Grande parte das peças expostas aqui pertencem à Família Glaser. Trata-se de um acervo de valor inestimável, constituído principalmente por móveis e objetos dos séculos XIX e XX, que contam a história da família. A trajetória da família Glaser se confunde com a do comércio no Paraná, devido à presença marcante da família desde sua chegada a Curitiba. Em 1887, aos 24 anos, Wenceslau Glaser funda seu primeiro comércio: Wenceslau Glaser Secos & Molhados, na antiga rua Mato Grosso, hoje Comendador Araújo, um ponto que era saída da cidade para o interior. Naquela época, o Paraná ainda era um estado em formação, por sua recente emancipação política. O comércio ganhou uma nova edificação em 1914, conservada até os dias atuais, sediando, agora, a loja Glaser Presentes. Notável empresário, Wenceslau Glaser era politicamente ativo e esteve envolvido com diversas atividades assistenciais e de interesse comunitário. Além disso, era músico e chegou a formar uma banda com amigos, da qual era trompetista.
Casa Glaser: quatro gerações familiares na administração da empresa
Wenceslau Glaser nasceu na Áustria, em 1864, tendo imigrado ao Brasil em 1870. De espírito empreendedor, fundou o Armazém Glaser em 1887, onde comercializava gêneros alimentícios, vidros, cristais, porcelanas e artigos de pintura. Com a entrada dos filhos Alberto Manoel Glaser e Wenceslau Glaser Filho na empresa, em 1925, esta passa a se chamar Wenceslau Glaser & Filhos. Em 1936, com o falecimento do patriarca, o nome da empresa é modificado para Glaser & Cia, posteriormente alterado para Glaser Importadora e Comércio S/A em 1966. Neste período, com o falecimento de Alberto Manoel Glaser, a empresa foi administrada por sua esposa Thereza Leitner Glaser ao lado de seus dois filhos: Mário Glaser e José Haroldo Glaser.
Já na década de 1980, com alterações societárias, a empresa passa a se chamar Glaser Ferragens e Cristais Ltda e, a partir de 2001, com a construção do Centro Empresarial Glaser, é alterada para Glaser Comércio de Artigos e Presentes Ltda. Ao longo destas últimas décadas a empresa foi administrada por Mário Glaser que, ao lado de sua esposa Niroá Zuleika Rotta Ribeiro Glaser, também envolveu a família nas atividades empresariais. Com o falecimento de Mário Glaser, em 2023, a empresa agora é administrada pela quarta geração familiar, com sua filha Bianca Emanuelle Glaser Vidal Pinto.
Fonte: https://glaser.com.br/nossa-historia/