41ª edição do Femucic inicia com programação paralela

Os maringaenses já podem prestigiar as ações propostas pela 41ª edição do Femucic – Mostra de Música Cidade Canção. Desde a segunda-feira (10/6), músicos participantes do evento transitam por diversos espaços da cidade apresentando seus trabalhos autorais.

Juliano Bitencort foi um deles. Ao lado do pai, Geraldinho do Cavaco, o músico maringaense apresentou parte de seu repertório para clientes e colaboradores do Condor Supermercados, em Maringá, por meio do projeto Femucic nas Empresas, na segunda-feira (10/6).

Escolas da rede municipal de ensino também já começaram a receber os concertos didáticos do Femucic nas Escolas. Até sexta-feira (14/6), dez instituições da cidade devem receber receber músicos selecionados para a Mostra de Música para as apresentações, cujo objetivo principal é a formação de plateias.

Oficinas de música

O Sesc Maringá abriu nessa terçca-feira (11/6) as portas da unidade para as oficinas de aperfeiçoamento musical que integram a grade da programação paralela do Femucic. Seis masterclasses acontecem simultaneamente na unidade e são conduzidas por grandes nomes do cenário musical brasileiro: Paulo Almeida (bateria), Salomão Soares (piano), Thiago Alves (contrabaixo), Fabio Leal (guitarra), Bia Góes (canto) e Rubinho Antunes (trompete/sopros).

Por meio das oficinas, músicos profissionais e amadores têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula em apresentações programadas em espaços públicos da cidade. O Parque Alfredo Nyffeler abriu o circuito de shows com alunos e ministrantes das oficinas no fim da tarde de ontem (11/6). Hoje, a partir das 11h30, os músicos se reúnem no Paço Municipal e, na quinta-feira (13/6), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), também a partir das 11h30.

Mais tarde, às 20h, acontece o show de encerramento das oficinas, no teatro Calil Haddad. A orquestra formada por alunos do Centro de Difusão Musical do Sesc Maringá (CDM) também participará da apresentação, ao lado da Orquestra Maringaense de Viola Caipira, do Grupo Delírius e de convidados. Os ingressos são gratuitos, limitados e podem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 19h.