Regulamento – Gol a Gol

O jogo individual será disputado na quadra futebol de salão. O objetivo do jogador é defender e tentar fazer os gols no oponente, sem ultrapassar a linha do meio da quadra.

Tempo:

As partidas terão duração de 16 minutos corridos (2 tempos de 8 minutos) com intervalo de 5 minutos.

O jogo deve começar com os jogadores tirando cara ou coroa (ou par/ímpar) com a presença do árbitro. O vencedor tem o direito de decidir sair com a bola ou escolher o lado do campo, sendo que o oponente fica com a opção remanescente.

A bola deve ser colocada em jogo pelo jogador que optou sair com ela. Após convertido um gol a bola é recolocada em jogo pelo atleta que sofreu o gol e assim por diante.

Dentro da área é proibido fazer defesas com o(s) braço(s) e/ou a(s) mão(s). Em caso de ocorrer, será marcada uma penalidade, que será cobrada da linha demarcatória do pênalti do futsal, sendo que, nessa cobrança, o goleiro poderá defender com qualquer parte do corpo, inclusive as mãos.

O número total de toques na bola permitidos por cada lance – somando toques de defesa e de chutes – não pode ultrapassar 05 (cinco)
Quando a bola sai do campo, através de uma defesa ou de forma direta, a mesma deve retornar ao lado do campo onde ela saiu respeitando o número de toques máximos, assim como o tempo em campo.

O competidor que invadir o campo adversário durante a partida receberá cartão amarelo como advertência. Em caso de reincidência, receberá o cartão vermelho. Cada cartão vermelho resulta em 01 (uma) cobrança de pênalti para o adversário.

Pontuação:

Em caso de disputa em forma de grupos, a pontuação correspondente em cada partida será:

  1. 03 (três) pontos para vitória;
  2. 01(um), ponto para empate;
  3. 00 (zero) pontos para derrota.

O participante que somar o maior número de pontos vence o jogo.

Critério de desempate:

Caso seja necessário a classificação de 1 ou mais atletas na fase de grupos, e tiver 2 ou mais atletas empatados em pontuação, o critério de desempate será o seguinte:

  1. Confronto direto (em caso de empate na pontuação entre 2 atletas)
  2. Gols average entre os atletas empatados (número de gols marcados dividido pelo número de gols sofridos);
  3. Maior número de gols marcados entre os atletas empatados;
  4. Menor número de gols sofridos entre os atletas empatados;
  5. Gols average entre todos os atletas (número de gols marcados dividido pelo número de gols sofridos);
  6. Maior número de gols marcados entre todos os atletas;
  7. Menor número de gols sofridos entre todos os atletas;
  8. Sorteio.

Nas disputas que seja necessário um vencedor, em caso de empate a partida será decidida através da cobrança alternada de 3 (três) penalidades máximas para cada participante. Se depois que cada participante executar a cobrança das 3 (três) penalidades máximas e ambos tiverem marcado a mesma quantidade de tentos, ou não tenham marcado nenhum, a execução das penalidades máximas deverá continuar através da cobrança alternada de 1 (uma) penalidade máxima para cada participante, até o momento que um dos dois, executando o mesmo número de cobranças, obtenha vantagem de um tento a mais que o outro.

O atleta que retirar, abaixar ou usar de maneira incorreta a máscara, será advertido com cartão amarelo. Na reincidência, o atleta receberá 1 (um) cartão vermelho e terá uma penalidade marcada contra ele. Na 4ª vez que isso acontecer, o mesmo será ELIMINADO da ação esportiva.