SESC APRESENTA

Pedro Gomes

20

/Set

Um dos músicos mais atuantes da nova safra de instrumentistas mineiros, Pedro Gomes celebra a boa fase com o lançamento do disco solo autoral MAGMA. Com composições jazzísticas influenciadas pela música afro-brasileira, Pedro destaca a força do baixo nas melodias, além da improvisação.

Aos 30 anos, formado em música pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pedro Gomes, natural de Belo Horizonte, tem participado de diversos projetos de jazz instrumental e música brasileira. Ele é aluno do curso de Engenharia de Áudio e Produção Musical da BITUCA – Universidade de Música Popular, em Barbacena.

Estudou baixo elétrico com Aloízio Horta, Thiago Espírito Santo e Pablo Souza. Como instrumentista, já trabalhou com grandes nomes da música brasileira, como Flávio Venturini, Frejat, Alceu Valença, Ana Carolina, Diogo Nogueira, Toninho Horta, Nicolas Krassik, entre outros. Em 2018, lançou o álbum Trivial Trio, com Augusto Cordeiro e Paulo Fróis. Em 2021, lançou o álbum U, em parceria com o pandeirista Túlio Araújo. Em 2022, lançou seu primeiro álbum solo, chamado MAGMA, um disco que reúne influências de ritmos da cultura afro-brasileira, mineira e referências do jazz.

Em 2013, foi vencedor do concurso Jovem Instrumentista do BDMG. Em 2015, venceu o concurso Novos Talentos do Jazz, com o grupo Jazzcorde-on. Em 2020, ganhou o Prêmio da Música Popular Mineira com o violeiro Wilson Dias (álbum Nativo/2018). Em 2021, foi vencedor do XX Prêmio BDMG Instrumental, um dos maiores prêmios de composição do país. Em maio de 2022, gravou o programa Instrumental SESC Brasil, do SESC-SP, tendo como convidado o virtuoso baixista Michael Pipoquinha.

Atua como músico, produtor musical e arranjador em projetos com a Orquestra Ouro Preto, Wilson Dias, Pereira da Viola, Gustavo Maguá, Titane, “Ô Sorte – Roda de Samba” e Trivial Trio.