Mostra de Cinema: A Arte e Seu Enleio

Voltar
Cinema

Para muitos, os processos artísticos são atributos de pessoas geniais. Mas quando mergulhamos em seus cotidianos, o que vemos é o trabalho árduo e intenso. Pensar nos processos e cotidianos que envolvem as artes é também lançar uma reflexão acerca delas. Os mistérios vislumbrados nas artes pertencem ao domínio do essencialmente humano. O ego, os relacionamentos amorosos e com o público, a dureza de vivenciar os processos de elaboração simbólica das obras, são alguns temas esbarrados pelos filmes escolhidos para essa mostra. Música, artes plásticas,dança, literatura e o próprio cinema estão incluídos como objetos de estudo nos filmes. O que dizer quando um filme parte do próprio traço do autor para retratá-lo, como no caso de “Com Amor, Van Gogh”, uma animação toda elaborada como uma pintura feita por pincel? Os títulos dessa mostra lançam discussões fundamentais sobre os processos que envolvem a criação artística e o próprio papel social da arte.

Todas as exibições são gratuitas.

19/01 TROPICALIA

Dir. Marcelo Machado / BRA/ 2012/ Documentário / 87 min – Classificação: 12 anos.

Sinopse: uma análise sobre o importante movimento musical homônimo, liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil no final dos anos 1960. O documentário resgata uma fase na história do Brasil em que cena musical fervilhava e os festivais revelavam vários novos talentos.

26/01 AS CANÇÕES

Dir. Eduardo Coutinho / BRA/ 2011/ Documentário / 90 min – Classificação: Livre.

Sinopse: o cenário é simples: uma cadeira preta posicionada à frente de uma solene cortina. Ali, cidadãos comuns recorrem ao âmago de suas memórias lembrando e entoando canções que marcaram momentos importantes em suas vidas. Ao contarem suas histórias e cantarem suas melodias, os olhos marejam, a boca exibe sorrisos largos, e o coração se preenche de nostalgia.

02/02 GONZAGA DE PAI PARA FILHO

Dir. Breno Silveira / BRA / 2012 / Drama / 120 min – Classificação: 12 anos.

Sinopse: decidido a mudar seu destino, Gonzaga sai de casa jovem e segue para cidade grande em busca de novos horizontes. Lá, conhece uma bela mulher, Odaléia, por quem se encanta. Após o nascimento do filho, decide voltar para a estrada para garantir os estudos e um futuro melhor para o herdeiro, mas não imaginava que a distância faria crescer uma complicada relação. Baseada em conversas realizadas entre pai e filho, essa é a história do cantor e sanfoneiro Luiz Gonzaga, também conhecido como O Rei do Baião ou Gonzagão, e de seu filho, popularmente chamado de Gonzaguinha.

09/02 COM AMOR, VAN GOGH (Loving Vincent)

Dir. Dorota Kobiela, Hugh Welchman / Pol/UK / 2017/ 95 min / Animação/Biografia – Classificação: 12 anos.

Sinopse: 1891. Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin encontra uma carta que jamais chegou ao seu destino. Após conversar com o pai, amigo pessoal de Van Gogh, Armand é incentivado a entregar ele mesmo a correspondência. Desta forma, ele parte para a cidade francesa de Arles. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.

16/02 PENDULAR

Dir. Júlia Murat / BRA / 2017 / Drama / 108 min – Classificação: 18 anos.

Sinopse: em um galpão abandonado, um casal de artistas contemporâneos observa a arte, a performance e sua intimidade se misturarem. A partir de sequentes contradições, eles vão aos poucos perdendo sua capacidade de distinguir o que faz parte dos seus projetos artísticos e o que nada mais é que a relação amorosa.

23/02 DAVID LYNCH, A VIDA DE UM ARTISTA (David Lynch, The Art Life)

Dir. Jon Nguyen, Rick Barnes, Olivia Neergaard-Holm / EUA/DIN / 2017 / 88 min – Classificação: 12 anos.

Sinopse: o documentário narra a vida do cineasta David Lynch. Desde sua criação idílica em uma pequena cidade até as ruas escuras de Filadélfia, acompanhamos Lynch à medida que ele traça os eventos principais para a sua formação, assim como para o seu estilo cinematográfico enigmático.


02/03 EU SOU INGRID BERGMAN (Jag är Ingrid)

Dir. Stig Björkman / SUECIA / 2015 / 114 min / Documentário – Classificação: 10 anos.

Sinopse: usando os diários íntimos de Ingrid Bergman, além das cartas enviadas às suas amigas, o documentário traça todo o percurso pessoal e profissional da atriz, incluindo seus diversos casamentos, a relação controversa com os filhos, o escândalo de adultério, as mudanças para os Estados Unidos, França e Inglaterra os principais filmes e prêmios recebidos na carreira.

09/03 JOSÉ E PILAR (José y Pilar)

Dir. Miguel Gonçalves Mendes /BRA/ESP/POR / 2010/ Documentário/ 125 min – Classificação: livre.

Sinopse: O filme retrata a relação entre José Saramago e Pilar del Río. Mostra o cotidiano do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo o mundo, construindo um retrato surpreendente sobre um casal empenhado em mudar o mundo ou, pelo menos, torná-lo melhor. A obra revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que genialidade e simplicidade são compatíveis.

Espaços e Serviços

Livraria

Na livraria a exposição de um desejo do Sesc: incentivar e valorizar os artistas paranaenses, tendo a preferência por produtos produzidos por eles. Lá você encontra CD's, livros, publicações independentes e produtos de designers da cidade.

Café do Paço

O café oferece aos frequentadores um espaço diferenciado de entretenimento e garante o contato com a programação cultural. Lá os visitantes podem conferir apresentações de pianistas, DJ's e pocket shows, além de palestras e debates.

Biblioteca

Por meio de nosso acervo de livros de literatura, periódicos e das ações dinamizadoras que oferecemos em nossas unidades, entregamos à população equipamentos culturais democráticos que garantem o direito fundamental do livre acesso à informação.

Temos diversas atividades de incentivo à leitura com momentos de lazer e descontração.

ESTAÇÃO DO CONHECIMENTO
Acervo itinerante que vai até o leitor em seu próprio ambiente de trabalho.

HORA DO CONTO
Passando por vários universos mágicos, este é um momento destinado à narração de histórias, a fim de convidar as crianças para o universo da literatura.

BIBLIOLAB
Laboratório de escrita que cria bases de conhecimentos estruturais para que os participantes construam a sua própria experiência textual.

OFICINAS
Atividade que propõe interação com os universos culturais paralelos à literatura nas competências manuais e criativas!

CLUBE DE LEITURA
Espaço destinado ao encontro de leitores para interagir com a Literatura e vivenciar novas experiências.

Venha ler conosco! O Sesc é todo seu!
Conheça nossa programação em www.sescpr.com.br

Consulte nosso acervo: goo.gl/zLPwwZ
--------------------------------
Paço Indica: boas leituras para as férias.

Moacyr Scliar
A Orelha de Van Gogh

Moacyr Scliar, escritor, nascido no Rio Grande do Sul é considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira contemporânea. Sua obra é composta por mais de 70 títulos traduzidos para vários idiomas. A palavra que mais define a escrita de Moacyr é fluidez. Esse livro traz uma série de contos simples e fluidos. Muito bem escrito, cheio de histórias que tratam do cotidiano de forma lúdica, este livro foi vencedor do prêmio Casa de Las Américas de 1989.
"Uma bela história ou um belo poema melhoram nossa vida".
(Moacyr Scliar)



Jorge Amado
Terras do Sem fim

Jorge Amado, escritor nascido na Bahia, recebeu os prêmios Jabuti e Machado de Assis. Seus livros foram traduzidos para quase todas as línguas. Algumas de suas obras foram adaptadas para a televisão, cinema e teatro. Foi membro da Academia Brasileira de Letras. Terras do Sem Fim é considerado por muitos críticos como a mais alta realização literária de Jorge Amado. A força ficcional do romance concentra-se no retrato social profundo, inspirado nas experiências de infância e juventude do próprio autor, nascido em uma fazenda de cacau em Ferradas, distrito de Itabuna.

“Não escrevi meu primeiro livro pensando em ficar famoso. Escrevi pela necessidade de expressar o que sentia”.
(Jorge Amado)



Isabel Allende
A Cidade Das Feras

Isabel Allende é uma autora chilena. A jornalista e escritora pertence ao movimento literário de realismo mágico. Na década de 80, ganhou respeito internacional ao ser considerada uma das principais escritoras latino-americanas. O Livro conta uma história intrigante que injeta no leitor uma curiosidade monumental. O livro passa uma mensagem maravilhosa de preservação ambiental e desperta profunda reflexão a respeito das maravilhas e mistérios que os recantos inexplorados da Mata Amazônica podem esconder.

“Escreva o que não deve ser esquecido”.
(Isabel Allende)

Laboratório de Artes Eletrônicas

O Laboratório de Artes Eletrônicas é uma grande inovação para o cenário na cidade. O Paço da Liberdade utiliza a tecnologia, que hoje cresce cada vez mais, e disponibiliza para os usuários um espaço de acesso mais amplo de criação e expressão, realizando cursos e oficinas, disponibilizando computadores de alto desempenho, softwares de criação específicos para produção audiovisual, campo amplo de opções técnicas e artísticas e estrutura para criação mecânica.

CinePensamento

Na sala de exibições de filmes, o destaque fica com a programação diferenciada em relação aos cinemas comerciais, e ainda oferece um núcleo de estudos sobre cinema. O principal objetivo é a aproximação da sociedade com as mais variadas formas de expressão artísticas dentro do cinema. O CinePensamento oferece programação constante e abertas a diversas experiências audiovisuais.

Sala de Aula

A sala de aula é uma extensão da Sala de Atos, onde acontecem eventos para um menor público com a atuação voltada para a formação de agentes culturais, utilizando uma linguagem inovadora e atenta às realidades atuais.

Sala Cândido de Abreu

A revitalização do gabinete do primeiro prefeito e mentor do edifício, Cândido de Abreu, é uma forma de preservar a história do prédio e assim foi recriado como era originalmente. O espaço foi montado com móveis originais, pertences pessoais de Cândido de Abreu e livros da época.

Espaço das Artes

O 4º piso do Paço da Liberdade é um amplo espaço para exposições e artes visuais. Trabalhando sempre com novas propostas e formatos, o objetivo é proporcionar experiências aprofundadas no campo das artes visuais e eletrônicas.

Centro de Informação Digital

O Centro de Informação Digital conecta a história do Paço com inovação digital em um ambiente interativo e democrático.

As atividades desenvolvidas nesse espaço possibilitam a comunicação dos visitantes com o mundo, indicando a rota da navegação pelo Ciberespaço para que se desenvolva os horizontes da cultura e da construção social.

Internet livre
Acesso livre à internet, com senhas de 1 hora para portadores do Cartão Cliente Sesc Atualizado.
Menores de 12 anos: somente acompanhados dos pais.
De 12 a 18 anos: somente com autorização escrita dos pais.

Mais informações: 3234-4200
Participação gratuita

3ª a 6ª das 10h às 21h
Sábados: das 10h às 18h
Domingos e feriados: das 11h às 17h

Comércio em Movimento

Realização de atividades em empresas com o objetivo de promover qualidade de vida e desenvolvimento profissional.
Estão disponíveis atividades em Saúde, Educação e Cultura.
Participação gratuita.
Informações: (41) 3234-4200.

Serviço de Atendimento ao Cliente

3ª a 6ª das 10h às 21h
Sábado das 10h às 18h
Domingo das 11h às 17h
(41) 3234-4200
sac.pacodaliberdade@sescpr.com.br

Fechar