COPA SESC DE FUTSAL FEMININO – 2024

2ª EDIÇÃO

 

REGULAMENTO

 

CAPÍTULO I – Finalidade

 Art. 01 – COPA SESC DE FUTSAL FEMININO | 2024 será organizada por 6 Unidades do Sesc PR I doravante denominada “organizadora”.   Art. 02 – A competição será regida pelas regras oficiais da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), http://www.cbfs.com.br/, obedecendo às normas contidas neste regulamento.  

CAPÍTULO II – Premiação

 Art. 03 – Serão os seguintes prêmios oficiais da COPA SESC DE FUTSAL FEMININO | 2024:

– À equipe campeã, vice e terceira colocada – troféu e medalhas.

 

CAPÍTULO III – Inscrições e Equipes

 Art. 04 – A inscrição será realizada diretamente no site do SESC PR. O não pagamento do boleto/taxa de inscrição até a data do congresso técnico inibirá a participação da equipe no Campeonato.   Art. 05 – A equipe deverá inscrever no mínimo 06 (seis) e até no máximo 10 (dez) jogadoras, além da comissão técnica (até dois responsáveis). 1º – O prazo para inscrição de atletas será até o dia anterior à primeira partida, definido pela coordenação da cidade local em congresso técnico. Caso não seja atingido o número mínimo de equipes a organização pode alterar a data final de inscrição. 2º – As equipes que se classificarem para a fase final do torneio poderão substituir até 3 (três) jogadoras, mediante apresentação de atestado médico ou declaração de impossibilidade de viagem (a mesma será analisada pela comissão organizadora).   Art. 06 – A equipe que jogar com atletas irregulares, perderá os pontos da partida disputada. A responsabilidade em saber a regularidade do atleta é da equipe, de acordo com o regulamento da competição. Caso a equipe não conquiste pontos no jogo, serão diminuídos 3 pontos na classificação da fase, podendo a equipe, caso não possua pontos, ficar com pontuação negativa.   Art. 07 – A taxa de Inscrição é de R$ 220,00 (duzentos e vinte reais) por equipe, sem valores de taxa por jogo.   Art. 08 – Cada atleta, antes do início de cada partida, deverá apresentar ao mesário a carteira de identidade ou documento original com foto. Caso o nome do atleta não conste na pré-súmula da partida, o representante da equipe deverá se dirigir ao responsável técnico do Sesc PR na competição. A pré- súmula já consta a relação de jogadores aptos à partida, devendo a atleta informar a numeração do seu uniforme ao mesário. Atletas riscados em súmula não estão aptos ao jogo conforme as regras de suspensão do presente regulamento. 1º – A atleta poderá apresentar o documento até o final da determinada partida, sob pena da perda dos pontos. 2º – A atleta deverá ter nascido até 01/01/2006, ou seja, não completado 19 anos até o dia 31/12/2024.   Art. 09 – As atletas inscritas poderão ser substituídas até a data do congresso técnico. Após isso, serão permitidas trocas apenas mediante atestado médico. Também não podem estar inscritas em 02 (duas) equipes na mesma unidade, sendo que neste caso a atleta será considerada integrante da equipe em que realizar sua primeira atuação. 1º – As atletas que já jogaram por uma equipe não poderão ser transferidas para outras equipes da mesma competição.

Parágrafo único: A comissão técnica poderá ser: Técnico (a) ou treinador (a), auxiliar técnico (a) ou médico (a) ou fisioterapeuta, devidamente identificados na inscrição.

 

CAPÍTULO IV – Uniforme

 Art. 10 – Fica responsável pela troca de uniformes, caso seja exigido pelos árbitros, a equipe que constar na coluna da direita da tabela oficial, ou seja, a equipe visitante. Em caso de uniformes coincidentes, o Sesc poderá oferecer coletes para a partida.   Art. 11 – Aconselhamos a numeração fixa dos atletas durante toda a competição, devendo a equipe informar a organização do evento qualquer troca necessária. As atletas terão que usar nas costas das respectivas camisas, números de 01 a 99, não sendo permitida a repetição de números da mesma equipe. É proibido o uso de chuteiras com travas. Não é obrigatória a numeração nos calções, porém caso possuam, deverão seguir os mesmos números das camisas. O uso de caneleiras será obrigatório.   Art. 12 – As atletas deverão, antes de iniciar os jogos, estar certas de que os seus equipamentos estão de acordos com as regras da competição. Se constatado equipamentos inadequados, avaliados pela arbitragem, o atleta será retirado temporariamente do campo, e só poderá retornar no momento em que a bola estiver fora de jogo, depois que o árbitro verificar as condições normais do uniforme.  

CAPÍTULO V – Sistema de Disputa

 Art. 13 – COPA SESC DE FUTSAL FEMININO | 2024 As partidas da primeira fase estarão compreendidas no período entre o mês de julho e agosto de 2024. Caso haja necessidade, poderão ser alteradas as datas, e a cargo da organização poderão ser marcados jogos em outras datas, horários e/ou locais diferentes. O sorteio da competição será realizado de acordo com o cronograma local de cada sede, sendo previamente avisado e conforme acordado com a organização. Na fase final: A melhor equipe de cada cidade sede da 1ª fase se classifica para disputar a fase final que ocorrerá na cidade de Curitiba, entre os dias 13 e 15 de setembro de 2024. A fase final será disputada no formato de dois grupos, no qual todos enfrentam todos dentro do próprio grupo. Os dois melhores classificados de cada grupo se enfrentam em disputa de semifinal, final e disputa de terceiro lugar. Ex:  Seminifinal – 1º grupo A x 2º grupo B; 1º grupo B x 2º grupo A, em sistema eliminatório de jogo único, e em caso de igualdade no placar, será decidido através de pênaltis. A classificação geral do campeonato na primeira fase, a partir do terceiro colocado, será definida de acordo com o melhor índice técnico geral, entre todas as equipes da competição, conforme o Art. 14 deste Regulamento Oficial. Respeitando as fases eliminatórias atingidas, ou seja, um time classificado à semifinal não poderá ficar abaixo de uma equipe que não se classificou a mesma. Da disputa por pênaltis: serão 3 pênaltis por equipe, cobrados por atletas de forma alternada. Persistindo o empate, serão realizadas cobranças alternadas até a definição de um vencedor.   Art. 14 – As pontuações adotadas serão:
  • Vitória = 03 pontos
  • Empate = 01 ponto
  • Derrota = 00 ponto
  Art. 15 – Critério de Desempate: Em caso de empate em pontos ganhos, entre duas ou mais equipes, será considerado o critério “na fase” e adotado para conhecer a melhor classificada, o seguinte: NV – Maior número de vitórias; SG – Melhor saldo de gols; CD – Confronto direto (somente quando houver empate entre duas equipes); GP – Maior número de gols pró; Equipe mais disciplinada (peso: amarelo 01; vermelho 03)  

CAPÍTULO VI – Infrações:

Art. 16 – Ficam instituídas as seguintes penalidades para infrações disciplinares por parte de atletas ou qualquer outra pessoa registrada na equipe:
CARTÕES QUANTIDADE SUSPENSÃO
AMARELOS 03 1 JOGO
VERMELHOS 01 1 JOGO
01º – Na reincidência das punições disciplinares, as penalidades serão dobradas. 02º – As equipes que tenham concordado em participar desta competição estão de acordo com o presente regulamento e cientes do Código Desportivo do Sesc PR, sendo sujeitas as punições nele instauradas. 03º – O Sesc PR aplicará as punições feitas de acordo com os relatórios dos oficiais de arbitragem, delegados, e equipe de trabalho. Os casos de infrações da presente competição serão julgados com base no Código Desportivo do Sesc PR. 04º – Todas as pessoas devidamente registradas são passíveis de punição estando ou não dentro de campo, bastando estar em qualquer praça esportiva para se tornar passível de punição a qualquer momento. 05º – Os punidos na forma deste artigo deverão cumprir a suspensão automática no primeiro jogo subsequente à aplicação do cartão disciplinar. 06º – Um cartão não anula os outros cartões. Ex: uma atleta que receber na mesma partida o 3º amarelo, e 1º vermelho, sendo todos da 1ª série, cumprirá 02 jogos de suspensão. As atletas não serão punidas com o mesmo cartão no mesmo jogo; 07º – Os cartões amarelos serão zerados ao final da 1ª fase. 08º – A atleta que por ventura receber cartão vermelho ou o terceiro cartão amarelo em seu último jogo da fase de grupos deverá cumprir suspensão automática na fase seguinte.

Parágrafo único: Caso a atleta seja suspenso por cartão na partida final de qualquer fase ele deverá cumprir suspensão automática na fase subsequente, ficando assim impedido de disputar a partida de abertura da próxima fase.

  Art. 17 – A equipe que perder uma partida por WO (WalkOver), desistir e/ou abandonar a competição será eliminada automaticamente, alterando todos os seus resultados anteriores e posteriores em 02 X 00, porém não cancelando os cartões disciplinares e os gols para a artilharia da sua equipe. PARÁGRAFO 1º – O início do jogo deverá ocorrer no horário marcado em tabela, ou até 15 minutos além deste horário para o primeiro jogo do dia, caso contrário será considerado WO. A determinação do início da partida, bem como o WO, será sempre do árbitro da partida. O início desta tolerância será sinalizado através do silvo do representante de mesa. O período de jogo para todas as fases será de 2 tempos iguais de 20 min cada, com intervalo de até 10 minutos. W.O – Quando não é realizada a partida por falta de atletas suficientes, conforme Regra Oficial.

 

Art. 18 – Somente o árbitro no local, ou comunicado oficial do Sesc PR poderá adiar a realização da partida.   PARÁGRAFO 1º – Uma partida só poderá ser suspensa, paralisada e/ou deixar de ser realizada quando ocorrerem os seguintes motivos:
  • Falta de garantias, possivelmente verificadas;
  • Distúrbios graves ou conflitos que afetam a sua continuidade; Falta de luz (analisado pela organização);
  • Mau estado do piso que possa tornar o jogo impraticável ou perigoso; Falta de material necessário para a sua realização normal; Confusões generalizadas;
  • Falta de pagamento das taxas de inscrições.
PARÁGRAFO 2º – Jogos transferidos, paralisados ou suspensos definitivamente por motivos alheios às vontades das equipes disputantes e da arbitragem, terão 02 posicionamentos:
  • Será marcada nova data para a realização do jogo, com seu tempo normal, caso o jogo em questão tenha sido paralisado/suspenso até antes dos 15min do segundo tempo;
  • Caso a paralisação/suspensão do jogo ocorra após os 15 minutos do segundo tempo, será dado como encerrada a partida em questão, mantendo-se o resultado do momento (caso não haja infração a ser analisada pela comissão organizadora).
  PARÁGRAFO 3º – Em todos os casos do PARAGRAFO 2º só poderão participar dos jogos a serem remarcados, os atletas relacionados na súmula quando da paralisação da partida.    

CAPÍTULO VII – Disposições Gerais

 Art. 19 – A comissão organizadora não se responsabilizará por qualquer contusão ou acidente que possam sofrer os participantes durante o campeonato, subentendendo-se também que os atletas inscritos pelas equipes foram julgados aptos em inspeção médica. No entanto, em caso de necessidade de atendimento durante a competição, prestaremos os primeiros socorros.   Art. 20– As equipes inscritas estão cientes e ficam obrigadas ao entendimento deste regulamento e do Código Desportivo do Sesc PR.   Art. 21– Valerão as regras oficiais vigentes no livro nacional de regras da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), salvo as especificações contidas no regulamento.   Art. 22– A coordenação técnica e a arbitragem decidirão sobre a suspensão, interrupção ou adiamento de uma partida por motivos de força maior.   Art. 23– Os casos omissos ao regulamento ou que venham gerar dúvidas, serão avaliados pela área Técnica do Sesc PR.  

CAPÍTULO VIII – Contatos

Cada Unidade Sesc participante da competição conta com um coordenador(a) local, os mesmos poderão ser contatados conforme abaixo:
  • SESC CORNÉLIO PROCÓPIO – (43) 3520-5400
  • SESC DA ESQUINA – (41) 3259-1350
  • SESC LONDRINA – (43) 3305-7800
  • SESC MEDIANEIRA – (45) 3240-3600
  • SESC PATO BRANCO – (46) 3220-1750
  • SESC PONTA GROSSA – (42) 3309-2850
  • Todas as unidades pelo e-mail: eventos.esportivos@sescpr.com.br