A Semana

A Semana Literária Sesc & Feira do Livro, realizada desde 1981, promove a formação de leitores e leitoras, o fortalecimento do circuito e da produção literária estadual, da cultura do livro e do mercado livreiro. Por meio da circulação de artistas da palavra e seus respectivos trabalhos por diferentes municípios do Paraná, o evento promove o diálogo plural, diverso e intergeracional entre escritores e artistas da palavra do Estado do Paraná e de outros territórios, além de criar espaços de fruição artística da Literatura, seja ela escrita ou falada.

Até 2005, seu nome era Feira do Livro Sesc; em 2006 e 2007, foi realizada como Folia Literária do Paraná; e em 2008, recebeu a denominação definitiva e um tema geral para debates.

Com 41 edições realizadas, a Semana Literária Sesc configura-se como um dos maiores circuitos literários do país, por sua dinâmica de realização simultânea em 27 municípios, propondo uma programação diversa, plural e transversal, que atende diferentes faixas etárias e promove uma multiplicidade de experiências culturais, educacionais e formativas, além da valorização da cultura regional e o fortalecimento do setor cultural, com ênfase na valorização da produção literária estadual.

A partir de um coletivo curatorial, todos os anos, o evento propõe a circulação de autores e autoras renomados no cenário estadual e nacional, companhias de teatro, narradores e narradoras de histórias, mediadores e mediadoras de leitura, pesquisadores e pesquisadoras que colocam em pauta debates e discussões a partir do livro e da literatura, protagonistas do evento.

As edições da Semana Literária e Feira do Livro apresentam, todos os anos, um tema central de discussão, proposto pelo coletivo curatorial. Confira o que já foi debatido em algumas das edições anteriores:

1996: Sítio do Pica Pau Amarelo

1999: Leitura de cada dia

2001: Caminhos do Tempo

2002: Paz é Saber

2008: Literatura e Tecnologia – homenagem a Machado de Assis

2009: Literatura e Jornalismo – homenagem a Euclides da Cunha

2010: Leitura e Cotidiano – homenagem a Raquel de Queiroz, curadoria de José Castello

2011: Literatura e Sociedade – homenagem a Antonio Candido

2012: Reinventar-se – homenagem a Dalton Trevisan, curadoria de Rogério Pereira

2013: Cadê o Leitor? – homenagem a Bartolomeu Campos de Queirós; patrono Manoel Carlos Karam, curadoria de Rogério Pereira

2014: Violência e Ficção – homenagem a Rubem Fonseca; patrono Domingos Pellegrini, curadoria de Luís Henrique Pellanda

2015: Poesia e Cidade – homenagem a Manoel de Barros; patrona Alice Ruiz

2016: O Brasil na minha obra

2017: Literatura e(m) Movimento: Travessias do Tempo e do Espaço

2018: Literatura: o tempo da imaginação

2019: Literatura: vozes para (re)criar o mundo

2020: Literatura e Memória: fragmentos do tempo

2021: Literatura: porque outro mundo é possível

2022: Território imaginários: vozes em trânsito

Fonte: Revistas Fecomércio e Livro Sesc PR: 70 anos

Na edição de 2023, a 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro leva o tema “Ler para mudar histórias”, propondo diálogos, criações e reflexões sobre o papel da Literatura como agente de transformação social.