
Maria Pérola
12
/set.
Maria Pérola é cantora e compositora pernambucana que carrega na voz a delicadeza e a força da música popular nordestina e periférica.
Sua trajetória é marcada por conquistas que destacam o seu nome no radar da cena independente da música brasileira: Recebeu o Prêmio Suburbano Convicto – SP (2019) com “Música Popular Periférica”, ao lado de nomes como Leci Brandão, Thaíde e Criolo. Foi finalista do Festival Nacional da Canção – Fenac (2020) com “Canção Contraditória”. No Prêmio Lollo Terra de MPB, conquistou os títulos de Melhor Cantora (2021) e Melhor Letra (2023) com a música “Mulher Carcará ” e com a mesma canção em 2024, conquistou a categoria de Melhor Letra no Festival da Canção de Itupeva, também premiada como Melhor Intérprete no FESTICAN (2025) e 3° lugar no FICAN (2025).
Seu primeiro disco, “Meu Nome é Pérola”, reúne composições que narram sua trajetória e reverenciam o chão de Pernambuco, além de uma releitura sensível de “Desde que o Samba é Samba”, de Caetano Veloso canção que fez parte de sua travessia artística. Na extensão do lançamento a artista enxerga o momento como uma chance importante de discutir assuntos que movimentam sua geração, como a divisão igualitária do mercado de trabalho, a xenofobia, o racismo e o feminismo. Com isso chega ao streaming a canção “Tua Hashtag Não é à Prova de Bala” uma crítica social certeira é necessária.
Maria Pérola é canto que nasce da periferia, carrega os tons do Nordeste e se expande como manifesto: uma voz que insiste, resiste e permanece.