Sonora Brasil

danca-coco-1
Em 2018, o Sonora Brasil vai circular as regiões Sul e Sudeste do Brasil com o tema "Na pisada dos cocos".

Assista ao Vídeo

 

Sobre

O Sonora Brasil – Formação de Ouvintes Musicais é um projeto temático que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Este projeto tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando a qualidade das obras e de seus intérpretes.

A cada nova edição, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país. Esta ação possibilita às populações o contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia.

Na Pisada dos Cocos

Coco de roda, samba de coco, coco de zambê, coco de pareia, coco furado, coco de embolada… São muitas as variantes que justificam a denominação “cocos”, sempre no plural. ‘Na pisada dos cocos’ apresenta variantes dessa expressão lítero-cênico-musical típica da região Nordeste, trazendo dois grupos que praticam cocos do litoral e dois do interior. É uma prática coletiva encontrada em áreas urbanas e na zona rural, onde a dança e a música, integradas, estão presentes nos terreiros, nas festas populares e em ritos religiosos. Cantadores e dançadores são acompanhados ora por instrumentos de percussão ora por palmas ou pela batida dos pés que marcam o andamento, simulando a pisada que prepara o chão batido.

Saiba mais sobre o Sonora Brasil e conheça os grupos que circularão pelo Paraná em 2018:

http://www.sesc.com.br/portal/site/sonorabrasil/2016

Consulte a programação completa em:

http://www.sesc.com.br/portal/site/sonorabrasil/2016#5thPage