Linha do Tempo

Femucic 2016

/ Ano 38

Promoção: Sesc Paraná, Prefeitura de Maringá e RPC.
Apoio: Jornal O Diário do Norte do Paraná; portal odiario.com; e as rádios Maringá FM; CBN Maringá; MIX FM, e UEM FM.

Realização: 10 e 11 de junho de 2016

Local: Teatro Calil Haddad

Músicas inscritas: 1.131 músicas foram inscritas no festival, provenientes de 24 estados do país mais o Distrito Federal, com representantes de 137 cidades. Dessas, 26 foram selecionadas pela curadoria do projeto. Além de paranaenses, a 38ª edição do Femucic contou com músicos da Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo. Além desse passeio musical pelo país, o Femucic abre espaço para a música autoral e os mais diversos estilos musicais. Do baião ao instrumental, passando pelo chorinho, pelo samba, pelo chorinho, pelo regional,  pelo jazz, pelo maracatu, entre outros

Oficinas de Música

Com o objetivo de aprimorar a performance em música brasileira, além de promover a troca de experiências entre músicos, o intercâmbio profissional foi realizado no Centro de Difusão Musical (CDM) do Sesc Maringá, dividido em quatro módulos: “Composição, criação, improvisação e arranjo musical” e aperfeiçoamento de técnicas nos instrumentos: “guitarra e contrabaixo”; “bateria e percussão”, e “instrumentos de sopro”.

O suporte técnico e teórico contou com músicos de destaque no cenário nacional, entre eles Arismar do Espírito Santo, que ministrou a oficina Composição, criação, improvisação e arranjo musical. Arismar, que recebeu o Prêmio Sharp de Música e foi eleito um dos 10 melhores guitarristas do Brasil, realizou ainda um show de encerramento das oficinas de música do Femucic, no dia 9 de junho.

Ainda como programação paralela, o evento realiza mais uma edição do projeto Femucic nas Escolas, no período de 30 de maio a 10 de junho. Com o objetivo de formar plateias, oito músicos/grupos participantes desta edição do festival foram convidados a percorrer dez escolas municipais de Maringá, com apresentações musicais didáticas.