O desenvolvimento das ciências e os recursos criados pelos homens têm resultado numa crescente longevidade da espécie humana. A deficiência de condições culturais favoráveis a um envelhecimento sadio, as quase sempre baixas aposentadorias, a ineficiência das adequações das cidades às condições físicas do idoso, a dificuldade de acesso a programas de cultura e lazer são fatores que levam muitas vezes o idoso ao confinamento, gerando insegurança e outros desajustes sociais.
Preocupado com essa temática, desde a década de 1960, o Sesc foi pioneiro em desenvolver ações que valorizam o ser humano após sua saída do mercado de trabalho. Assim, ao longo desses anos, o Sesc vem contribuindo de maneira significativa com o desenvolvimento de grupos, mobilizando as comunidades e capacitando profissionais, com o objetivo de destacar a questão social acerca do envelhecimento e ressaltar a importância desta temática ser configurada entre as áreas prioritárias de intervenção em nossa sociedade.
Em Londrina, o Trabalho Social com Idosos acontece há mais de 30 anos e conta com mais de 400 integrantes, que participam de reuniões semanais, atividades de socialização e integração, encontros, palestras, entre outros.
Além do Trabalho Social com Idosos, o Sesc Londrina realiza grupos Intergeracionais de Cantoria, de Memória e Concentração, Voluntários e de Interesse e Jovens.