por chip. O atleta que não passar por um desses pontos será desclassificado.

13) REGRAS GERAIS:

  1. a) Os ORGANIZADORES poderão suspender o EVENTO por questões de segurança pública, atos públicos, vandalismo ou motivos de força maior.
  2. b) A ORGANIZAÇÃO poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar prazos ou, ainda, elevar ou limitar o número de inscrições, em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, sem aviso prévio.
  3. c) O (A) ATLETA, ao se inscrever no evento, o faz de forma pessoal, não havendo possibilidade de transferência desta inscrição para outro ATLETA.
  4. d) O (A) ATLETA que ceder o seu número de peito a outro ATLETA para participar no EVENTO, poderá sofrer as consequências previstas em lei.
  5. e) O (A) ATLETA assume que participa deste EVENTO por livre e espontânea vontade, isentando de qualquer responsabilidade a CBAt, os REALIZADORES e APOIADORES do evento.
  6. f) O (A) ATLETA, ao se inscrever no EVENTO, disponibiliza seus dados e autoriza os REALIZADORES, para que a qualquer tempo enviem em seu nome, no endereço eletrônico ou físico (ou qualquer outro fornecido) informativos, mala direta ou qualquer outro tipo de correspondência.
  7. g) Ao se inscrever no evento o atleta autoriza a ORGANIZAÇÃO a realizar o tratamento de dados pessoais, para finalidade de inscrição na Maratona Internacional de Foz do Iguaçu e possível atendimento médico (caso necessário), sendo disponibilizado nome completo, data de nascimento, CPF, RG, Endereço, Telefone de contato, e-mail e dados relacionados à saúde e integridade física, que nos termos da Lei 13709/2018, em seu artigo 52, prevê penalidades quanto aos eventuais danos causados por parte da ORGANIZAÇÃO na hipótese de vazamento de dados pessoais ou acessos não autorizados.
  8. h) O (A) ATLETA, ao participar deste EVENTO, assume total responsabilidade pelos dados fornecidos, aceitando totalmente o REGULAMENTO, assumindo as despesas de transporte, hospedagem e alimentação, quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação antes, durante e depois do EVENTO.
  9. i) Os acessos às áreas de Concentração e Largada serão sinalizados, sendo proibido pular as grades que delimitam estas áreas para entrar na pista no momento da LARGADA ou em outro momento, sob qualquer pretexto.
  10. j) Não é permitido correr sem camiseta.
  11. k) O numeral de corrida também é obrigatório e deverá ser fixado na altura do peito, sendo que qualquer mutilação do mesmo ou sua fixação em outra área da camiseta implicará a desclassificação do (a) ATLETA.
  12. l) Todos os participantes deverão largar no pórtico da Largada. Para isso, é preciso observar que o tempo será acionado na hora da largada da prova quando o mesmo passar pelo tapete. Portanto, quem não estiver no Reservado de Largada neste momento, será desclassificado, sem apelação.
  13. m) Câmara de chamada: os atletas que obtiveram seus tempos oficiais aceitos pela Organização da prova, a fim de compor os pelotões de Elite masculino e feminino, deverão comparecer junto à cronometragem (ao lado do pórtico de largada) na câmara de chamada 15 minutos antes da sua largada, para checagem final de presença, chip e numeral de corrida.
  14. n) É proibido o auxílio de terceiros (ser acompanhado por outro corredor não inscrito na prova) ou por qualquer tipo de veículo, como o acompanhamento por ciclistas ou algum tipo de hidratação em movimento, exceto nos pontos de abastecimento oferecidos pela ORGANIZAÇÃO, bem como o uso de qualquer recurso tecnológico sem prévia autorização, por escrito, da ORGANIZAÇÃO. Somente adentrarão no local de competição os veículos devidamente autorizados pela ORGANIZAÇÃO. O não cumprimento das regras acima implicará na desclassificação do atleta.
  15. n) O (A) ATLETA deverá observar o percurso balizado para a prova, não sendo permitido qualquer outro meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem ou corte de percurso indicado.
  16. o) Por motivo de segurança e força de regulamento, durante a Maratona, os atletas deverão se manter exclusivamente no percurso oficial da prova.
  17. p) O (A) ATLETA que não estiver dentro do tempo máximo projetado de prova (6h) em qualquer ponto do percurso poderá ser convidado a retirar-se da competição, finalizando a prova neste ponto, a partir do qual a ORGANIZAÇÃO não será mais responsável por qualquer tipo de serviço ou apoio a esse corredor. Ao ser convidado a retirar-se da competição, o ATLETA deverá embarcar no transporte cedido pela ORGANIZAÇÃO, para se dirigir ao ponto de CHEGADA.
  18. q) A ORGANIZAÇÃO reserva-se o direito de alterar quaisquer itens deste regulamento sem prévio aviso, conforme as necessidades do EVENTO, informando essas alterações via site ou no posto de informações (Sesc Foz do Iguaçu).
  19. r) Ao participar e se inscrever no EVENTO, o (a) ATLETA aceita, concorda e cede todos os direitos de utilização de sua imagem (inclusive direito de arena, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier ser auferida com direitos à televisão ou qualquer outro tipo de transmissão e/ou divulgações, promoções, internet e qualquer mídia em qualquer tempo) e voz por meio de fotografias, clips, filmes, vídeos em rádio, jornais, revistas, sites, televisão, redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube, dentre outros) ou qualquer outro tipo de registro para divulgação do evento, disponibiliza seus dados e autoriza os realizadores, para que a qualquer tempo enviem em seu nome, no endereço eletrônico, informativos, mala direta ou qualquer outro tipo de correspondência.
  20. s) A CBAt, os REALIZADORES do EVENTO, bem como seus APOIADORES não se responsabilizam por quaisquer danos, prejuízos e/ou condenações decorrentes de responsabilidade civil contratual ou extracontratual decorrentes da prova, sejam eles relacionados a um (a) ATLETA inscrito (a) no EVENTO, a terceiros ou outros participantes.
  21. t) Toda irregularidade ou atitude antidesportiva cometida pelo (a) atleta será passível de desclassificação.
  22. u) Haverá um ponto de embarque para os atletas nas proximidades do Hotel Cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu. Esse transporte os levará até a entrada/saída do parque, onde poderão embarcar nos ônibus da Maratona, que farão o deslocamento até os hotéis conveniados.
  23. v) Eventuais recursos deverão ser encaminhados por escrito ao diretor da prova até 48 horas após a divulgação do resultado no site, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 100,00 através de depósito bancário em nome do SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO – Banco Caixa Econômica Federal (104) – Agência 2252 – Conta Corrente 85-0 e enviar o comprovante via e-mail eventosesportivos@sescpr.com.br e em caso de julgamento deferido o valor será devolvido.
  24. o) Dúvidas ou informações técnicas, esclarecer com a Organização Geral do evento através do e-mail: eventosesportivos@sescpr.com.br
  25. p) As dúvidas ou omissões deste REGULAMENTO serão resolvidas pela COMISSÃO ORGANIZADORA de forma soberana, não cabendo recurso às decisões.

14) DISPOSIÇÕES GERAIS:

A ORGANIZAÇÃO poderá a seu critério, por necessidade técnica da corrida, impedimentos legais, situações de adequação do viário da cidade em atendimento à municipalidade e órgãos públicos, alterar o percurso da prova, locais de largada, chegada e horários.  Se o EVENTO for cancelado e/ou alterado em qualquer tempo por motivo de força maior como catástrofes, desastres naturais, epidemias, pandemias ou similares, bem como determinações de órgãos públicos para fins de manutenção da ordem, segurança coletiva, saúde e preservação da vida, ficará isenta a ORGANIZAÇÃO de qualquer responsabilidade e da devolução de qualquer valor investido por parte do inscrito para participação no mesmo.

Obs.: Ao se inscrever neste evento o participante concorda com essa cláusula isentando a ORGANIZAÇÃO, seus parceiros, contratantes, fornecedores e patrocinadores, de qualquer cobrança posterior a estas alterações referente a qualquer despesa ou entendimento indenizatório que o participante entenda ter a seu favor.

O (A) atleta que cometer infração referida em qualquer artigo ou item que contenha proibição será automaticamente desclassificado do evento.

HORÁRIOS PREMIAÇÕES:

LOCAL: Parque Nacional do Iguaçu, ao lado do restaurante Porto Canoas, início às:

– Elite (Maratona individual) Apenas do 1º ao 5º: 10h30

– Prova dos 11,5 km: 11h

– Revezamento 1º ao 5º: 11h30

– Demais categorias da Maratona individual: A partir das 12h

Obs: Portanto, agendem seus retornos/viagens em horários de final de tarde/início de noite. Lembramos que a prova tem 6h de duração.

Obs: Casos omissos, não previstos neste regulamento, serão analisados e julgados pela organização do evento.

EXCELENTE ESTADA EM FOZ DO IGUAÇU E ÓTIMA PROVA A TODOS OS INSCRITOS.

SEJAM MUITO BEM VINDOS!