13/11/2024 | 19h às 21h
Sesc Londrina Cadeião
O professor e pesquisador Frederico Augusto Garcia Fernandes traz para a programação do Café com Quê? o lançamento do seu romance “A Submissa Gramática dos Corpos” (Caravana editorial, 2024). No encontro, Frederico falará sobre a produção da sua obra, que se passa em um momento marcante do século XXI: uma pandemia que levou a óbito quase 7 milhões de pessoas em todo o planeta.
O autor, professor universitário e pesquisador conduziu um projeto de recolha de narrativas orais durante a pandemia, entrevistando moradores de rua, autoridades religiosas, políticas, empresários, professores, músicos, artistas, produzindo um acervo de primeiras impressões, falas cruas que expressam temores, tensões, solidariedade e crueldade. Pode-se dizer que A submissa gramática dos corpos originou-se num conjunto de 50 entrevistados, que colocaram a nu um país dividido politicamente e uma sociedade assumindo despudoradamente o discurso de instrumentalização da vida e de destruição de corpos.
O autor optou por um experimentalismo narrativo, não apenas porque o romance é um porvir, sendo que nele cabem inúmeras formas do dizer, mas porque diante da complexidade dos fatos, não cabe a linearidade temporal e muito menos narrativa. Dizemos para quem? Quem é capaz de escutar num momento de desespero? As personagens conversam, mas não ouvem, sendo impotentes para trazer o outro, como se vivessem um imperativo do dizer, sem saberem o que deve ser dito ou para quem estão falando, deixando-se reger pela submissão à gramática de seu corpo. O que está em foco é: o corpo pertence a quem de fato? Ele deverá atender às necessidades da fome? Ao deleite do consumo? À sedução do poder? Ou o corpo nada mais é que um boneco dançante em meio a uma sinfonia desafinada da fantasia do mundo capitalista?
A partir disso, poderemos debater questões sobre o processo de criação literária, motivações e vínculos com projeto de pesquisa; também sobre a relação entre ficção e a narrativa histórica; poderemos refletir sobre os potenciais de sensibilização de obras literárias; além de criar uma atmosfera de debate e interação com o público sobre temas ligados à literatura.
__________
Frederico Garcia Fernandes é paulistano radicado em Londrina-PR. Professor de Teoria Literária, junto à Universidade Estadual de Londrina, tradutor e autor de livros sobre poéticas da voz e vanguardas. É curador do Londrix, Festival Literário de Londrina, produtor e apresentador da coluna Literatura Viva, junto à Rádio UEL-FM.