Yuri Gonzaga
20
/Set
Yuri Gonzaga é sanfoneiro, cantor e compositor paraibano. Possui formação em Música Popular pela Universidade Federal da Paraíba e é membro-fundador da banda Os Gonzagas, vencedora do Festival de Forró de Itaúnas em 2013 e semifinalista do programa Superstar da Rede Globo em 2015. Com a banda, lançou 4 álbuns e diversos singles, participou da trilha sonora de novelas, se apresentou e gravou com grandes nomes da nossa música, como Elba Ramalho, Chico César e Flávio José, e subiu em diversos palcos pelo Brasil e no exterior.
Formou-se no Curso Superior Sequencial em Música Popular, com ênfase em Acordeom, pela Universidade Federal da Paraíba, sob a orientação do professor Helinho Medeiros (2014-2016). Na ocasião de sua conclusão, apresentou um recital intitulado ‘Sons de Mim’ na sala Radegundis Feitosa (UFPB).
Notavelmente, a banda Os Gonzagas é sua mais importante contribuição artística. A banda surgiu naturalmente na busca de Yuri, seus irmãos e primos para tocar juntos e descobrir uma das suas principais influências, a música nordestina, o forró. Filho de um homônimo do Rei do Baião, Yuri herdou o nome Gonzaga de seu pai e abraçou esse nome-missão artisticamente, que acabou batizando também a banda. Da centelha informal, o grupo cresceu procurando seu espaço na cena de João Pessoa, o que levou a banda a conhecer o Brasil e o mundo. Desde 2012 na ativa, o grupo já realizou diversos feitos ao longo dos anos. Destaca-se, mais recentemente, a participação da banda no Estúdio ShowLivre (renomado programa musical de expressão nacional ao vivo na internet) em 2019, que também foi lançado como álbum autoral ao vivo, bem como o lançamento do álbum “Nós” em 2022 (disponível em todas as plataformas digitais). Em 2024, viajaram para a Alemanha para se apresentarem em festivais naquele país.
Yuri também tem descoberto um caminho próprio artisticamente, fruto de sua busca pessoal ao longo dos anos. Em 2018, gravou sua primeira canção autoral (em parceria com Camila Brito) e a lançou como intérprete solo juntamente com Rinah. Em 2019, defendeu a canção “Pandeiro” com Zé Neto no II Festival de Música da Paraíba, de autoria dos dois e de Carlos Henrique, obtendo o prêmio de segundo colocado. No ano seguinte, participou do III Festival de Música da Paraíba com a canção “Dose de Ilusão”, composição de Yuri Gonzaga e Carlos Henrique. Esta canção também fez parte do Fest Una Indie, Festival de Música Independente da cidade de Uiraúna/PB, em dezembro de 2021, e foi premiada com o 2º lugar.
Também em 2020, recebeu o prêmio Criativos 2020 da cidade de João Pessoa, na categoria Música, por ter se apresentado sozinho em edifícios como forma de celebrar as festas juninas para o público em suas sacadas, devido à pandemia. Lançou, entre 2021 e 2023, juntamente com seu amigo de palcos Thiago Almeida, as canções “Humano”, “Martelada” e “Sabedoria”, parcerias dos dois com Jiddu Bastos.
Entre 2021 e 2022, Yuri Gonzaga lançou, na forma de 6 capítulos seriados, um álbum visual chamado “Amador”, projeto concebido durante a pandemia, que mistura música e poesia através da linguagem do audiovisual para contar uma história autobiográfica. A estética sonora e visual utiliza-se do nome AMADOR, como quem faz por amor, usando para tal aquilo que está ao seu alcance. É um trabalho caseiro no sentido de que a casa faz parte tanto da música quanto do vídeo: os cômodos são os cenários, os objetos viram instrumentos musicais, o isolamento social dentro de casa é explorado na temática, etc. O resultado artístico obtido é fruto deste momento ímpar da história humana e suas implicações. Com produção musical de Rafael Chaves e filmmaking de Ana Moraes. O álbum visual AMADOR foi financiado pela Lei Aldir Blanc através da Fundação Cultural de João Pessoa, Edital de Concurso nº 004/2021, e está disponível em todas as plataformas digitais.
Em 2023, apresentou seu show AMADOR, baseado no álbum visual, unindo canções autorais, poesias, causos e intervenções cênicas em palcos da Paraíba e São Paulo.