
1. A competição será disputada na categoria absoluto acima de 12 anos e com premiação sendo realizada nas categorias masculina e feminina.
2. A competição de Xadrez será regida pelas regras oficiais da FIDE (Federação Internacional de Xadrez) http://www.cbx.org.br, adotadas pela Federação de Xadrez do Paraná- FEXPAR, salvo os dispostos contidos neste regulamento técnico.
3. O ritmo de jogo será de 20 (vinte) minutos, no estilo nocaute, para cada jogador (a) em relógio analógico e 15 minutos com acréscimo de 05 (cinco) segundos por lance em relógio digital e tempo de tolerância de 15 (quinze) minutos para efetivação de W.O.
4. O sistema de emparceiramento e o número de rodadas da competição nas 3 fases serão estabelecidos pelos seguintes critérios:
I – Com 02 jogadores, match de 3 partidas;
II- De 03 a 04 jogadores, schuring em turno e returno;
III – De 05 a 08 jogadores, sistema schuring em turno único;
IV – Com 09 ou mais jogadores, sistema suíço com 6 rodadas.
5. Os critérios de desempate para as competições disputadas pelo Sistema “SUÍÇO” serão nesta ordem:
a) Pontuação individual total;
b) Confronto direto; (resultado do confronto entre os enxadristas com a mesma pontuação);
c) Buchholz (com descarte apenas do pior resultado);
d) Buchholz totais;
d) Sonnenborn – berger;
f) Partida extra de xadrez relâmpago no sistema morte súbita (5’ x 4’) onde as brancas têm obrigação de vencer.
6. Para as competições disputadas pelo Sistema “SCHURING”, os critérios de desempate serão nesta ordem:
a) Pontuação individual total;
b) Confronto direto;
c) Maior número de vitórias;
d) Sonnenborn – berger;
e) Sistema Koya;
f) Partida extra de xadrez relâmpago no sistema morte súbita (5’ x 4’) onde as brancas têm obrigação de vencer.
7. A numeração inicial das fichas de emparceiramento será determinada a partir da titulação FIDE, rating FIDE, rating CBX e rating FEXPAR, respectivamente, individual de cada jogador, e depois pela ordem alfabética do último sobrenome. A critério da arbitragem as numerações iniciais podem ser determinadas de outra forma.
8. A pontuação correspondente ao resultado de cada partida será:
a) 01(um) para vitória;
b) 0,5 (meio) para empate;
c) 00 (zero) para derrota.
9. O tempo de tolerância é correspondente ao tempo de reflexão da partida. O (a) jogador (a) que se apresentar após essa tolerância será declarado ausente, e consequentemente perdedor da partida por W.O.
10. Em caso de perda por ausência em uma das rodadas, o (a) jogador (a) emparceirado (a) ausente estará automaticamente eliminado (a) da competição.
10.1 No sistema de disputa Suíço, o (a) atleta eliminado (a) da competição por W.O. terá a sua pontuação mantida para fins de utilização dos critérios de desempate.
10.2 No sistema de disputa Schuring o (a) atleta eliminado (a) da competição por W.O. terá a sua pontuação mantida para fins de utilização dos critérios de desempate se o (a) mesmo (a) tiver sido (a) emparceirado (a) acima de 50% do número de rodadas. Caso o (a) atleta tenha sido emparceirado (a) em número abaixo de 50% das rodadas os pontos adquiridos serão revertidos a favor de seus (uas) adversários (as).
Observações
Serão considerados como W.O. (jogador (a) ausente) os não comparecimentos injustificados até o término do tempo máximo programado para a rodada em questão.
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.