Jogos Comerciários do Sesc Paraná
Jogos Comerciários do Sesc Paraná Jogos Comerciários do Sesc Paraná

Regulamento Técnico de Futebol Sintético – Masculino

Truco

1. A competição será disputada na categoria masculina acima de 16 anos e será permitida a inscrição de 6 participantes no mínimo e 10 no máximo. Sendo que sua composição deverá ter no mínimo 3 atletas acima de 35 anos e o restante poderá ser completado com atletas com idade a partir de 16 anos. O número máximo de participantes da modalidade contempla todos os componentes informados no ato da inscrição.

2. A competição Futebol Sintético será regida pelas regras oficiais da Confederação Brasileira de Futebol 7 (CBF7), cbf7.com.br/ salvo os dispostos contidos neste regulamento técnico.

3. As partidas terão duração de 40 minutos corridos (2 tempos de 20 minutos) com intervalo de 5 minutos. Cada equipe terá direito a um pedido de tempo com duração de 1’ minuto em cada período. Conforme regras da CBF7, deverá ter o acréscimo de 1 minuto por tempo pedido. Dois pedidos de tempo = 2 minutos de acréscimo.

4. As partidas serão disputas pelo número de 5 atletas de linha mais 1 goleiro. As partidas em todas as fases poderão iniciar-se com no mínimo de 4 atletas de linha e 1 goleiro, se os atletas forem chegando no decorrer da partida os mesmos serão relacionados em súmula, podendo participar da partida em questão.

4.1. Dos 6 atletas em quadra (5 de linha mais 1 goleiro) 1 deles obrigatoriamente deverão ter idade igual ou superior a 35 anos. 

4.2. Em caso da equipe iniciar o jogo, ou durante a partida , ficar com menos que 6 atletas (5 atletas de linha e 1 goleiro), obrigatoriamente 1 dos atletas deverá ter idade igual ou superior a 35 anos. 

4.3. Em caso de impossibilidade de jogo de um ou mais atletas com idade igual ou superior a 35 anos (por cartão ou lesão por ex.), que estejam em quadra, e a equipe não tenha outro atleta com idade igual ou superior a 35 anos para substituí-lo, a equipe permanecerá com um jogador a menos, pois não contempla o item 4.1 deste regulamento, não podendo substituí-lo por outro atleta de idade inferior.

Obs.: Na cidade onde não tenha campo de futebol sintético, poderá ser realizado o futebol society (grama natural). A fase final (em Caiobá), será exclusiva em campo sintético.

5. Quando uma equipe, ou ambas, ficarem reduzida a 03 atletas, seja por qualquer motivo, a partida deverá ser encerrada imediatamente.

6. As substituições serão ilimitadas e volantes respeitando sua área demarcada.

7. No caso em que seja necessário apontar um vencedor e no tempo regulamentar o jogo terminar empatado será aplicado o seguinte:

  1. Serão efetuadas cobranças de 03 shoot out, de forma alternada, por atletas distintos devidamente relacionados na súmula de jogo.
  2. Persistindo o empate a decisão será efetuada pela cobrança de um shoot out, alternadamente, por atletas diferentes, até que haja um vencedor.

No caso de se chegar à cobrança de shoot out as duas equipes deverão ter o mesmo número de atletas para as cobranças, isto é, caso uma equipe possua um número de atletas inferior a outra, a equipe com maior número de atletas deverá retirar da participação das cobranças os atletas necessários para igualar o número de atletas cobradores da outra equipe.

Obs: Se a equipe indicar que o goleiro não irá efetuar a cobrança, o mesmo também não poderá defender.

8. O sistema de pontuação para classificação no grupo será:

  1. 03 pontos por vitória;
  2. 01 ponto por empate;
  3. 00 ponto por derrota.

9. O Sistema de desempate adotado nas fases que forem disputadas pelo sistema de rodízios será o seguinte:

  1. Confronto Direto (utilizado somente no caso de empate entre 02 equipes);
  2. Saldo de gols nos jogos entre as equipes empatadas;
  3. Ataque mais positivo nos jogos entre as equipes empatadas;
  4. Saldo de gols de todos os jogos do grupo na fase;
  5. Ataque mais positivo em todos os jogos do grupo na fase;
  6. Menor número de cartões (somatória dos cartões amarelos 1 ponto e vermelhos 3 pontos).
  7. Sorteio.

Observação: Quando o empate for entre três ou mais equipes, e continuarem 02 equipes ainda empatadas e houver a necessidade de classificar mais uma equipe, deverá reiniciar o critério de desempate no item “a”.

9.1 Quando da necessidade de classificar uma ou mais equipes por Critério Técnico, se o número de equipes em todos os grupos for igual, a equipe que obtiver a maior somatória de pontos (vitória/empate/derrota) em todos os jogos da fase será classificada. Permanecendo o empate ou se o número de equipes em pelo menos um dos grupos for diferente, serão utilizados os seguintes critérios:

a) Média de gols average (número de gols sofridos divididos pelo número de gols marcados, divididos pelo número de jogos efetuados na fase). Classifica-se o menor coeficiente:

b) Média de gols pró (Número de gols feitos divididos pelo número de jogos efetuados na fase). Classifica-se o maior coeficiente;

c) Média de Gols Contra (Número de gols recebidos dividido pelo número de jogos efetuados na fase) Classifica-se o menor coeficiente.

d) Sorteio.

Observações:

a) Utilizar-se-á inicialmente o primeiro critério. Em caso de empate e haja a necessidade de classificar mais uma ou mais equipes, passa-se ao 2º critério e assim por diante.

b) Quando na fórmula constar como zero, o resultado obtido pela própria equipe (partidas, gols) está fórmula deverá ser descartada, já que não existe divisão por zero (matemática).

10. As equipes que cometerem 05 infrações técnicas por período sofrerão a partir da 6ª falta o shoot out:

a) No shoot out a bola deve ser colocada em qualquer lugar da linha de shoot out e o goleiro adversário postar-se-á sobre a linha de fundo, entre os postes de meta. Após autorização, o executor terá 5 segundos para chutar a bola ao gol, podendo movimentá-la livremente em qualquer direção dentro do limite de tempo.

b) Ao final dos 5 segundos, caso o executor tenha efetuado o chute e a bola estiver em direção ao gol, o lance será válido até o término de sua trajetória mesmo se a bola bater nas traves ou no goleiro antes de entrar no gol.

c) Quando da autorização, o goleiro pode se movimentar em qualquer direção e defender a bola com as mãos dentro da área de meta ou com os pés fora dela.

d) Caso o goleiro pratique qualquer infração dentro ou fora da área ou execute uma defesa com as mãos fora da área, deve ser desqualificado, substituído e sua equipe punida com uma cobrança de penalidade máxima.

e) As infrações serão zeradas ao final de cada período.

11. O “tiro de meta” pode ser ser executado com os pés ou com as mãos.
No caso de realizar com os pés, a bola deve estar parada e qualquer atleta pode executar.
No caso de realizar com as mãos, deve ser executado somente pelo goleiro, obrigatoriamente com as mãos, sendo que o goleiro NÃO PODE colocar as mãos para fora da área.
Ambos de qualquer ponto de sua área de meta e a bola não precisa sair da área para estar em jogo.

12. O lateral será cobrado com as mãos.

13. O tiro de canto deverá ser executado com as mãos.

14. As equipes deverão apresentar-se para o jogo, devidamente uniformizadas, camisetas iguais (idênticas, mesma marca) e numeradas (ao menos nas costas, sendo que tamanho do número deve ser visível para o árbitro), calção cor única (não será levado em consideração a marca), não é obrigatório ser numerado e meião cor única (não será levado em consideração a marca dos meiões), sendo que o equipamento dos jogadores compõe-se de camisa de manga curta, ou manga comprida, calção curto, meias de cano longo, caneleiras, tênis confeccionados com lona, pelica ou couro macio, com solado e revestimento lateral de borracha ou material similar, podendo utilizar chuteiras de travas baixas ou denominadas society, ficando terminantemente proibido o uso de camisa sem manga e de sapatos com solado de couro ou pneu, ou que contenham travas altas.

Permitido

Exemplo 1:

Motivo: Calção cor única, marcas diferentes.

Exemplo 2:

   

Motivo: Calção cor única e mesma marca.

Não permitido

Exemplo 1:

Motivo: Não são calções com cor única. Calção de cores diferentes.

Exemplo 2:

Motivo: Não são calções com cor única. Calção de cores diferentes.

15. O goleiro usará uniforme com camisa numerada de cor diferente dos jogadores de linha de ambas as equipes e árbitros, sendo-lhe permitido, com exclusividade, para fins de proteção, o uso de calça de agasalho sem bolso e sem zíper.

16. Permitido o uso de camisas de clubes profissionais de futebol sendo idênticas e de numeração diferentes. Permitido para o goleiro e demais atletas de linha.

17. O goleiro linha deverá utilizar camisa numerada (com o mesmo número que iniciou a partida conforme consta na súmula), de cor diferente dos jogadores de linha de ambas as equipes e árbitros. OBS: Poderá ocorrer o uso de colete quando necessário.

18. O jogador que se apresentar na quadra de jogo utilizando sob seu calção, o short térmico, somente poderá utilizá-lo se for da mesma cor predominante no calção.

19. O jogador que não se apresentar devidamente equipado, desatendendo às exigências desta regra, será punido com cartão amarelo e retirado da quadra de jogo, temporariamente, somente podendo retornar à disputa da partida com a autorização do árbitro e no momento em que a bola estiver fora do jogo e uma vez verificada a regularidade do equipamento.

20. Será obrigatório o uso de caneleiras e estas deverão estar completamente cobertas pelas meias e serem confeccionadas em material apropriado que ofereça proteção ao jogador (borracha, plástico, poliuretano ou material similar).

21. O capitão da equipe deverá ser identificado em súmula e não há a obrigatoriedade de usar uma braçadeira em um dos braços para identificá-lo.

22. Em caso de coincidência nas cores de uniformes será definido por cara ou coroa a equipe que deverá efetuar a troca dos uniformes ou o uso de coletes fornecido pela organização.

23. Haverá tolerância de 15 (quinze) minutos apenas para o 1º jogo da rodada, ficando os demais para o horário programado em tabela.

24. Estará automaticamente suspensa da partida subsequente à pessoa física que for expulsa ou receber 03 três cartões amarelos, consecutivos ou não.

24.1 Se alguma equipe tiver seu atleta punido com cartão vermelho, o mesmo não participará mais da partida em questão, sendo assim após 2 minutos dessa expulsão, outro atleta do banco de reservas poderá completar esta equipe.

25. A contagem de cartões, para fins de aplicação de suspensão automática, é feita separadamente por tipologia de cartões. O cartão vermelho não anulará o cartão amarelo já recebido na mesma ou em outra partida da competição. Será anulado apenas o segundo cartão amarelo, recebido na mesma partida e que ocasionou o cartão vermelho.

25.1 Se o mesmo atleta em determinado momento da competição acumular simultaneamente 3 (três) cartões amarelos e mais 1 (um) cartão vermelho, cumprirá automaticamente a suspensão por 2 (duas) partidas.

25.2Para fins do disposto neste item, entende-se por partida subsequente a ocorrente na mesma fase e no mesmo ano da competição, respeitando-se o item 25.3.

25.3 Para a disputa da primeira partida na 2ª Fase e 3ª Fase, não haverá o cumprimento de suspensão pelo acúmulo de cartões amarelos vindos das fases anteriores, apenas existindo a suspensão para atletas punidos com cartão vermelho na última partida da fase em disputa.

26. Caso ocorra o W.O., a equipe adversária terá seu placar final do jogo como 1×0, e o gol será anotado para o capitão da equipe do jogo em questão. A equipe que ocasionar o W.O. (em todas as fases) estará desclassificada /eliminada da modalidade em questão.

26.1 Caso o W.O. ocorra nas fases eliminatórias não será permitida a ascensão de equipes eliminadas nas fases anteriores

26.2 Todos os placares anteriores ao W.O. serão revertidos para 1 x 0.

27. Na 1ª Fase, o sistema de disputa será definido pelo Coordenador Técnico do evento e os representantes das equipes presentes no congresso técnico, e será levado em consideração o número de atletas/equipes inscritas.

27.1 Na 2ª e 3ª fases, o sistema de disputa será de acordo com o número de equipes classificadas, conforme detalhado no anexo 1 do Regulamento geral do evento.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.