CDM: Femucic nos 365 dias do ano

Femucic 2019

O Centro de Difusão Musical (CDM) do Sesc Maringá é o resultado de um sonho: ser a extensão do Femucic – Mostra de Música Cidade Canção na formação de músicos e plateias. O projeto social iniciou suas atividades em 2013, oferecendo formação musical gratuita a estudantes da rede pública da Educação Básica e dependentes de trabalhadores do comércio de Maringá.

Atualmente, duas modalidades fazem parte do CDM: o Coro Infantojuvenil e o Projeto Social em Educação Musical.

Conheça cada uma delas abaixo:

Coro infantojuvenil

O Coro Infantojuvenil é um grupo de música vocal, formado por alunos da rede pública de ensino, mediante convênio firmado com a Prefeitura de Maringá. As aulas são realizadas em contraturno escolar e têm como objetivo ampliar o repertório musical de seus integrantes. A vivência musical se dá por atividades de musicalização, por meio da execução de um repertório eclético em relação a compositores, períodos, estilos e gêneros musicais, incluindo composições participantes do Femucic.

Projeto Social em Educação Musical

O Projeto Social em Educação Musical consiste em oferecer conhecimento musical completo: da prática à teoria, em diferentes vivências musicais, por meio de aulas coletivas. O público prioritário são trabalhadores do comércio e seus dependentes, além de alunos da educação básica oriundos de escola pública, cuja renda familiar bruta não ultrapasse três salários mínimos do piso nacional, inscritos via edital, com a oferta de bolsas gratuitas por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc PR.

O projeto divide-se em duas modalidades:
Educação Musical

Corresponde aos dois primeiros anos do curso. Nesta fase, o aluno terá acesso à iniciação do instrumento escolhido, aprenderá conceitos básicos de teoria musical e prática de canto coral. Os instrumentos ofertados são:

– Trompete;
– Trombone;
– Saxofone;
– Flauta Transversal;
– Violão;
– Viola caipira;
– Violino;
– Viola de arco;
– Violoncelo;
– Percussão (bateria, xilofone, vibrafone, etc.)

Prática Musical

Ao finalizar a fase de Educação Musical, o aluno poderá realizar o processo de rematrícula e aprofundar a prática musical, onde são trabalhadas a formação de grupos específicos (trios, quartetos, quintetos). Também há a possibilidade de integrar a orquestra do CDM, na qual os alunos poderão desenvolver ainda mais o conteúdo já absorvido e realizar mais apresentações, como forma de motivação para a continuidade do estudo da música.

CDM no Femucic 2019

O Centro de Difusão Musical do Sesc Maringá também integra a 41ª edição da Mostra de Música Cidade Canção, com a apresentação da Orquestra do CDM no show de encerramento das oficinas de música, no dia 13 de junho, às 20h, com entrada gratuita.

Informações sobre ingressos e a programação completa do evento no site.