Regionalidades Sesc Caiobá e Sesc Paranaguá

O Sesc Regionalidades é um projeto de reconhecimento e difusão do patrimônio cultural material e imaterial do Paraná.

O projeto Sesc Regionalidades acontece nas unidades Sesc Caiobá e Paranaguá e tem como objetivo desenvolver uma programação que celebra e promove o patrimônio histórico e a cultura popular, contando com exposições temáticas, contação de histórias, apresentações musicais e cênicas de grupos locais, de pesquisa e tradição, dentre outras manifestações artísticas populares.

Em consonância com as políticas culturais do Sesc, no que tange à diversidade cultural e valorização das manifestações culturais brasileiras, o festival é marcado pela importância de proporcionar ao público trabalhador do comércio um encontro com a poética das manifestações tradicionais do Litoral paranaense e também de sua cultura material.

Em Caiobá, por meio do Festival de Cultura Caiçara, o Fandango é convidado a se apresentar a cada edição, proporcionando aos visitantes do Sesc um encontro com os versos, danças e toques tradicionais, estimulando a sensibilização e interação do público.

O evento promove apresentações, oficinas e exposições que abordam temas diversos relacionados à cultura caiçara, como o universo da pesca, do comércio de veraneio, da flora e fauna características, das comidas típicas, paisagens e artesanatos entre outros.

Já em Paranaguá, o patrimônio cultural do primeiro município paranaense dialoga com a comunidade por meio de oficinas formativas e apresentações artísticas, de modo a valorizar a cultura material e imaterial do litoral paranaense.