Regulamento

REGULAMENTO GERAL 

A competição “II Copa Sesc de Futebol Virtual” será regida pelos dispostos contidos neste regulamento técnico e será disputada na categoria aberta (masculino e feminino) acima de 14 anos. Será permitida a inscrição de 01 (um) atleta por CPF. 

O sistema de disputa da Fase Regional será definido pelo Coordenador Técnico de sua respectiva Unidade, considerando, principalmente, o número de participantes inscritos. 

O sistema de disputa da Fase Final será de eliminatória simples. 

1. Da plataforma 

Playstation 4 (ou Playstation 5 em modo retrocompatibilidade). 

2. Do jogo 

EA FIFA 2021

3. Da organização 

A Copa Sesc de Futebol Virtual é promovida pelo Sesc Paraná em suas Unidades de Serviços.

4. Datas 

Inscrições:*até 15/08/2021
Fase Municipal:17/08/2021 a 29/08/2021
Fase Final:04/09/2021 a 19/09/2021
*Datas sujeitas a alteração mediante aviso prévio.

5. Inscrições 

5.1. As inscrições acontecerão somente pela internet, no site www.sescpr.com.br/futebolvirtual, mediante o preenchimento dos dados solicitados e o pagamento da taxa de inscrição;

5.2. Será permitida somente uma inscrição no campeonato, não sendo possível inscrever-se por mais de uma Unidade;

5.3. É preferível que o jogador se inscreva na Unidade mais próxima da sua residência, quando não for morador do município onde há Unidade do Sesc. No entanto, fica a seu critério escolher jogar por outra Unidade;

5.4. O participante, no ato da inscrição, deverá digitar o nome do clube que escolherá para jogar todo o torneio (fase Regional e final – se classificado). Não será permitida a troca de clubes em nenhuma hipótese.

5.4.1 Não é permitida a escolha de seleções nacionais.

5.4.2 Caso haja a repetição de clubes de em confrontos diretos, no momento da partida, os jogadores deverão escolher uniformes diferentes.

5.5. Cada inscrição fica limitada a uma conta na PSN. Não é possível que dois ou mais jogadores utilizem a mesma conta na competição;

5.6. Os participantes deverão ter, no mínimo, 14 anos completos no momento da inscrição;

5.7. Para a participação de menores de idade, é obrigatório o preenchimento dos dados e do consentimento do responsável em caso de menor de 18 anos. A cobrança da inscrição será atribuída ao responsável pelo menor.

6. Valor das inscrições

Trabalhadores do comércio e dependentes

R$ 12,00

por participante (com carteirinha válida) 

Público em geral

R$ 15,00

por participante

7. Premiação 

7.1 Fase Regional

1º Lugar: Medalha + camiseta  

2º e 3º Lugares: Medalha

7.2 Fase Final

1º Lugar: Troféu + Prêmio “A”

2º Lugar: Troféu + Prêmio “B”

3º Lugar: Troféu + Prêmio “C”

Craque da Galera: Troféu + Prêmio “D”

7.3 Prêmio Craque da Galera

Os critérios para a participação deste prêmio serão divulgados nas redes sociais do Sesc Paraná.

7.4 Participantes de outros estados ou município onde não possui Unidade Sesc PR

Estes participantes deverão retirar a sua premiação na Unidade escolhida para inscrição.

Os demais casos serão analisados pela organização geral do evento.

8. Formas de disputa 

8.1 Fase Regional

O sistema de disputa da Fase Regional e seus critérios de desempate serão definidos pelo Coordenador Técnico de sua respectiva Unidade, levando em consideração o número de participantes inscritos na sua região.

O Coordenador Técnico da Unidade será responsável por comunicar todos os inscritos sobre a forma de disputa (via e-mail, WhatsApp ou qualquer outro meio a ser informado pela organização). A organização poderá acordar com os participantes para realização de melhor de 03 partidas. 

O vencedor da Fase Regional em cada Unidade do Sesc será classificado para a Fase Final.

8.2 Fase Final 

O sistema de disputa da Fase Final será de eliminatória simples com 32 participantes, sendo esses:

  • Os primeiros colocados nas Fases Regionais em cada Unidade;
  • 02 finalistas escolhidos por sorteio;

Fica à critério da organização a aplicação de melhor de 03 partidas na Fase Final.

8.2.1 Tabela de disputa da Fase Final 

A tabela de disputa da fase final será publicada, em momento oportuno, no site www.sescpr.com.br/futebolvirtual.

*Em caso de desistência de algum participante para a Fase Final, será aplicado W.O. ao desistente e seu oponente se classificará para a próxima fase automaticamente. 

8.2.2 Critérios de Desempate

Caso a fase final ocorra em jogo único e o mesmo terminar empatado, será aplicado o critério de melhor de 03 partidas, ou seja, quem vencer 02 partidas será declarado o vencedor, não havendo disputa de pênaltis.

9. Participações Presenciais

9.1. A participação na II Copa Sesc de Futebol Virtual será integralmente on-line, podendo os participantes, via agendamento prévio com a coordenação do Sesc, disputarem as suas partidas de maneira presencial na Unidade do Sesc correspondente, caso haja disponibilidade de rede/console na Unidade, respeitando todas as normas sanitárias  vigentes de distanciamento social e higienização.

9.1.1. Demais casos serão analisados, autorizados e informados pela organização local do evento.

9.1.2. Menores de 18 (dezoito) anos poderão participar presencialmente somente com autorização do responsável.

9.2. A organização reserva-se no direito de alterar ou suspender a forma presencial, seguindo o decreto local. 

Este torneio não é afiliado ou patrocinado pela Electronic Arts Inc. ou seus licenciadores. 

REGULAMENTO TÉCNICO 

1 – Como realizar as partidas: 

  • Adicionar o adversário como amigo na PSN, tendo assim, acesso ao ID do adversário, na tabela do campeonato, fornecida pelo Sesc; 
  • Fazer um convite de amizade para o adversário no Console; 
  • O jogador MANDANTE que convidar o seu adversário deve criar o jogo no modo Amistoso Online
    • Pode-se identificar o MANDANTE da partida na tabela de classificação de cada campeonato; caso o confronto seja de ida e volta, cada jogador deverá fazer um convite para cada partida. 
  • Devem-se usar os plantéis no modo on-line e não o modo custom (desta maneira não terão jogadores com atributos alterados). 

1.1 – Configurações nas quais  o convite da partida deve ser realizado: 

  • Partidas no Menu: Amistosos Online 
  • Duração do Tempo: 6 Minutos 
  • Controles: Semi (Configuração obrigatória, para travar a opção de defesa clássica) 
  • Tipo de Elenco: Online 
  • Velocidade: Normal 

OBS.: O jogador mandante da partida é o responsável por selecionar as opções acima. Para verificar se as configurações acima estão selecionadas, basta acessar a opção de “Configurações de Controle” e checar se a opção de “Defesa Clássica” está desativada. Se a mudança do tipo de defesa a ser utilizada estiver disponível, as configurações exigidas não estão ativadas e há falha na partida. 

1.2 – Uma vez verificada uma falha na partida, o jogador deve avisar o seu adversário imediatamente, antes dos 15 minutos de jogo, que deverá ser reiniciado do zero.

1.3 – Caso o adversário não proceda como o devido ou recuse-se a reiniciar a partida, ao término do jogo o jogador deve reportar o fato ao coordenador do Sesc da Unidade correspondente (seja na Fase Regional ou Final), anexando uma foto e/ou print da tela de jogo, como prova do ocorrido. 

  • Comprovando-se o fato, em caso de empate ou vitória do infrator, o resultado da partida será revertido para o reclamante com o placar de 2×0; em caso de derrota do infrator, o resultado será mantido.
  • Após os 15 minutos de jogo, reclamações não serão aceitas. 

2 – Lag e desconexões 

2.1 – É recomendável que o participante possua, no mínimo, acesso à internet com velocidade igual ou superior a 10mb para disputar a competição.

  • Para evitar erros de conexão, devem-se liberar as portas de conexão do seu modem de internet conforme solicitado pelo fabricante do jogo (EA Sports). 

2.2 – Em caso de “lag” que atrapalhe o desenvolvimento do jogo, o jogador que venha a se sentir prejudicado terá o direito de pausar a partida, mandar um chat ao adversário e interromper o jogo imediatamente, antes dos 15 minutos de partida. Caso ultrapasse este tempo de jogo, o participante estará assumindo por sua conta e risco as consequências da partida.

2.3 – Caso a conexão seja interrompida:

  • a partida deverá ser reiniciada e terá a duração correspondente ao tempo restante para o término da mesma;
  • o placar da partida deve ser mantido o mesmo, ou seja, os jogadores devem entrar em acordo e forçar os gols necessários que já tinham acontecido antes da queda de conexão;
  • se antes da queda de conexão tiver ocorrido alguma expulsão, o jogador penalizado pela expulsão deve forçar a expulsão do mesmo jogador quando o jogo for reiniciado. 
    • O jogador que se desconectar por má fé e for reincidente, estará sujeito à penalização ou desclassificação.  Para que seja comprovada má fé ou má conduta do jogador com relação a desconexões, o jogador deve enviar um e-mail à coordenação do Sesc da Unidade correspondente (seja na Fase Regional ou Final), anexando fotos ou vídeos comprovando o ocorrido. Sem provas concretas, os questionamentos não serão considerados.

2.4 – Caso os jogadores não consigam realizar conexão para jogarem, a coordenação deve ser informada do fato e-mail e, se o problema persistir pelas próximas 24 horas, o seguinte procedimento será tomado: 

  • Grupos: será realizado um sorteio com três possibilidades, empate em 0x0 ou vitória por 2×0 para um dos jogadores nos dois jogos da fase;
  • Eliminatórias: o jogador que avançará de fase será definido por sorteio.

2.5 – A boa vontade e disponibilidade do participante em resolver questões relativas a desconexões ou “lags” será determinante para as ações da organização do torneio, como penalizações ou aplicação de W.O. Os jogadores devem comunicar a organização do torneio sobre erros de conexão, dentro dos prazos estabelecidos para cada fase.

3 – W.O’s (Walkovers) e partidas não disputadas 

3.1 – Um W.O. somente poderá ser determinado pela organização da competição;

3.2 – O jogador que mais buscar a realização da partida e tiver feito agendamentos com seus adversários (de forma considerável), no fim do prazo caso a partida não seja realizada, poderá receber o resultado de W.O. a seu favor, sempre com análise da organização.

3.3 – O placar de W.O. aplicado será sempre de 2×0 contra o jogador penalizado.  

3.4 – Caso o jogador confirme o agendamento da partida e não compareça, receberá o W.O. na partida agendada (sempre com análise da organização). Se os jogos forem de ida e volta, o W.O será aplicado nas duas partidas, mesmo que ainda haja prazo para a realização dos jogos da fase.

3.5 – Para o cancelamento de um agendamento, o jogador deverá entrar em contato com o adversário e acordar uma nova data / horário; caso não obtenha retorno, deverá também informar a organização via e-mail.

3.6 – Somente será permitido reagendar e cancelar partidas com antecedência mínima de 02 (duas) horas do horário marcado; caso contrário, o jogador ficará sujeito à aplicação de W.O.; 

3.7 – Reclamações sobre o não comparecimento do adversário na data/horário marcado deverão conter provas do ocorrido, podendo ser a foto ou vídeo do vídeo game (ou app do console), mostrando a (PSN/Gamertarg) ou PC (Origin/Steam) que comprove que o seu adversário estava offline na hora e data do jogo agendado. 

3.8 – O prazo limite de espera dos jogos agendados é de 30 minutos. 

3.9 – Tentativas de agendamentos de jogos somente no último dia de prazo não terão peso na decisão de aplicação de W.O. As tentativas de agendamentos que pesarão na decisão para uma possível aplicação de W.O sempre serão as de maior relevância – aquelas que forem realizadas dentro de um prazo hábil para o agendamento. Portanto, os participantes deverão agendar as partidas com antecedência, não deixando para última hora.

3.10 – São necessárias, no mínimo, 03 (três) horas de antecedência do horário marcado para um agendamento ocorrer. A confirmação do agendamento deverá ser feita em, pelo menos, 02 (duas) horas de antecedência da partida.

3.11 – Nos casos de jogos não realizados dentro do prazo estabelecido da fase do torneio e que nenhum dos dois jogadores tenham efetuado o agendamento, o W.O será aplicado para os dois jogadores (ou seja, ambos receberão uma derrota por um placar de 0x2)

3.12 – Caso o jogador sinta-se prejudicado em razão da dificuldade em agendar partidas com seus adversários ou por problemas de conexão, este deverá entrar em contato com a organização do evento através do e-mail indicado. 

3.13 – As partidas podem ser agendadas por e-mail ou pelo WhatsApp, mantendo sempre o e-mail ou print do contato e da confirmação.

3.14 – Qualquer análise que esteja fora do contexto das regras explicitadas neste regulamento será realizada pela organização com base nas provas e evidências encaminhadas.  

4 – Eliminação de participantes ou punições: 

Seguem algumas situações passíveis de punição ou eliminação da competição: 

  • Má fé;
  • Falta de comprometimento para a realização das partidas;
  • Falta de ética desportiva;
  • Agressões verbais;
  • Inserções desmedidas com intuito de conturbar o ambiente do torneio;
  • Insinuações desagradáveis sobre índole e/ou honestidade de qualquer dos participantes do torneio;
  • Conexão ruim, que dificulte e/ou impossibilite a realização das partidas;
  • Ficar tocando a bola com o goleiro ou na zaga para passar o tempo de jogo;
  • Combinação de resultados; 

4.1 – Caso identificado um dos casos acima, é dever do jogador informar à organização para análise, anexando as devidas provas que comprovem o ocorrido.  

5 – Direito de uso de imagem, voz e contato

5.1 – Ao se inscrever em nossos campeonatos, todos os participantes sejam eles Pro Players ou não, automaticamente a título gratuito e de pleno direito de modo expresso e em caráter irrevogável e irretratável autoriza: o uso gratuito e livre de qualquer ônus ou encargo de seu nome, sua imagem e sua voz em fotos, arquivos e/ou meios digitais ou não, bem como em cartazes, banners, filmes e/ou spots, jingles e/ou vinhetas, em qualquer tipo de mídia e/ou peças promocionais, o que inclui televisão, rádio, jornal, cartazes, faixas, mala-direta, Internet. Ou seja, bens tangíveis ou intangíveis, para a ampla divulgação do campeonato. 

5.2 – A organização poderá divulgar aos outros jogadores, os dados de contato e PSN, para que as partidas sejam agendados entre si.

5.3 – O (a) participante está ciente de que a organização poderá criar grupos de e-mail e WhatsApp para o agendamento das partidas, bem como adicioná-los aos mesmos.

6 – Demais situações e exceções 

6.1 – A organização do campeonato se reserva o direito de alterar qualquer regra citada acima, quando for comprovada a necessidade de se aplicar medida corretiva e/ou preventiva sobre qualquer que seja o assunto. 

6.2 – Toda situação a ser reclamada para ser válida, é expressamente necessário o envio de provas para análise da organização do evento, enviando e-mail coordenador do Sesc da Unidade em que está participando e informando sobre o ocorrido. 

6.3 – É proibido fazer alterações nas equipes ou jogadores, deve-se jogar com os times originais do jogo. Por isso, na hora de chamar o adversário para jogar, é necessário escolher plantéis online. 

6.4 – As táticas e formações das equipes podem ser alteradas a gosto de cada jogador. 

6.5 – Não é permitido efetuar mais de uma inscrição por CPF na competição. 

6.6 – O jogador deve ter disponibilidade para a realização dos jogos no período entre 9h às 22h de segunda a domingo. Caso tenha dúvida nos seus horários, favor consultar a organização antes de efetuar a inscrição através de e-mail ou contato telefônico. 

6.7 – Todos os jogadores devem manter seus adversários na lista de amigos até o fim do torneio, pois a administração, a qualquer momento, poderá solicitar provas (print/foto) do histórico dos amistosos on-line entre os jogadores. Caso haja a exclusão do adversário da lista de amigos e isso impeça ou atrapalhe a apuração daquela fase, o responsável pela exclusão poderá ser punido com o W.O. na partida. 

6.8 – Todos os horários de agendamentos de jogos ou demais horários citados no nosso sistema terão como referência o horário de Brasília.  

7 – Resultados 

7.1  Os resultados devem ser comunicados por e-mail para o coordenador do Sesc, WhatsApp ou qualquer outro meio de comunicação definido pela organização. As informações devem ser enviadas pelo jogador que vencer a partida com cópia para quem foi derrotado, enviando foto, print ou vídeo do resultado final do jogo.    

7.2 – No caso de empate em sistema de disputa grupos, os dois participantes deverão encaminhar a comprovação do resultado. 

8 – Casos omissos 

Os casos omissos não previstos nestes regulamentos (Geral e Técnico) serão decididos pela Comissão Organizadora do evento.