REGULAMENTO OFICIAL COPA SESC SUB15 | 2024 – FUT7

 

CAPÍTULO I – Finalidade

Art. 01 – COPA SESC SUB15 | 2024, será organizada por 20 Unidades do Sesc PR I  doravante denominada “organizadora”. Art. 02 – O campeonato será disputado em conformidade com o presente regulamento, tendo por finalidade a integração e o congraçamento entre os participantes.  

CAPÍTULO II – Premiação

Art. 03 – Serão os seguintes prêmios oficiais da COPA SESC SUB15 | 2024: Ao campeão, vice e terceiro colocado – troféu e medalhas.  

CAPÍTULO III – Inscrições e Equipes

Art. 04 – A competição será realizada na categoria masculina, na categoria sub15. Poderão ser inscritos 12 atletas e 3 membros da comissão técnica. O número máximo de participantes (15) contempla todos os componentes informados na inscrição. Art. 05 – A inscrição será realizada no site oficial do evento podendo efetuar o pagamento das formas relacionadas abaixo dentro do prazo estabelecido e, até completarem as equipes na Categoria SUB15. O não pagamento do boleto/Taxa de Inscrição até a data do Congresso Técnico inibirá a participação da equipe no Campeonato.
  1.  Cartão de crédito;
  2. Boleto Bancário;
Para inscrições via boleto: a mesma só será confirmada após compensação. Art. 05 – A equipe deverá inscrever no mínimo 07 (sete) e até no máximo 12 (doze) jogadores.
  1. O prazo para inscrição de atletas será até o dia do Congresso Técnico, definido pela coordenação da cidade local. Caso não seja atingido o número mínimo de equipes a organização pode alterar a data final de inscrição.
  2. As equipes que se classificarem para as fases seguintes da competição poderão substituir até 3 (três) jogadores, mediante apresentação de atestado médico ou declaração de impossibilidade de viagem (a mesma será analisada pela comissão organizadora).
  Art. 06 – A equipe que jogar com atletas irregulares, perderá os pontos da partida disputada. A responsabilidade em saber a regularidade do atleta é da equipe, de acordo com o regulamento da competição. Caso a equipe não conquiste pontos no jogo, serão diminuídos 3 pontos na classificação da fase. Podendo a equipe, caso não possua pontos, ficar com pontuação negativa. Art. 07 – A taxa de Inscrição é de R$ 200,00 (duzentos reais) por equipe, sem valores de taxa por jogo. Art. 08 – Cada atleta, antes do início de cada partida, deverá apresentar ao mesário a carteira de identidade ou documento original com foto. Caso o nome do atleta não conste na súmula da partida, o representante da equipe deverá se dirigir ao responsável técnico do Sesc PR na competição. A súmula já consta a relação de jogadores aptos à partida, devendo o atleta informar a numeração do seu uniforme ao mesário. Atletas riscados em súmula não estão aptos ao jogo conforme as regras de suspensão do presente regulamento.
  1. O atleta poderá apresentar o documento até o final da determinada partida, sob pena da perda dos pontos.
  2. Competição para atletas nascidos nos anos de 2009, 2010 e 2011.
Art. 09 – Os atletas inscritos poderão ser substituídos até a data do congresso técnico. Também não podem estar inscritos em 02 (duas) equipes na mesma unidade, sendo que neste caso a atleta será considerada integrante da equipe em que realizar sua primeira atuação.
  1. Os atletas que já jogaram por uma equipe não poderão ser transferidos para outras equipes na mesma edição.
 

CAPÍTULO IV – Uniforme

Art. 10 – Fica responsável pela troca de uniformes, caso seja exigido pelos árbitros, a equipe que constar na coluna da direita da tabela oficial, ou seja, a equipe visitante. Em caso de uniformes coincidentes, o Sesc poderá oferecer coletes para a partida. Art. 11 – Aconselhamos a numeração fixa dos atletas durante toda a competição, devendo a equipe informar a organização do evento qualquer troca necessária. Os atletas terão que usar nas costas das respectivas camisas, números de 01 a 99, não sendo permitida a repetição de números da mesma equipe. É proibido o uso de chuteiras com travas. Não é obrigatório a numeração nos calções, porém se tiverem, terão que ser números iguais das camisas. O uso de caneleiras será obrigatório. Art 12 – Os atletas deverão antes de iniciar os jogos, estar certos de que os seus equipamentos estão de acordos com as regras da competição. Se constatado equipamentos inadequados, avaliados pela arbitragem, o atleta será retirado temporariamente do campo, e só poderá retornar no momento em que a bola estiver fora de jogo, depois que o árbitro verificar as condições normais do uniforme.

Parágrafo único: A comissão técnica deverá ser: Técnico ou treinador, auxiliar técnico e médico ou fisioterapeuta com seus respectivos registros em seus conselhos, e deverão estar vestidos com calça ou bermuda, camisa com mangas ou similares, tênis ou chuteira apropriada.

 

CAPÍTULO V – Sistema de Disputa

Art. 13 – COPA SESC SUB15 | 2024 As partidas da primeira fase estarão compreendidas no período entre o mês de agosto / setembro de 2024. Caso haja necessidade, poderão ser alteradas as datas, e a cargo da organização poderão ser marcados jogos em outras datas, horários e/ou locais diferentes. O sorteio da competição será realizado de acordo com o cronograma local de cada sede sendo previamente avisado e conforme acordado com a organização:
  1. Sorteio dos grupos;
  2. Disposições
Na 2ª Fase: As 2 (duas) melhores equipes da 1ª Fase se classificam para a fase regional (2ª fase) que será disputada de acordo com o cronograma descrito abaixo no dia 12 de outubro de 2024. Sedes com duas cidades participantes: Jogos somente de ida entre o Primeiro colocado da cidade A x Segundo colocado da cidade B; Segundo colocado da cidade A x Primeiro colocado da cidade B. Os vencedores da primeira rodada se enfrentam em jogo único para definir o campeão e o vice-campeão da competição. Os perdedores da primeira rodada se enfrentam em jogo único para definir o terceiro e quarto colocados da competição. *em caso de igualdade no placar, a partida será decidida através de SHOOT OUT (Tiro da Linha de Saída). Sedes com três cidades participantes: Dois grupos com 3 (três) equipes cada grupo, sendo que no primeiro pote (pote 01) ficarão os primeiros colocados de cada sede e no segundo pote (pote 02) os segundos colocados. O primeiro sorteado do pote um ficará no grupo A, o segundo sorteado no grupo B e o terceiro sorteado no grupo A. No pote dois o primeiro sorteado ficará no grupo B, o segundo sorteado ficará no grupo A e o terceiro sorteado no grupo B. A forma de disputa será todos contra todos em jogos só de ida dentro do próprio grupo, o primeiro colocado de cada grupo disputa a final em partida única.  
COPA SESC DE FUT7 INFANTIL – 2ª  FASE
  CIDADE SEDE VISITANTES
1 Caiobá Rio Negro
2 Campo Mourão Maringá, Marechal
3 Foz do Iguaçu Cascavel, Toledo
4 Guarapuava União da Vitória
5 Ivaiporã Arapongas
6 Jacarezinho Cornélio Procópio, Londrina
7 Nova Londrina Paranavaí, Umuarama
8 Portão Ponta Grossa
  Na 3ª Fase: A melhor equipe de cada cidade sede da 2ª fase se classifica para disputar a fase final (3ª fase) que ocorrerá na cidade de Cascavel, de 28/11 à 01/12/2024. A terceira fase será disputada no formato de dois grupos, no qual todos enfrentam todos dentro do próprio grupo. Os dois melhores classificados de cada grupo se enfrentam e disputa mata mata com jogo único até a disputa do jogo final. Ex:  1º grupo A x 2º grupo B; 1º grupo B x 2º grupo A, em sistema eliminatório de jogo único, e em caso de igualdade no placar, será decidido através de SHOOT OUT (Tiro da Linha de Saída).
  • A classificação geral do campeonato na primeira fase, a partir do terceiro colocado, será definida de acordo com o melhor índice técnico geral, entre todas as equipes da competição, conforme o Art. 14 deste Regulamento Oficial. Respeitando as fases eliminatórias atingidas, ou seja, um time classificado à semifinal não poderá ficar abaixo de uma equipe que não se classificou a mesma
  • SHOOT OUT: 3 alternados por equipe, cobrados por atletas Persistindo o empate, cobranças alternada, até a definição de um vencedor.
  Art. 14 – As pontuações adotadas serão:
  1. Vitória = 03 pontos
  2. Empate = 01 ponto
  3. Derrota = 00 ponto
  Art. 15 – Critério de Desempate: Em caso de empate em pontos ganhos, entre duas ou mais equipes, será considerado o critério “na fase” e adotado para conhecer a melhor classificada, o seguinte:
  1. NV – Maior número de vitórias;
  2. SG – Melhor saldo de gols;
  3. CD – Confronto direto (somente quando houver empate entre duas equipes);
  4. GP – Maior número de gols pró;
  5. Equipe mais disciplinada (peso: amarelo 01; vermelho 03) CAPÍTULO VI – Infrações:
  Art. 16 – Ficam instituídas as seguintes penalidades para infrações disciplinares por parte de atletas ou qualquer outra pessoa registrada na equipe:
CARTÕES QUANTIDADE SUSPENSÃO
AMARELOS 03 1 JOGO
VERMELHOS 01 1 JOGO
 
  1. Na reincidência das punições disciplinares, as penalidades serão dobradas.
  2. As equipes que tenham concordado em participar desta competição estão de acordo com o presente regulamento e cientes do Código Desportivo do Sesc PR, sendo sujeitas as punições nele instauradas.
  3. O Sesc PR aplicará as punições feitas de acordo com os relatórios dos oficiais de arbitragem, delegados, e equipe de trabalho. Os casos de infrações da presente competição serão julgados com base no Código Desportivo do Sesc PR.
  4. Todas as pessoas devidamente registradas são passíveis de punição estando ou não dentro de campo, bastando estar em qualquer praça esportiva para se tornar passível de punição a qualquer momento.
  5. Os punidos na forma deste artigo deverão cumprir a suspensão automática no primeiro jogo subsequente à aplicação do cartão disciplinar.
  6. Um cartão não anula os outros cartões. Ex: um atleta que receber na mesma partida o 3º amarelo, e 1º vermelho, sendo todos da 1ª série, cumprirá 02 jogos. Os atletas não serão punidos com o mesmo cartão no mesmo jogo;
  7. Os cartões amarelos serão zerados ao final da 1ª fase.
  8. O atleta que por ventura receber cartão vermelho ou o terceiro cartão amarelo em seu último jogo da fase de grupos deverá cumprir suspensão automática na fase seguinte.
Parágrafo único: Caso o atleta seja suspenso por cartão na partida final de qualquer fase ele deverá cumprir suspensão automática na fase subsequente, ficando assim impedido de disputar a partida de abertura da próxima fase.   Art. 17 – A equipe que perder uma partida por W.O., desistir e/ou abandonar a competição será eliminada automaticamente, alterando todos os seus resultados anteriores e posteriores em 02 X 00, porém não cancelando os cartões disciplinares e os gols para a artilharia da sua equipe. PARÁGRAFO 1º – O início do jogo deverá ocorrer no horário marcado em tabela, ou até 15 minutos além deste horário para o primeiro jogo do dia, caso contrário será W.O. A determinação do início da partida, bem como o W.O. (WalkOver), será sempre do árbitro da partida. O início desta tolerância será sinalizado através do silvo do representante de mesa. O período de jogo para todas as fases será de 2 tempos iguais de 20 min cada, com intervalo de até 10 minutos. W.O – Quando não é realizada a partida por falta de atletas suficientes. Conforme Regra Oficial.   Art. 18 – Somente o árbitro no local, ou comunicado oficial do Sesc PR poderá adiar a realização da partida. PARÁGRAFO 1º – Uma partida só poderá ser suspensa, paralisada e/ou deixar de ser realizada quando ocorrerem os seguintes motivos:
  1. Falta de garantias, possivelmente verificadas;
  2. Distúrbios graves ou conflitos que afetam a sua continuidade;
  3. Falta de luz (analisado pela organização);
  4. Mau estado do piso que possa tornar o jogo impraticável ou perigoso;
  5. Falta de material necessário para a sua realização normal;
  6. Confusões generalizadas;
  7. Falta de pagamento da taxa de inscrição.
PARÁGRAFO 2º – Jogos transferidos, paralisados ou suspensos definitivamente por motivos alheios às vontades das equipes disputantes e da arbitragem, terão 02 posicionamentos:
  1. Será marcada nova data para a realização do jogo, com seu tempo normal, caso o jogo em questão tenha sido paralisado/suspenso até antes dos 15min do segundo tempo;
  2. Caso a paralisação/suspensão do jogo ocorra após os 15 minutos do segundo tempo, será dado como encerrada a partida em questão, mantendo-se o resultado do momento (caso não haja infração a ser analisada pela comissão organizadora).
  PARÁGRAFO 3º – Em todos os casos do PARAGRAFO 2º só poderão participar dos jogos a serem remarcados, os atletas relacionados na súmula quando da paralisação da partida.  

CAPÍTULO VII – Disposições Gerais

Art. 19 – A comissão organizadora não se responsabilizará por qualquer contusão ou acidente que possam sofrer os participantes durante o campeonato, subentendendo-se também que os atletas inscritos pelas equipes foram julgados aptos em inspeção médica, por conta de cada atleta. No entanto, em caso de necessidade de atendimento durante a competição, prestaremos os primeiros socorros. Art. 20– As equipes inscritas estão cientes e ficam obrigadas ao entendimento deste regulamento e do Código Desportivo do Sesc PR. Art. 21– Valerão as regras oficiais vigentes no livro nacional de regras da Confederação de Futebol7 do Brasil (CF7B), salvo as especificações contidas no regulamento. Art. 22– A coordenação técnica e a arbitragem decidirão sobre a suspensão, interrupção ou adiamento de uma partida por motivos de força maior. Art. 23– Os casos omissos ao regulamento ou que venham gerar dúvidas, serão resolvidos pela área técnica do Sesc PR com base no Código Desportivo do Sesc PR.    

CAPÍTULO VIII – Contatos

Cada Unidade Sesc participante da competição conta com um coordenador(a) local, os mesmos poderão ser contatados conforme abaixo:
  • SESC ARAPONGAS – (43) 3278 -1662
  • SESC CAIOBÁ – (41) 3452-8958
  • SESC CAMPO MOURÃO – (44) 3599-2560
  • SESC CASCAVEL – (45) 3219-5465
  • SESC CORNÉLIO PROCÓPIO – (43) 3520-5400
  • SESC FOZ DO IGUAÇU – (45)3576-1319
  • SESC GUARAPUAVA – (42) 3308-2680
  • SESC IVAIPORÃ – (43) 3472-8168
  • SESC JACAREZINHO – (43) 3511-2711
  • SESC LONDRINA (NORTE) – (43) 3572-7912
  • SESC MARECHAL CÂNDIDO RONDON – (45) 3284-4364
  • SESC MARINGÁ – (44) 3265-2776
  • SESC NOVA LONDRINA – (44) 3432-6006
  • SESC PARANAVAÍ – (44)3474-8500
  • SESC PONTA GROSSA – (42) 3309-2850
  • SESC PORTÃO – (41) 3220-8043
  • SESC RIO NEGRO – (47) 3641-8557
  • SESC TOLEDO – (45) 3378-7659
  • SESC UMUARAMA – (44) 3623-8069
  • SESC UNIÃO DA VITÓRIA – (42) 3903-3802
  • Todas as unidades pelo e-mail: eventos.esportivos@sescpr.com.br