As partidas serão disputadas em uma mesa de Futmesa curvadas.
A ÁREA DE JOGO
A cor da mesa CFMB em competição deve ser diferente da cor do chão e da bola.
A localização da linha intermediária deve estar no meio e dividir a quadra em duas partes iguais (conforme desenho abaixo). A linha deve ser indicada por uma linha claramente visível, com espessura mínima de 3cm, em cor diferente da do piso.
A localização da linha de serviço deve estar a 2 metros de distância do final da mesa. A linha de serviço tem uma largura de 1,5 metro. A linha deve ser indicada por uma linha claramente visível, com espessura mínima de 3cm, em cor diferente da do piso. Área de jogo 8m e máximo 10 de largura e mínimo 9 e máximo 12 de comprimento. A altura livre deve ter no mínimo 5m.
A área de jogo (quadra CFMB):
A BOLA
Deverá ser utilizada bola de futebol de campo tamanho oficial, feita de couro ou outro material adequado.
A cor da mesa em competição deve se diferente da cor do chão e da bola.
DEFINIÇÕES
As partidas serão disputadas na modalidade individual, ou seja, 1 x 1.
Cada set é jogado até que um lado atinja 15 pontos. Cada partida será disputada em 5 sets, sendo o atleta que atingir 3 sets vencidos será o vencedor.
Caso a disputa vá para o 5º set, deve-se trocar de lado após o primeiro que atingir o 8º ponto.
Caso ocorra empate, por exemplo, 14 x 14, a partida continua até que um atleta alcance a diferença de 2 pontos.
Os jogadores deverão mudar o lado da mesa logo após o término de cada set disputado.
INÍCIO /SAQUE E SERVIÇO
O início se dará por meio de sorteio, em que o vencedor escolherá se deseja sacar ou o lado do campo que irá iniciar.
O saque: A bola está em jogo a partir do momento em que a bola deixa de ficar parada na palma da mão, como resultado do início do saque intencional. Ele permanece em jogo até que o rally seja decidido.
O serviço (saque) será de execução livre e individual para cada jogador; sendo permitido apenas um toque na bola e feito por trás da mesa.
Poderá ser usada qualquer parte do corpo para o serviço, exceto mãos e braços.
Antes do saque, as mãos poderão ser usadas apenas para jogar a bola para cima, exclusivamente como auxílio ao sacador.
O saque deverá ser realizado atrás da linha demarcatória a uma distância de 2 metros da mesa.
A bola deve ser lançada por cima da rede em direção ao lado oposto da mesa.
O saque será considerado válido somente quando a bola passar por cima da rede, sem tocá-la, e cair dentro da área de saque designada, no lado oposto da mesa, batendo apenas uma vez.
Não é permitido pular para efetuar o saque.
Caso o sacador efetue um serviço não-válido no primeiro serviço, passa-se imediatamente para o segundo serviço.
Caso a bola bata na rede e caia fora da área de saque designada no lado oposto da mesa, será considerado serviço não-válido.
Caso a bola bata na rede e volte para o lado da mesa do sacador, será considerado serviço não-válido.
Se a bola bater duas vezes no lado oposto da mesa após o serviço, será considerado serviço não-válido.
Se a bola bater fora da grande área, será considerado não-válido.
Se depois do serviço a bola tocar na rede e como consequência cair fora dos limites da mesa do jogador rival, será considerado serviço não-válido.
No saque, toda bola que bate diretamente na borda da mesa é considerada não-válido; Quando um jogador realizar um serviço nulo, este terá o direito de sacar novamente, sem nenhuma penalização.
Caso ele realize o segundo serviço nulo no primeiro serviço de saque, este será considerado serviço não-válido, passando para a execução do 2˚ (segundo) serviço.
No segundo serviço, o jogador também terá direito a outro serviço extra e repetir o saque caso realize um serviço nulo.
Caso a bola bata na rede e caia dentro da área de saque designada no lado oposto da mesa, será considerado serviço nulo.
Se depois do serviço a bola tocar na rede e como consequência cair em qualquer parte do campo de adversário, será considerado serviço nulo.
Caso realize outro serviço nulo no segundo serviço, será considerado ponto do adversário.
Após o saque válido, toda a bola em jogo que tocar na borda final da mesa será considerada válido.
Não será permitido subir na mesa. Não é permitido encostar a mão na mesa e nem usá-la como ajuda em algum momento da partida. Caso isso ocorra, será considerado ponto do adversário.
Somente a bola poderá ultrapassar a divisão entre o meio da mesa, por cima da rede. Caso o jogador invada essa divisão da mesa por cima da rede, será considerado ponto do adversário.
Um ponto é uma jogada em que um ponto é concedido.
Poderão ser executados no máximo 4 serviços, entre nulos e não válidos, por jogador, durante cada ponto disputado. Caso erre-se os 4 serviços disponíveis, será considerado ponto do adversário.
Não há saque extra após a execução de um saque não-válido. Saque extra será apenas após a execução de um saque nulo.
A DEVOLUÇÃO
Após o saque, a bola deverá ser devolvida de forma que passe por cima da rede, e toque em qualquer parte superior da mesa do adversário.
O jogador pode retornar a bola com no máximo 3 toques. Nem todos os três toques devem ser usados. Nos singles, a bola pode ser devolvida ao outro lado com 1, 2 ou 3 toques.
É permitido aos jogadores tocar a bola com todas as partes do corpo, exceto as mãos e os braços.
Existirá linha imaginária na divisão da mesa no solo, onde o adversário não poderá ultrapassá-la com os dois pés, podendo ultrapassar um pé sendo que o outro não ultrapasse ou toque esta linha.
MARCANDO O PONTO
- Um jogador ganhará um ponto quando:
- Seu adversário bater a bola com a mão ou com o braço;
- Seu adversário não executar nenhum dos dois serviços válidos;
- Seu adversário não fizer uma devolução correta;
- Seu adversário obstruir a bola logo após o saque, sem deixar a bola tocar na mesa pelo menos uma vez;
- Seu oponente tocar na bola duas vezes ou mais;
- Em partidas em duplas, um jogador não pode tocar duas vezes seguidas na bola;
- Dar mais de 3 toques na bola.
Poderão ser usados shorts, bermudas, meias ou meiões. Será usado tênis de futsal outro tênis de solado de borracha. Não será permitido o uso de chuteiras society ou de travas.
Casos omissos serão resolvidos pela Comissão organizadora.